1. Blog
  2. /
  3. Outros
  4. /
  5. Apoios de lajetas: conheça as várias utilizações que podem ter nos seus projetos de construção

Apoios de lajetas: conheça as várias utilizações que podem ter nos seus projetos de construção

Se precisa de instalar lajetas num dos seus projetos de construção ou renovação, decerto sabe que existem apoios específicos para estes casos, que facilitam o trabalho. No entanto, também é possível utilizar apoios de lajetas noutras ocasiões e para diferentes objetivos.

Graças às suas características, seja qual for a sua utilização, estes produtos vão facilitar o seu trabalho enquanto profissional e garantir que tem um bom desempenho.

Neste artigo encontra tudo sobre estes apoios e as suas vantagens, incluindo algumas ideias de como os pode utilizar, que podem servir para projetos futuros.

Para que servem os apoios de lajetas e que tipos existem?

Os apoios para lajetas são uma espécie de suporte, de formato redondo, que se coloca por baixo dos pavimentos e por cima do piso que os sustenta. O objetivo é oferecer uma base adequada, regular e forte, onde podem assentar.

Assim, a principal função destes apoios é a sustentação de lajetas ou de outro tipo de pavimentos, seja em terraços, coberturas ou outros espaços. Para isso, basta encaixar cada lajeta nas suas patilhas, pelos seus ângulos.

Existem vários tipos de apoios, entre os quais os fixos, que dispensam alterações na sua estrutura. Contudo, os reguláveis são os mais vantajosos, pois permitem o ajuste em altura. Além disso, admitem a conjugação com diversos acessórios, como os anéis de fixação e os discos de borracha, para melhorar a sua estabilidade.

 

apoios-de-lajetas-conheca-as-varias-utilizacoes-que-podem-ter-nos-seus-projetos-de-construcao-odem

 

Que vantagens trazem os apoios de lajetas reguláveis para o seu trabalho?

Por serem ajustáveis e por poderem ser regulados em altura, os apoios de lajetas podem ser colocados na maioria dos lugares - mesmo em pisos irregulares e/ou desnivelados. Deste modo, poupa trabalho com tarefas de nivelamento, por exemplo, com betão.

Além desta adaptabilidade, existem outros benefícios destes apoios, como por exemplo:

  • São muito resistentes, conseguindo suportar o peso das lajetas ou de outros pavimentos, sem comprometer o seu trabalho;
  • Oferecem muita estabilidade, evitando que as lajetas deslizem e saiam do lugar;
  • São fáceis e rápidos de colocar, dispensando processos de fixação morosos ou complexos;
  • Melhoram a distribuição do peso das lajetas, contribuindo para um resultado mais seguro;
  • Proporcionam um acabamento de qualidade, com um efeito contínuo e uniforme, sem espaços entre as lajetas.

Em que situações pode usar apoios de lajetas reguláveis?

A versatilidade dos apoios reguláveis para lajetas é o que faz com que possam ter utilizações variadas, além da função básica de assentamento de pavimentos.

Vamos descobrir outras 4 possibilidades.

apoios-de-lajetas-conheca-as-varias-utilizacoes-que-podem-ter-nos-seus-projetos-de-construcao-infografico-odem
 Clique na imagem para ampliar


Suporte de decks

É possível usar apoios de lajetas para criar uma base estável para um deck colocado no exterior, seja qual for o pavimento utilizado – betão, madeira (em ripas ou em estrados), cerâmica ou pedra. Para isso, só tem de os dispor no piso que ficará por baixo da estrutura, a distâncias adequadas ao tamanho das peças do pavimento.

Graças à sua resistência, estes produtos suportam o deck sem risco de acidentes e danos. As bases largas e o facto de poderem incluir anéis de fixação e discos de borracha que aumentam a sua estabilidade também fazem com que a estrutura permaneça firme e sem movimentações. Desta forma, evita proceder a reparações futuras.

Por fim, por serem reguláveis, estes apoios permitem que o deck que construir fique sempre plano, conseguindo um resultado profissional.

Apoio de passadiços

Da mesma forma que podem servir de suporte para decks, os apoios de lajetas reguláveis também podem criar uma base segura para passadiços, sendo colocados ao longo da sua estrutura. A sua possibilidade de ajuste em altura permite que vá respeitando as orientações, alturas e desníveis do local onde a construção irá ficar.

Com estes apoios resistentes e estáveis, a estrutura do passadiço permanecerá intacta por muito tempo, mesmo se estiver exposta a condições meteorológicas adversas.

Nivelamento de pisos

Pode utilizar estes produtos com o intuito específico de conseguir colocar pavimentos nivelados de forma rápida e eficaz, mais do que para lhes oferecer uma base adequada. Só precisa de colocar cada apoio nos ângulos das lajetas ou das peças do pavimento e ajustar a sua altura. No final, basta confirmar o nivelamento com um nível.
Assim, com os apoios de lajetas pode dispensar outras estratégias de nivelamento um pouco mais morosas, poupando tempo e esforço.

Com estes produtos, o acabamento do piso também será perfeito, evitando desníveis pouco estéticos.

apoios-latejas

Suporte de máquinas e equipamentos industriais

Os apoios reguláveis para lajetas também podem ser colocados na base de máquinas ou equipamentos, seja para os elevar em altura ou para corrigir desalinhamentos da sua estrutura, facilitando o seu uso.

Isto é possível porque conseguem suportar até 400kg, sem sofrerem danos e sem cederem. Como consequência, a integridade e funcionamento das máquinas mantêm-se intactos.

Compre apoios de lajetas reguláveis para os seus projetos em lojas de confiança

Agora já conhece melhor o funcionamento dos apoios para lajetas reguláveis, as suas vantagens e alguns tipos de utilização. Assim sendo, pode incluí-los de variadas formas nos seus projetos, de maiores ou menores dimensões.

Para os adquirir, aconselhamos escolher parceiros especializados, como a ODEM. Dispomos de apoios de qualidade, feitos em materiais resistentes, como o PVC. Temos ainda produtos de diversas dimensões e diferentes acessórios, para que compre a solução que melhor se adequa ao seu projeto.

Graças à experiência dos nossos profissionais, oferecemos também ajuda para escolher os apoios de lajetas certos para o seu caso.

Aproveite o nosso apoio e faça um bom uso dos apoios reguláveis.
 

Comprar apoios de lajetas reguláveis