1. Blog
  2. /
  3. Outros
  4. /
  5. 7 critérios essenciais para escolher materiais de construção adequados para coberturas e terraços

7 critérios essenciais para escolher materiais de construção adequados para coberturas e terraços

Para quem deseja fazer uma intervenção numa cobertura ou num terraço, existem alguns cuidados fundamentais a cumprir, recomendados pelos especialistas. Um dos mais importantes é escolher materiais de construção adequados para coberturas ou terraços, preparados para uma vida ao ar livre.

Quer saber como fazer esta escolha? Neste artigo partilhamos os critérios a ter em consideração durante o processo de seleção dos materiais para tomar as melhores decisões.

Qual é a importância de escolher materiais de construção adequados para coberturas e terraços?

Uma cobertura ou um terraço são estruturas que têm como função cobrir e proteger edifícios ou criar espaços agradáveis ao ar livre. É possível que, para a sua construção, sejam utilizados diversos materiais. São exemplos as placas ou chapas de cobertura, telas ou rufos de impermeabilização, adesivos, pavimentos ou até janelas.

 

7-criterios-essenciais-para-escolher-materiais-de-construcao-adequados-para-coberturas-e-terracos-odem

 

Escolher bons materiais de construção, sejam eles quais forem, é essencial porque estará a contribuir para que a cobertura ou terraço cumpra a sua função de forma devida.

A escolha adequada dos materiais permite ainda:

  • Favorecer a durabilidade das estruturas, possibilitando que se mantenham em bom estado por mais tempo, sem problemas estruturais;
  • Prevenir reparações frequentes ou substituições inesperadas, evitando mais custos e trabalho;
  • Melhorar a eficiência do edifício, tornando a vivência nos espaços mais agradável e confortável;
  • Valorizar o edifício, favorecendo a sua estética.

O que considerar para escolher os melhores materiais de construção para coberturas e terraços?

Depois de sabermos a importância de escolher bons materiais para usar nas coberturas e terraços, é indispensável conhecer os critérios a ter em atenção durante o processo.

Veja quais são os mais relevantes:

7-criterios-essenciais-para-escolher-materiais-de-construcao-adequados-para-coberturas-e-terracos-odem-checklist

Clique na imagem para ampliar

 

1. Resistência e durabilidade

A resistência é uma das características principais a procurar nos materiais para coberturas e terraços. Estas são estruturas expostas a todo o tipo de condições adversas, desde chuva, vento ou até neve. Portanto, devem ser capazes de as suportar, sem comprometerem a sua integridade.

Também se recomenda que procure produtos com elevada durabilidade, para conseguirem cumprir o seu papel pelo tempo esperado.

Assim sendo, o conselho é que escolha, sempre que possível, materiais de alta qualidade, com bons revestimentos, proteções e composições. As chapas de policarbonato ou PVC e os pavimentos de cerâmica ou pedra são excelentes exemplos de materiais com elevada resistência e durabilidade.

2. Sustentabilidade

Os especialistas também consideram que é importante escolher materiais de construção sustentáveis para instalar nas coberturas e terraços. Deste modo, estará a contribuir para proteger o ambiente e a saúde pública, para valorizar o edifício e para evitar coimas. Estes produtos costumam ainda ser mais eficientes do ponto de vista energético.

Por isso, procure materiais:

  • Produzidos de forma pouco poluente ou tóxica;
  • Mais duráveis;
  • Com boa eficiência energética;
  • Reutilizáveis ou recicláveis.

As coberturas de policarbonato, por exemplo, costumam admitir a sua reciclagem, sendo consideradas sustentáveis.

3. Isolamento térmico e acústico

É aconselhado que os materiais usados em coberturas e terraços também tenham uma boa capacidade de isolamento térmico e acústico. Isto significa que conseguirão garantir um ambiente mais protegido nos espaços, mantendo uma temperatura mais agradável e isolando os ruídos exteriores.

Posto isto, sugerimos que procure materiais de construção que apresentem de forma clara esta especificidade. As janelas de vidro duplo ou triplo e as chapas de cobertura de policarbonato ou PVC são alguns exemplos.

 

policarbonato-7-criterios-essenciais-para-escolher-materiais-de-construcao-adequados-para-coberturas-e-terracos-odem

4. Impermeabilização

Estando expostos, os materiais para este tipo de estruturas devem apresentar um bom nível de impermeabilização. Esta particularidade permite afastar sinais de humidade, evitando infiltrações e danos estruturais nos edifícios.

As telas impermeabilizantes de polipropileno e os adesivos de alumínio são algumas opções impermeáveis.

5. Manutenção e custos associados

Fazer a manutenção dos materiais de construção usados nas coberturas e terraços é crucial para que se mantenham em bom estado. Contudo, há produtos que reduzem esta necessidade de cuidados. São estas as opções mais recomendadas. Porque:

  • Os materiais de baixa manutenção, regra geral, têm composições de qualidade mais elevada e conseguem manter melhor as suas características;
  • Pode ser difícil aceder a estas estruturas para fazer a manutenção;
  • Consegue usufruir da cobertura ou do terraço com maior tranquilidade, com menos trabalho e com menos custos associados.

Os materiais em PVC, como janelas ou chapas, são exemplos de produtos com baixa manutenção.

6. Estética

Também é boa ideia procurar escolher materiais com elevado valor estético, em especial se ficarem expostos depois de instalados. Esta é a forma de conseguir que se enquadrem na arquitetura do edifício.

Materiais de construção em policarbonato ou em vidro, por exemplo, costumam ser opções elegantes e adaptáveis.

7. Peso

Outra das sugestões é que tente escolher sempre produtos com um peso mais reduzido, se possível. Uma vez que serão colocados em coberturas ou terraços, é imprescindível que sejam seguros para a sua estrutura, prevenindo danos estruturais.

As chapas de PVC e de policarbonato costumam ser leves, pelo que representam uma boa escolha, na maioria dos casos.

Receba ajuda especializada na ODEM e escolha os melhores materiais de construção para coberturas e terraços

 

materail-policarbonato-7-criterios-essenciais-para-escolher-materiais-de-construcao-adequados-para-coberturas-e-terracos-odem

 

Os critérios mencionados neste artigo serão bastante úteis durante a escolha dos materiais a usar em coberturas ou terraços. Porém, pode ser uma grande ajuda receber aconselhamento personalizado neste processo, de forma a limitar os erros.

Com os especialistas da ODEM, pode escolher as melhores opções para o que pretende, graças ao apoio individualizado que prestam. Assim, será capaz de fazer bons investimentos, selecionando produtos apropriados.

Na ODEM pode ainda escolher e comprar uma grande variedade de materiais de construção para coberturas e terraços. Encontra uma gama muito completa de produtos para várias funções, com qualidade superior.

Contacte-nos para conseguir os materiais mais vantajosos para a sua cobertura ou terraço.
 

Veja materiais de construção para coberturas e terraços