1. Blog
  2. /
  3. Outros
  4. /
  5. Coberturas planas: quais os cuidados necessários para o seu projeto ter uma boa durabilidade?

Coberturas planas: quais os cuidados necessários para o seu projeto ter uma boa durabilidade?

Prepara-se para instalar coberturas planas num dos seus projetos de construção? Então, certifique-se que o trabalho é bem executado, de modo a que o resultado se mantenha por muitos anos. Para isso, é essencial cumprir uma série de cuidados durante a instalação.

Estes cuidados também vão contribuir para que o resultado do seu trabalho seja o mais profissional possível.

Neste artigo, reunimos as recomendações mais importantes a seguir, segundo os especialistas.

Como é que os cuidados ajudam a aumentar a durabilidade das coberturas planas?

Cumprir alguns cuidados durante a instalação de coberturas planas permite evitar certos problemas que ocorrem, com mais frequência, nestas estruturas.

Um desses problemas é a acumulação da água da chuva e a presença de humidade que, ao longo do tempo, podem conduzir a:

  • Infiltrações – podem enfraquecer a estrutura que suporta a cobertura e ainda comprometer o que se encontra dentro do edifício;
  • Formação de musgos e outros organismos – pode prejudicar a estética da cobertura e fazê-la parecer mais degradada;
  • Desgaste físico da cobertura – pode enfraquecê-la e reduzir a sua solidez;
  • Excesso de carga – pode quebrar ou alterar a estrutura.

Além disso, ao ter certas precauções durante a instalação, também estará a contribuir para que a cobertura se mantenha intacta e cumpra as suas funções de proteção de edifícios ou outras construções.

Assim sendo, ao evitarem problemas e ao ajudarem a garantir a integridade destas coberturas, os cuidados permitem aumentar a sua durabilidade, dispensando a necessidade de reparações ou substituições.

Que cuidados são essenciais durante a instalação das coberturas planas?

 

5-cuidados-na-instalacao-de-coberturas-planas-infografico-cuidados-odem

 

Agora que já sabemos por que os cuidados fazem com que estas coberturas durem mais tempo, é preciso perceber quais são ao certo e como os cumprir.

Vamos descobrir tudo.

1. Respeite a inclinação mínima

O risco de acumulação de águas neste tipo de cobertura é maior, uma vez que tem uma orientação horizontal. É por isso que é essencial construir coberturas planas com algum grau de inclinação. Regra geral, este encontra-se entre o 1% e os 5%, sendo impercetível.

Desta forma, a água poderá escorrer com maior facilidade.

2. Escolha materiais adequados

Para construir uma cobertura plana, é crucial que utilize os materiais e ferramentas certas durante todo o processo. De preferência, estes devem ter especificações claras apropriadas a este tipo de coberturas. Isto é relevante porque existem soluções mais adequadas a outro tipo de estruturas, como as inclinadas.

Também é importante que escolha materiais resistentes, capazes de suportar as condições a que uma cobertura plana está sujeita, por exemplo a nível de carga.

Ao ter este cuidado, está a garantir que o material que usar se adapta à estrutura e que contribui para a sua segurança e bom estado.

Para evitar erros, pode pedir ajuda a profissionais especializados nesta escolha.

3. Use sistemas de isolamento térmico

Parte do calor de um edifício é perdido pela cobertura. Para evitar que isso aconteça, é recomendado que garanta um bom isolamento térmico da mesma. Este isolamento também vai ajudar a diminuir o risco de infiltrações, a presença de humidade e a consequente degradação da estrutura.

Para este cuidado, podem ser usadas camadas de materiais isolantes, por exemplo em lã de rocha ou em espuma de poliuretano, colocadas por baixo da cobertura.

A fim de facilitar o trabalho, pode usar apoios reguláveis para aplicar os isolantes nas coberturas planas, como os da ODEM, servindo também para os manter estáveis e no lugar.

 

apoio-de-lageta-regulaveis-5-cuidados-na-instalacao-de-coberturas-planas-apoio-de-lageta-regulaveis-odem

 

4. Inclua sistemas de drenagem de águas

Ainda que garantir uma ligeira inclinação da cobertura seja fundamental, esta medida pode ser insuficiente para evitar a acumulação de água. Para solucionar o problema, monte sistemas de drenagem adequados, que asseguram que a água é escoada e encaminhada para o local certo, ao nível do solo.

Uma das soluções é a instalação de pontos de fuga da água, por onde esta possa escorrer, por exemplo através de canais ou grelhas. Colocar o canal premium mini da ODEM nas coberturas planas, por exemplo, é uma excelente opção, já que tem uma estrutura resistente e é eficiente no escoamento, com duas saídas inferiores e duas saídas laterais.

Também é importante aplicar bocas de descarga nas coberturas planas, ligando-as a calhas ou outros tubos para evitar a passagem de água para o interior da cobertura. Na ODEM, encontra opções angulares, redondas ou quadradas.

5-cuidados-na-instalacao-de-coberturas-planas-boca-de-descarga-angular-em-tvp-odem

Instale janelas na Cobertura da forma correta (se for o caso)

Se pretender instalar janelas nas coberturas planas, é muito importante que respeite todos os passos e recomendações do fabricante, em especial quanto ao seu isolamento. Esta tarefa envolve a aplicação de rufos ou telas impermeabilizantes entre a cobertura e a sua estrutura de suporte.

O objetivo é prevenir a passagem de água ou humidade pela nova abertura e os consequentes problemas de infiltração, ajudando assim a cobertura a manter um bom estado.

Para se certificar que este cuidado é bem cumprido, sugerimos pedir a ajuda de profissionais especializados na instalação destes produtos. Também recomendamos a escolha de janelas específicas para este tipo de coberturas.

 

5-cuidados-na-instalacao-de-coberturas-planas-janela-cobertura-plana-pgx-a1-odem-1

 

Na ODEM, encontra várias destas janelas, algumas delas com rufos e telas impermeabilizantes integradas, que facilitam e aceleram a instalação.

Quer aprender mais cuidados para instalar coberturas planas nos seus projetos?

Os cuidados apresentados são os mais essenciais a cumprir para garantir que a cobertura plana que instalar dura muito tempo sem problemas. No entanto, podem existir mais recomendações, adequadas a cada projeto.

Os especialistas da ODEM podem ajudar a perceber quais são os cuidados específicos para instalar coberturas planas, consoante as particularidades de cada estrutura. Também podemos recomendar e disponibilizar diversos produtos de qualidade e de confiança que irão facilitar o seu trabalho e ajudar a alcançar um bom resultado.

Peça-nos ajuda e garanta que o seu projeto é bem-sucedido.
 

Veja materiais para Coberturas Planas