1. Blog
  2. /
  3. Janelas de Sótão
  4. /
  5. 5 formas de usar uma Janela para Telhados

5 formas de usar uma Janela para Telhados

Instalar uma janela para telhados pode ser um pormenor para uns e um apontamento luxuoso para outros. Independentemente da forma como vê estas estruturas, o que é certo é que trazem muitas vantagens para a sua casa e para a sua vida, permitindo-lhe usufruir da sua habitação com maior conforto ou até transformar o seu espaço a nível estético.

Mas, para além destes benefícios, as janelas instaladas nos telhados podem ter várias funcionalidades – isto é, pode usá-las para fins distintos consoante o que deseja para o seu lar.

Neste artigo vamos conhecer quais são.
 

Com que função pode usar uma Janela no Telhado?

5-formas-como-pode-usar-as-janelas-para-telhados-odem

Carregue na imagem para ver maior

1. Passagem para o exterior

Dependendo do modelo, estas janelas podem ser abertas, o que significa que se forem colocadas num local acessível e se a sua casa tiver, por exemplo, um espaço exterior, como uma varanda ou um terraço, pode usá-las como zona de passagem para chegar a estes locais.

Esta é uma oportunidade para usufruir ainda mais do ar livre.

No entanto, caso utilize a janela para este propósito, certifique-se que o acesso à mesma é feito em segurança, evitando ter de subir escadas pouco confiáveis, por exemplo. O ideal é que esteja a uma distância do chão que permita transpô-la sem dificuldade.
 

2. Iluminação do espaço

Ter mais acesso a luz solar estando dentro de casa só traz vantagens: além de aumentar a disposição, amplifica a vontade de realizar mais tarefas, contribuindo para que as pessoas se sintam mais ativas e produtivas, e ainda permite poupar na conta da eletricidade!

Ao realizar uma abertura no telhado para colocação de uma ou várias janelas, está a criar uma passagem para a luz do sol entrar na sua habitação, tornando-a mais luminosa. Em espaços open space, com uma única abertura pode iluminar todo um andar!

Esta necessidade de iluminação, de modo geral associada às janelas que não podem ser abertas, como algumas clarabóias, pode ser mais premente se tiver algumas divisões escuras e recônditas em sua casa ou para habitações coladas a casas vizinhas, que inviabilizam a presença de janelas nas laterais.
 

3. Aquecimento da casa

A luz solar serve tanto para iluminar como para acalorar um espaço, pelo que colocar uma janela no telhado pode servir propósitos de aquecimento, em especial na ausência de outros meios, como sistemas de aquecimento central, lareiras e outras variantes ou aquecedores elétricos.

Desta forma, cria um ambiente quente, confortável e aconchegante no interior da casa, mesmo quando o frio se faz sentir lá fora.
 

4. Circulação do ar

Nem todas as casas contam com divisões com o mesmo nível de arejamento. Isto pode ser problemático em locais em que a acumulação de humidade é mais frequente, como nas casas de banho. Se a sua casa tem estas zonas mais fechadas, pode promover a circulação do ar com a colocação de uma janela de telhado que abre e fecha quando quiser.

Deste modo, evita comprometer o bom estado das divisões.


janela-sotao-dobradica-projectante-igkv-odem
Carregue na imagem para saber mais

5. Acesso à vista

Uma janela, mesmo que instalada no telhado, pode permitir apreciar a vista que circunda a casa, em especial se a divisão dispensar outras aberturas. Este acesso pode, por um lado, valorizar o imóvel, benéfico caso pretenda vender, e por outro agradar aos seus habitantes, visto que ganham uma vista agradável.

Se este for o seu objetivo, certifique-se que a abertura dá para um local agradável, de preferência sem vizinhos (já que aceder ao espaço pessoal deles seria proibido). Caso a vista circundante seja pouco apelativa, pode sempre servir como ponto de observação do céu e das estrelas, num ritual relaxante e agradável.
 

Como escolher o espaço para instalar a Janela?

As opções de local de instalação são imensas – escritório, quarto, sala de estar, corredor ou até casa de banho. Uma das zonas mais comuns para colocar estas janelas é no sótão.


ebook-odem-janelas-de-sotao-vantagens-como-escolher-como-instalar-e-10-modelos-diferentes-1

Se quiser, esta pode ser uma oportunidade para inovar ao criar estas aberturas em espaços fora do comum.

O maior conselho é o seguinte: instale onde sabe que a funcionalidade que a estrutura irá servir será potenciada. Ou seja:

  • Para acesso ao exterior: no local onde se encontra o espaço (terraço ou varanda) e de forma a que a janela possa ser manuseada com facilidade;
  • Para iluminação: nas zonas escuras ou onde a luz é mais necessária, como escritórios;
  • Para aquecimento: nas divisões mais frescas ou nas que se usem mais, onde o conforto é mais importante;
  • Para arejamento: nos locais mais húmidos, embora deva certificar-se que evita espaços muito usados, onde correntes de ar podem ser mais desagradáveis;
  • Para acesso à vista: onde esta for mais agradável e onde possa aceder a ela com facilidade.

De qualquer forma, o importante é relacionar estas informações de escolha do espaço com as regras para instalar uma janela para telhados, por exemplo no que respeita à distância da abertura do solo.
 

Onde encontrar a Janela perfeita para o seu Telhado?

Seja qual for a função que deseja que a sua janela cumpra, é imprescindível que escolha produtos de qualidade, de forma a que seja o mais eficiente e durável possível.

Caso procure uma opção de janela para telhados, encontra na ODEM uma gama variada de hipóteses, assim como de acessórios para estas estruturas, como cortinas. A equipa especializada, com anos de experiência, oferece-lhe ainda acompanhamento durante o processo, se for necessário, permitindo-lhe usufruir da sua janela da forma que idealizou.

 

CONHEÇAS AS NOSSAS Janelas de Sótão