1. Blog
  2. /
  3. Solo e Drenagem
  4. /
  5. Conheça a importância de uma boa Tela de Isolamento para duches

Conheça a importância de uma boa Tela de Isolamento para duches

As casas de banho estão sujeitas a grandes concentrações de humidade, que podem comprometer a estrutura de construção.

Evitar infiltrações, particularmente na zona do duche, só é possível através de uma impermeabilização adequada. Recorrer a uma boa tela de isolamento e aplicá-la em conjunto com o revestimento é a solução correta.

Neste artigo, fique a conhecer as recomendações da ODEM para telas de isolamento e outros produtos para impermeabilização que encontra no nosso catálogo. Vamos indicar:

  • Por que deve aplicar tela de isolamento na sua zona de duche;
  • 4 produtos adicionais que deve considerar para otimizar a impermeabilização.

Veja os Produtos de Impermeabilização disponíveis na Loja Online 

4 razões para aplicar Tela de Isolamento na sua zona de duche

A colocação da tela de isolamento deve ser feita entre a parede e o revestimento ou na base do duche, de forma a garantir uma correta impermeabilização. As suas vantagens são inúmeras, na impermeabilização e preservação da zona e dos materiais:

1. Impermeabiliza a Zona do Duche

É uma alternativa à tradicional aplicação de produtos químicos de Impermeabilização, da zona de duche no pavimento. Tem como grande vantagem ser possível, numa só deslocação à obra, impermeabilizar e de seguida colocar o revestimento cerâmico.

Com um produto de impermeabilização tradicional, este processo terá de ser feito pelo menos em 2 ou 3 dias.

2. Reduz os danos em caso de inundação

O entupimento ou rebentamento de um cano poderão conduzir a uma inundação, com consequências graves para as divisões adjacentes e habitações vizinhas. Com a aplicação de tela de isolamento, o risco da água se estender a outras divisões/habitações é reduzido.

3. Protege contra os efeitos da condensação  

É natural que o vapor de água se acumule nas juntas dos azulejos, impregnando-as e levando a que a água fique acumulada entre os azulejos e o reboco. Esta situação é particularmente grave em casas de banho de utilização regular e sem ventilação.

Com a utilização da tela de isolamento, a água não chega ao reboco.

4. Preserva as estruturas

A casa de banho é um local em permanente contacto com a água. A impermeabilização reforça a segurança das estruturas e permite aumentar a vida útil dos materiais, reduzindo a frequência de manutenção.

Para melhores resultados, a impermeabilização deve ser feita na zona de duche, mas também no lavatório e pavimento.

4 produtos da Odem para impermeabilização

O processo de impermeabilização vai além da utilização de uma tela de isolamento. Inclui, por exemplo, a utilização de cantos e fitas que reforçam e tornam mais eficiente a aplicação da tela.

Conheça alguns dos produtos recomendados pela ODEM para completar o seu projeto:

Canto Interior para Tela de Isolamento 

O canto interior para tela de isolamento, em polipropileno não tecido, é utilizado na impermeabilização de bases de duche. Serve para reforçar a ligação entre o pavimento e a parede, formando um ponto de quebra de tensão entre elementos.

 

canto-interior-para-tela-isolamento-odem-1_medium

Fita hermética para Tela de Isolamento 

Esta fita hermética para impermeabilização possui uma zona central impermeável e maleável com 70mm, em elastómero termoplástico, resistente ao envelhecimento, a qual cobre uma rede de poliéster modificado. É ainda resistente a pressões de água até 1,5 bar.

 

fita-hermetica-para-tela-isolamento-odem_medium

Fita para juntas de Tela de Isolamento 

A fita para juntas de tela de impermeabilização é aplicada sob revestimentos cerâmicos ou pedra natural, servindo de junta de dilatação. Suporta cargas médias e elevadas de água, em espaços interiores.

 

fita-para-juntas-para-tela-isolamento-odem-1_medium

Tela de Isolamento

As telas de impermeabilização, compostas por 3 camadas, protegem e impermeabilizam paredes e pavimentos, com recurso a apenas uma fina espessura de 0,62 mm.

tela-isolamento-odem-1_medium

Tela de Isolamento para duches: a opção certa com a ODEM

Sabia que o custo da impermeabilização de uma casa de banho representa menos de 1% do valor total de uma obra? No entanto, a impermeabilização ajuda a preservar o restante investimento que fez em materiais e produtos. Por um valor reduzido evitará correr riscos desnecessários e prolongará a duração do seu investimento.

Além disso, investir na impermeabilização da sua zona de duche permitirá reduzir os custos de manutenção.

Na ODEM, encontrará os materiais de impermeabilização para telas de isolamento de que necessita. Encontre todos os produtos necessários para impermeabilização na nossa loja online:

 

Veja os Produtos de Impermeabilização disponíveis na Loja Online