1. Blog
  2. /
  3. Outros
  4. /
  5. 7 questões para avaliar se as Chapas para Coberturas são a melhor opção para o seu projeto

7 questões para avaliar se as Chapas para Coberturas são a melhor opção para o seu projeto

Se procura soluções de cobertura para o seu projeto de construção, é normal que já se tenha deparado com várias soluções, como as telhas tradicionais. Contudo, escolher chapas para coberturas é outra opção que, graças às suas propriedades, têm diversas vantagens.

Mas, antes de as escolher e instalar, é essencial ter a certeza que são indicadas para cada projeto em questão. Assim, irá contribuir para o sucesso do seu trabalho enquanto profissional.

Para ajudar, neste artigo oferecemos uma lista de perguntas sobre as quais é importante refletir para descobrir se estas chapas são a escolha certa.

A variedade das Chapas para Coberturas

Um dos fatores que distingue as chapas das outras soluções de cobertura é o facto de estarem disponíveis em grandes painéis individuais.

Estas chapas podem ainda variar em aspetos como:

  • Tamanho – mais estreitas ou mais largas, e mais compridas ou mais curtas;
  • Espessura – grossuras maiores ou menores;
  • Forma – mais lisas ou até imitar o aspeto de telha, por exemplo;
  • Cor – da terracota ao translúcido.

Estes produtos podem também ser fabricados em diferentes materiais, sendo o PVC ou o poliéster os mais comuns. Porém, também é possível encontrar chapas em metal ou aço inoxidável, por exemplo.

Lista de perguntas a colocar antes de incluir Chapas para Coberturas no seu projeto profissional

A variedade das chapas para coberturas oferece-lhes versatilidade. Isto significa que podem ser adequadas para muitas situações diferentes. Mas serão ideais para o seu projeto em específico?

Vamos ver que perguntas pode fazer para perceber.

7-questoes-para-avaliar-se-as-chapas-para-coberturas-sao-a-melhor-opcao-para-o-seu-projeto-checklist-odem

1. Qual é o objetivo do projeto?

As chapas de cobertura podem ser utilizadas num plano horizontal. Por isso, podem ser adequadas para casos em que precisa de uma estrutura para o telhado, seja de habitações, de anexos ou de alpendres, por exemplo.

Por outro lado, também podem ser colocadas na vertical. Desta forma, se o objetivo do projeto é revestir uma fachada ou construir uma vedação, estes produtos também podem ser utilizados.

2. Onde será o local de instalação?

Para perceber se estas chapas são adequadas, pense no local onde serão colocadas e a utilidade do mesmo. Por exemplo, graças às suas propriedades, a maioria destes produtos apresenta um bom isolamento térmico e acústico. Por essa razão, podem ser usados em locais onde se passa muito tempo, em que o conforto é essencial.

O facto de serem muito flexíveis também os torna adaptáveis a locais irregulares ou com diferentes inclinações.

Por fim, se o local de instalação exigir a passagem de luz solar, como um terraço ou um alpendre, estas chapas também são ideais, uma vez que alguns modelos são translúcidos.

 

instalacao-7-questoes-para-avaliar-se-as-chapas-para-coberturas-sao-a-melhor-opcao-para-o-seu-projeto-coberturas-poliester-grande-onda-odem

3. Qual é a capacidade da estrutura de suporte?

As chapas para coberturas de PVC ou outros materiais são leves, comparando com outras soluções. Assim sendo, podem ser adequadas quando a estrutura que as suporta é mais frágil ou quando se pretende dispensar trabalhos de reforço da mesma.

4. Qual é a durabilidade pretendida?

Se o objetivo é que a cobertura dure muito tempo, sem substituições, as chapas são a escolha certa, já que podem durar décadas!

A sua composição faz com que:

  • Resistam a danos e mantenham a sua estrutura intacta – por exemplo perante choques, presença de bactérias e fungos ou a ação de produtos químicos;
  • Mantenham o seu bom aspeto – graças a tratamentos como a proteção ASA, que preserva a sua cor por mais de 20 anos;
  • Previnam o desgaste – ao terem proteção contra os raios ultravioleta (alguns modelos).

5. Qual é a disponibilidade para manutenção?

As chapas de cobertura são perfeitas para quem tem pouca disponibilidade. Ao serem resistentes e ao manterem a sua estrutura intacta e com bom aspeto, estas soluções exigem poucos cuidados ao longo do tempo.

Alguns modelos apresentam ainda um sistema de autolimpeza – o sistema LOTUS – que ajuda a dispensar a lavagem de manutenção ou, pelo menos, a reduzir a sua periodicidade.

 

7-questoes-para-avaliar-se-as-chapas-para-coberturas-sao-a-melhor-opcao-para-o-seu-projeto-coberturas-valencia-odem

6. Quanto tempo tem para concluir o projeto?

As chapas de cobertura são os produtos certos nos casos em que o tempo para a conclusão da obra é reduzido. Porquê? Porque permitem uma instalação rápida, já que estão disponíveis em grandes painéis que são colocados de uma vez.

Além disso, também são de fácil fixação. Ao instalar chapas para coberturas só precisa de:

  • Furar cada painel nos locais e distâncias recomendadas pelo fabricante;
  • Alinhar os painéis com as extremidades da estrutura de suporte;
  • Fixar os painéis à estrutura com os parafusos próprios, utilizando um berbequim (se o painel for em formato de onda, fixá-lo pela zona mais elevada);
  • Sobrepor a extremidade do painel seguinte ao anterior e aparafusá-la.

Mesmo que o prazo para concluir a obra seja alargado, ao terminar mais rápido a colocação das chapas terá mais tempo para realizar outras tarefas.

7. Terá ajuda para realizar a instalação?

Efetuar a instalação de coberturas é sempre mais fácil se contar com a colaboração de mais profissionais. No entanto, as chapas para coberturas são compatíveis com uma instalação a solo, pelo que pode utilizá-las mesmo na impossibilidade de ter ajuda.

Os motivos prendem-se com o facto de serem de fácil instalação e muito leves, podendo ser transportadas e elevadas com facilidade e sem muito esforço.

Escolha e compre as Chapas para Coberturas que precisa para os seus projetos com a ODEM

Se, depois de responder a todas as questões apresentadas, chegar à conclusão que estas chapas são adequadas ao seu projeto, é hora de as escolher e comprar.

Neste processo, aconselhamos pedir apoio profissional, por exemplo com os especialistas da ODEM. Temos muita experiência na comercialização e instalação destes produtos, pelo que podemos oferecer ajuda a escolher as chapas para coberturas mais indicadas a cada caso.

Também disponibilizamos uma gama diversificada de chapas, para que encontre o que pretende.

Entre em contacto connosco e acerte em cheio na escolha dos produtos para os seus projetos.
 

Escolha Chapas para Coberturas