Caixa de Esgoto: o que é, para que serve e por que deve instalar

Num projeto de construção civil existem normas e práticas que devem ser respeitadas, não só para melhorar o seu dia a dia em casa, mas também para evitar problemas futuros, que implicam gastos e preocupações.

Uma dessas práticas relaciona-se com a manutenção de um sistema de esgotos em condições, e é aqui que surge uma estrutura de saneamento fundamental como a caixa de esgoto. É provável que já tenha ouvido falar, mas será que conhece a sua importância e as vantagens que traz?

Continue a ler este artigo e descubra tudo.

 

O que são Caixas de Esgoto?

A água que utiliza em casa, na máquina de lavar ou na casa de banho, por exemplo, tem de ser escoada desde o interior da residência até um sistema externo de esgoto, que integrará a rede pública. Para isso, é transportada através de um circuito de saneamento que interliga um conjunto de elementos como tubulações. Deste sistema fazem também parte as caixas de esgoto.

As caixas de esgoto são como pequenos tanques ou reservatórios onde afluem as águas das residências, regra geral com várias entradas, para os diversos canos domésticos, e uma saída, para a evacuação para o sistema público. No fundo, é como um elemento de passagem de águas, e não de acumulação.
 

caixa-de-esgoto-o-que-e-para-que-serve-e-por-que-deve-instalar-odemCarregue na imagem para ver mais

 

Qual o papel destas estruturas?

A função principal das Caixas de Esgoto passa por assegurar uma correta circulação do fluxo de águas, que deriva das residências, pelo sistema de saneamento até à rede pública, sem problemas no trajeto.

 

Como? Facilitando o acesso à rede de esgoto e respetivas tubulações, já que as caixas podem ser abertas, para investigar a existência de anomalias, como obstruções, que possam dificultar esse percurso.

De outra forma, este acesso seria muito mais difícil, sendo necessário obras mais drásticas para chegar às tubulações.

Assim sendo, têm como objetivo facilitar as operações de manutenção dos canais e, se necessário, de limpeza, para que possam manter o seu bom funcionamento.

Quais as vantagens de instalar uma Caixa de Esgoto?

6-vantagens-de-instalar-uma-caixa-de-esgoto-odem

Em primeiro lugar, assegurar a correta evacuação das águas provenientes das habitações com a ajuda das Caixas de Esgoto cumpre com os propósitos básicos de saneamento: proteger o ambiente, evitando contaminações, e, em consequência, preservar a saúde pública.

 

Além disso, como o objetivo destes elementos é averiguar a existência de problemas no circuito de esgotos e agir a tempo de prevenir entupimentos, é possível evitar os danos que surgem dessas situações, como por exemplo o retorno de odores ou de água para o ambiente doméstico.

Esta capacidade de prevenir problemas também permite:

  • Promover um fluxo sanitário normal e contínuo, sem acumulações;
  • Manter um ambiente limpo e saudável;
  • Economizar água;
  • Reduzir a necessidade de recorrer a produtos químicos de limpeza;
  • Assegurar o bom estado das estruturas de esgoto.

 

Onde instalar a Caixa de Esgoto?

Seja em ambiente residencial ou comercial, uma caixa de esgoto é colocada na zona exterior. Assim, é possível minimizar danos no interior, como inundações, ou até evitar a presença de odores desagradáveis, em caso de problemas.

O local de instalação é variável consoante a disposição da tubulação no interior do imóvel e deve ser planeado de forma estratégica. Saiba que, de modo geral, são colocadas nos pontos em que a rede de esgoto altera a direção ou onde várias tubulações se interligam.

Assim, cobrem-se os locais mais problemáticos, sendo mais fácil evitar entupimentos e tornar a Caixa de

Esgoto mais eficiente.

Além do mais, talvez seja boa ideia instalá-las num local de fácil acesso – nunca se sabe se existirão problemas e, nesse caso, quererá aceder à caixa sem dificuldade.

Dependendo da dimensão do sistema de esgoto, se for necessário colocar mais do que uma caixa em determinados pontos assegure-se de que existe uma distância de mais ou menos 25 metros entre elas, para que cumpram as suas funções de forma adequada.
 

O que fazer para assegurar o bom funcionamento da sua Caixa de Esgoto?

Como já vimos, uma Caixa de Esgoto permite aceder à tubulação para se certificar que a estrutura está a funcionar da forma correta, mantendo o seu papel na manutenção de um escoamento normal das águas.

Mas como o pode fazer?

O processo é simples e deve ser feito de forma regular: abra a tampa da Caixa de Esgoto, acedendo à tubulação, e observe o fluxo de água. Se correr normalmente, saberá que não existem problemas. Caso contrário, é preciso averiguar a existência de obstruções, como plantas ou outros objetos, e removê-las.

Saiba ainda que deve proceder à limpeza das estruturas periodicamente, seja através da pressão de água de uma mangueira ou de outras misturas próprias para o efeito, para garantir o seu bom funcionamento.
 

 

À procura de bons produtos? Consulte a ODEM e descubra a oferta de Caixas de Esgoto

É verdade que os cuidados de limpeza e manutenção são a chave para garantir o bom funcionamento da sua Caixa de Esgoto e restante tubulação, mas também é importante contar com produtos resistentes, capazes de cumprir as suas funções como o esperado.

Se procura uma Caixa de Esgoto, encontra na ODEM uma gama variada de boas opções, fabricadas com materiais de excelência. Poderá ainda adquirir acessórios para estas estruturas, como tampas, aros ou grelhas, e beneficiar do melhor aconselhamento para que faça escolhas acertadas.