1. Blog
  2. /
  3. Canais e Ralos de Duche
  4. /
  5. 5 cuidados a ter com o sifão da base de duche italiano para evitar entupimentos e odores desagradáveis

5 cuidados a ter com o sifão da base de duche italiano para evitar entupimentos e odores desagradáveis

Instalar um sifão na base de duche é essencial em qualquer casa de banho e no seu sistema de canalização. Este é um dos elementos-chave para conseguir escoar a água do banho com eficiência e para manter a divisão livre de cheiros incomodativos.

No entanto, para funcionar em condições, é preciso cumprir algumas tarefas de manutenção. É importante saber ao certo quais são, para que nada falhe.

Se já adquiriu estes elementos para incluir no seu duche italiano (ou pensa fazê-lo) e pretende saber como cuidar deles, este artigo é para si. Explicamos:

  • Quais são as orientações mais fundamentais;
  • Como devem ser realizadas;
  • Com que periodicidade devem ser repetidas.

Que vantagens práticas existem numa correta manutenção do sifão da base de duche italiano?

Colocado numa base de duche, o sifão tem como principal papel conectar o ralo ou canal, por onde escorre a água do banho, e a restante tubulação, que a leva pelo sistema de canalização. Ou seja: garante que a água é evacuada com eficiência, evitando a sua acumulação.

Além disso, funciona como uma espécie de reservatório, onde permanece uma pequena quantidade de água. O objetivo é que sirva de barreira à dispersão de odores que provêm do esgoto.

Garantir uma correta manutenção dos sifões permite que cumpram estas funções. Assim, ao dispensarem a existência de águas paradas e a libertação de odores, é possível:

  • Garantir um ambiente mais higiénico;
  • Prevenir a proliferação de bactérias;
  • Evitar danos nas estruturas do duche;
  • Proteger o estado dos elementos do sistema de canalização.

Por fim, ao fazer uma boa manutenção e garantir que a água é escoada de forma eficaz, evita problemas como entupimentos e consequentes inundações.

Quais os passos a seguir para cuidar do sifão da base de duche e o manter em bom estado?

Além de instalar o sifão da base de duche da forma certa, para garantir que os elementos funcionam bem, há cuidados específicos a cumprir para uma correta manutenção. Estes são de simples execução e, de modo geral, exigem pouco esforço e tempo.

5-cuidados-a-ter-com-o-sifao-da-base-de-duche-italiano-para-evitar-entupimentos-e-odores-desagradaveis-odem

Vamos descobrir quais são:

Controle o estado da estrutura

Os elementos que integram os sistemas de canalização, incluindo os sifões, são resistentes, mas estão expostos à ação constante da água e outros resíduos. Por isso, uma das melhores formas de garantir que se mantêm em perfeitas condições é vigiar o seu estado.

Desta forma, se houver problemas, como obstruções, é possível identificá-los e resolvê-los, antes que agravem e exijam a substituição dos sifões.

Para isso, pode abrir a estrutura e retirar o ralo/canal, para uma observação mais direta.

Tenha atenção ao que deita pelo ralo/canal de duche

Durante o banho, é normal que alguns resíduos sigam pelo ralo/canal de duche, como cabelos ou sobras de produtos. A consequência pode ser a acumulação de gordura e sujidade no sifão, que prejudica a sua função.

Alguns produtos, como o canal de duche Updrain com grelha quadriculada e sifão da ODEM, incorporam sistemas próprios, como filtros anti-cabelos, que ajudam a prevenir estes problemas e entupimentos. Todavia, é sempre importante que evite deitar resíduos de forma direta para o sistema de evacuação.

Também é recomendado verificar se existe acumulação de cabelos no ralo/canal, após usar o chuveiro, e retirá-los.

canal-duche-odem-updrain-com-grelha-inox-quadriculada-05-cuidados-a-ter-com-o-sifao-da-base-de-duche-italiano-para-evitar-entupimentos-e-odores-desagradaveis-odem

Evite que o sifão seque

Como vimos, existe uma pequena quantidade de água que permanece no sifão, que ajuda a evitar o retorno dos gases e odores das tubagens. Quando a base de duche permanece durante muito tempo sem uso, esta água pode evaporar, secando o sifão. A consequência pode ser a disseminação de maus odores ou até a danificação da estrutura.

Se tem uma base de duche que utiliza pouco, previna a secagem do sifão, deixando correr um pouco de água de vez em quando. Alguns ralos e canais que incorporam o sifão para a base de duche são já fabricados de forma a prevenir este problema.

Faça uma limpeza interna

Ainda que possa ter cuidado com o que deita para o ralo/canal de duche e para o sifão, é normal que exista sempre alguma passagem de resíduos. Por isso é fundamental realizar uma limpeza frequente da sua estrutura interna, por exemplo, a cada 6 meses, de forma a eliminar ou prevenir eventuais obstruções.

Para esta tarefa, é preciso desmontar a grelha do ralo/canal para aceder ao sifão. Depois, pode usar uma escova e detergente para limpar as estruturas. No final da limpeza, volte a conectar os elementos entre si, de forma correta.

Existem alguns produtos que facilitam esta limpeza, ao apresentarem uma chave de acesso ao interior da estrutura. É o caso dos ralos e canais de duche Updrain da ODEM.

canal-duche-odem-updrain-com-grelha-inox-onda-05-cuidados-a-ter-com-o-sifao-da-base-de-duche-italiano-para-evitar-entupimentos-e-odores-desagradaveis-odem

Desobstrua a tubagem

Além de higienizar a estrutura de escoamento das águas de forma direta, ao abri-la, também pode limpar e desobstruir o sifão da base de duche com água. A execução é muito simples: só tem de ferver alguns litros, misturar detergente e despejar pelo ralo/canal.

O uso da água quente irá contribuir para uma limpeza eficiente e para a eliminação de gorduras que se fixam no sifão e nas tubagens.

Pode repetir este processo, pelo menos, uma vez por mês ou sempre que considerar necessário.

Onde pode receber aconselhamento para cuidar do sifão da base de duche italiano?

Com este artigo já ficou a conhecer algumas das medidas essenciais para que um sifão funcione sem problemas e cumpra o seu papel. Contudo, pode sempre procurar aconselhamento profissional para receber mais conselhos úteis.

Na ODEM, prestamos apoio personalizado para fazer a manutenção do sifão da base de duche que comprou ou pensa comprar, considerando as suas características próprias. Isto é possível graças à experiência de anos na área de canalização e ao conhecimento dos produtos presentes no mercado.

Com a nossa ajuda, poderá usufruir do seu duche italiano sem inconvenientes.

 

Veja os sifões de base de duche para a sua casa de banho