1. Blog
  2. /
  3. Solo e Drenagem
  4. /
  5. 4 cuidados com a Grelha de Piscina para garantir um bom escoamento e durabilidade

4 cuidados com a Grelha de Piscina para garantir um bom escoamento e durabilidade

Se tem uma piscina em casa, sabe o quanto estas estruturas podem proporcionar momentos de verdadeiro lazer. No entanto, também trazem muitas exigências, em especial quanto ao escoamento da água. É preciso, por exemplo, instalar uma grelha de piscina no exterior e garantir que escoa a água derramada.

Mas por que é que este escoamento é tão importante? E o que pode fazer  para que a grelha cumpra bem o seu papel?

Vamos dar todas as respostas sobre o assunto neste artigo, oferecendo uma lista dos cuidados essenciais a cumprir.

Por que é importante ter uma Grelha de Piscina que escoe bem a água?

Com a utilização da piscina, é normal que alguma da sua água seja projetada para o espaço envolvente. O objetivo de colocar uma grelha de piscina em toda a sua extensão é escoar esta água até um canal, para ser evacuada e eliminada. Por consequência, evita-se a sua acumulação e a formação de poças.

Assim sendo, existem vários benefícios em instalar esta grelha exterior, como por exemplo:

  • Os materiais e o piso da zona envolvente mantêm o seu bom estado e duram mais tempo, porque deixam de estar sujeitos à ação desgastante da água;
  • Os utilizadores podem circular em volta da piscina com maior segurança, pois o risco de escorregarem é mais reduzido;
  • O risco de propagação de doenças é menor, uma vez que deixam de existir águas paradas;
  • O espaço mantém a sua beleza e bom estado, já que se encontra mais limpo.

O que fazer para que a Grelha de Piscina tenha uma boa capacidade de escoamento da água?

4-cuidados-com-a-grelha-de-piscina-para-garantir-um-bom-escoamento-e-durabilidade-infografico-odem

Depois de saber a importância de um bom escoamento da água que sai da piscina, é preciso entender como pode garantir que este elemento desempenha a sua função com eficiência. Além de proporcionar uma instalação correta, recomendam-se algumas medidas de proteção e de manutenção.

Vamos descobrir ao certo quais são.

1. Proteja a grelha de piscina de cargas excessivas

É possível escolher uma grelha de piscina de material resistente, fabricada em polipropileno ou polietileno. Deste modo, a estrutura consegue manter a sua integridade por mais tempo, aumentando a sua durabilidade.

Contudo, ainda que a sua grelha tenha uma resistência elevada, é fundamental que evite sujeitá-la a cargas demasiado elevadas que a possam danificar e afetar o seu funcionamento. Garanta, por exemplo, que nenhum objeto, como uma cadeira ou espreguiçadeira, se apoia na estrutura de forma direta.

2. Mantenha a grelha de piscina desobstruída

A água que sai da piscina é escoada pela grelha através dos seus orifícios. Se estes estiverem obstruídos com lixo ou outros resíduos, o escoamento é prejudicado e a água acumula-se. Além disso, a presença de detritos na grelha pode também levar ao entupimento de todo o sistema, provocando problemas de maior dimensão.

Posto isto, é essencial garantir que a grelha se encontra livre de resíduos, como folhas, pedras ou galhos das árvores, por exemplo. Pode utilizar uma vassoura, um aspirador ou outro acessório semelhante para a limpar.

4-cuidados-com-a-grelha-de-piscina-para-garantir-um-bom-escoamento-e-durabilidade-odem

Se tiver uma grelha larga, os detritos irão aglomerar-se com maior facilidade, exigindo uma limpeza mais frequente.

Por outro lado, ao ter uma grelha de piscina oculta - como o Sistema UCAN ou a Grelha em PP H de 6cm da ODEM - reduz a acumulação de resíduos, visto que a estrutura é mais estreita. Nestes casos, as medidas de desobstrução podem ser menos frequentes.

3. Limpe a grelha de piscina e a restante estrutura

Além de garantir que a grelha colocada em volta da piscina se encontra desobstruída, é importante realizar, de tempos a tempos, uma limpeza à sua estrutura e canal. Isto permite que o sistema se mantenha em condições, sem obstruções e entupimentos, e que a capacidade de escoamento esteja assegurada.

Para isso, só tem de realizar os seguintes passos:

  • Retirar a grelha com cuidado e segundo as orientações do fabricante;
  • Limpar a grelha e o canal com produtos adequados;
  • Retirar eventuais detritos;
  • Voltar a colocar a grelha no lugar.

4. Vigie o estado da grelha de piscina e do canal de escoamento

Ainda que possa ter uma grelha de piscina e um canal resistentes, como os da ODEM, é recomendado que controle o seu estado e integridade com frequência. Esta é a melhor forma de assegurar que a estrutura de escoamento de água se encontra intacta, sem danos ou fraturas que possam entupir a grelha.

04-cuidados-com-a-grelha-de-piscina-para-garantir-um-bom-escoamento-e-durabilidade-odem

Quer receber mais conselhos para cuidar da sua Grelha de Piscina com eficiência?

Ao cumprir os cuidados de manutenção explicados neste artigo, conseguirá que a grelha colocada em volta da sua piscina funcione sem problemas. Ainda assim, pode beneficiar de um aconselhamento profissional mais personalizado e adaptado ao seu tipo de produto.

Na ODEM, temos um conhecimento aprofundado destas soluções. Por isso, conseguimos oferecer um apoio especializado para cuidar da sua grelha de piscina da forma mais correta, segundo as suas particularidades.

Caso pretenda substituí-la, disponibilizamos ainda uma seleção de produtos de qualidade. Temos todo o tipo de grelhas, entre as quais as ocultas que, além de facilitarem a manutenção, se enquadram de forma discreta e elegante no seu ambiente.

Contacte-nos para usufruir da sua piscina ao máximo.

 

Comprar uma Grelha de Piscina