1. Blog
  2. /
  3. Solo e Drenagem
  4. /
  5. Por que deve escolher Grelhas em Ferro Fundido para Drenagem Pluvial?

Por que deve escolher Grelhas em Ferro Fundido para Drenagem Pluvial?

Ter um sistema de drenagem das águas que provêm da chuva é o que permite encaminhá-las para locais adequados, protegendo o seu terreno e também o meio ambiente. Destes sistemas fazem parte as Grelhas de Drenagem, elementos fundamentais por onde escorre a água.

Mas, para as instalar, há que fazer boas escolhas de produtos, para que funcionem como o suposto. Escolher o material é, por exemplo, um dos passos mais importantes e onde gastará mais tempo.

Para ajudar neste processo, reunimos neste artigo algumas das melhores opções, em ferro fundido, e explicamos-lhe as suas vantagens.
 

Importância da escolha do material das Grelhas de Drenagem

Ainda que um sistema de drenagem de águas pluviais seja constituído por vários elementos - canais, fixados à próprias grelhas, e restantes tubagens -, a grelha é um dos mais importantes, responsável por uma grande parte da sua eficiência. Porquê?

Porque é o local por onde a água é escoada, sendo o ponto de partida para o encaminhamento correto até às tubulações do sistema de drenagem.

O material é um dos fatores mais relevantes das Grelhas de Drenagem, pois é o que dita muitas das suas características. É o material em que são fabricadas que, por exemplo, lhes confere a resistência e firmeza que precisam, já que são os elementos mais expostos de todo o sistema de drenagem, estando colocadas ao nível do solo.

 

Ou seja: no fundo, o material ajuda no cumprimento dos objetivos das Grelhas de Drenagem, que passam por evitar acumulação das águas no exterior, contribuindo assim para proteger a estrutura da casa, manter um ambiente limpo e saudável, preservar o bom aspeto do terreno e diminuir os custos de manutenção do mesmo, entre outros benefícios.
 

Grelhas em Ferro Fundido – quais os benefícios?

Sendo as grelhas, como vimos, os elementos mais expostos dos sistemas de drenagem, estão mais vulneráveis a alterações. Para evitar que isto aconteça, devem ser fabricadas em materiais resistentes, como o ferro fundido, mantendo o seu estado e funcionamento intactos.

por-que-deve-escolher-grelhas-de-drenagem-em-ferro-fundido-odem

Carregue na imagem para ver maior

 

As Grelhas de Ferro Fundido, sendo produzidas à base de carbono e outros elementos, apresentam resistência às seguintes condições:

  • Desgaste e/ou compressão;
  • Corrosão;
  • Oxidação;
  • Temperaturas extremas.

Isto faz delas opções duráveis, que resistem à passagem do tempo e ao uso. Como consequência, tornam-se escolhas económicas, compensando o investimento.

Mais: o ferro fundido, graças às suas possibilidades de fundição e moldagem, pode adquirir diversas formas, o que origina vários estilos de grelhas diferentes. Além disso, é um material elegante, que pode ser pintado.

Estes factos fazem com que as Grelhas de Ferro Fundido possam ser elementos agradáveis do ponto de vista estético, bem como adaptáveis a vários estilos arquitetónicos.
 

Conheça duas opções vantajosas de Grelhas em Ferro Fundido

Canal 4ALL com Grelha Ferro Fundido B125

Esta opção apresenta 100 cm de comprimento, estando disponível em duas grelhas de 50 cm cada. Já a largura é de 12 cm e a altura de 9,2 cm.

Em preto, o que lhe confere um aspeto elegante, o Canal 4ALL com Grelha em Ferro Fundido B125, como o nome indica, incorpora, além da grelha, um canal de drenagem, fixado a esta. Então, com um único produto, adquire dois elementos fundamentais do sistema de drenagem.

Com superfície lisa e orifícios alongados na diagonal, é fabricada para facilitar a sua instalação no piso. Como é de ferro fundido, apresenta ainda alta resistência a forças exercidas sobre a estrutura e à ação de agentes químicos.

Por fim, incorpora um sistema especial, conhecido como sistema click, para evitar roubos, pelo que pode instalá-la no exterior com segurança.

canal-4all-com-grelha-ferro-fundido-b125

Saiba mais sobre Canal 4ALL com Grelha Ferro Fundido B125 

Canal 4YOU com Grelha Ferro Fundido Classe B125

A opção Canal 4YOU com Grelha em Ferro Fundido Classe B125 promove o escoamento eficiente e rápido da água da chuva, evitando que chegue a acumular-se, através da sua grelha quadriculada. Além do mais, conta também com o canal de drenagem incorporado, sendo ambos os elementos adquiridos em conjunto.

Também com tons sóbrios, em preto, esta grelha apresenta um aspeto moderno e elegante, adaptando-se a vários estilos de arquitetura da habitação.

Quanto às dimensões, são as mesmas que o canal anterior: 100x12x9,2 cm.
canais-e-grelhas-de-drenagemproductscanal-4you-com-grelha-ferro-fundido

Saiba mais sobre Canal 4YOU com Grelha Ferro Fundido Classe B125 

 

Onde pode colocar estas Grelhas de Drenagem?

Como qualquer Grelha de Drenagem, as duas opções anteriores em ferro fundido devem ser colocadas em locais estratégicos, de preferência onde a acumulação de água é maior.

Mas, para além disso, lembre-se que ambas são opções de classe B125. O que é que isso significa? Significa que, de acordo com a norma EN 1433, que classifica as grelhas de drenagem em algumas categorias segundo o local de instalação, podem ser colocadas em zonas de passagem, seja de pessoas ou de veículos ligeiros, com carga máxima de 12,5 toneladas.
 

 

Confie em ajuda especializada para adquirir e instalar a sua Grelha de Drenagem

Já sabe para que servem as grelhas e os sistemas de drenagem no seu todo, conhece um dos materiais mais vantajosos e duas boas opções de produtos – e agora? O passo seguinte é realizar a compra, de preferência pedindo opiniões a profissionais experientes e especialistas nestes produtos.

Estes também podem disponibilizar os melhores e mais adequados conselhos relativos ao processo de instalação, para que cumpra as regras e possa garantir o funcionamento da estrutura que adquirir.

Na ODEM consegue comprar as Grelhas de Ferro Fundido que conhecemos neste artigo e ainda tem o apoio que precisa em todas as fases do processo, até ter o seu sistema de drenagem a funcionar em condições, preservando a sua habitação.

Saber mais sobre as Grelhas de Ferro Fundido