Como escolher um painel ripado de qualidade para valorizar a decoração?
Há projetos que transformam por completo um espaço. Cobrir o teto ou uma parede com um painel ripado é uma excelente forma de tornar a decoração dos ambientes muito mais interessante. Precisa apenas de assegurar que o produto tem uma qualidade elevada e é confiável.
Para saber que painel comprar e tomar decisões acertadas, existem alguns critérios essenciais a ter em consideração. Hoje vamos partilhar quais são, para facilitar todo o processo e conseguir fazer um ótimo investimento.
A importância de comprar um painel ripado de qualidade
Como se trata de uma estrutura decorativa, é comum que, ao escolher um painel ripado, a sua qualidade seja desvalorizada, em detrimento do design. Contudo, isto é um erro. Porquê?
Ao valorizar a qualidade do painel no seu processo de compra estará a garantir que toda a estrutura se mantém em bom estado por mais tempo, resistindo ao desgaste e preservando a sua aparência e integridade. Assim, compensa o investimento realizado e evita ter de substituir o painel mais cedo do que o previsto.
Além disso, um bom painel consegue:
- Ter uma estética apelativa;
- Ser usado em diversos projetos e contextos;
- Melhorar a acústica das divisões;
- Aumentar o conforto dos ambientes.
7 fatores a considerar para escolher um painel ripado de alto nível
Durante a escolha de um painel ripado, é preciso tomar decisões quanto a aspetos como:
- Estilo: orientação, espessura e espaçamento das ripas, consoante o efeito pretendido;
- Cor: das mais claras às mais escuras, dependendo da decoração da divisão e dos seus tons;
- Tamanho: maior ou menor, conforme a área do espaço a cobrir.
Porém, para garantir uma excelente qualidade do produto, deve ter em mente outros critérios, como:
1. Materiais de fabrico
Um bom painel ripado é fabricado em materiais de elevada qualidade, com uma alta resistência, de forma a aumentar o seu tempo de vida útil. Uma composição por camadas também é recomendada. O ideal é que o painel seja formado por:
- Uma primeira camada de material acústico;
- Uma segunda camada de MDF ou derivados da madeira;
- Uma terceira camada de revestimento.
2. Acabamentos
O acabamento do painel ripado é o que oferece toda a componente estética à estrutura e o que permite manter uma boa aparência ao longo do tempo.
Certifique que o produto tem acabamentos em madeira natural, de preferência, para conseguir um aspeto mais autêntico. Podem ser de carvalho ou nogueira, por exemplo. Os tratamentos, como os vernizes, devem realçar a beleza do painel e proporcionar uma aparência lisa e uniforme.
3. Segurança
Recomendamos escolher um painel ripado com uma boa classificação de reação ao fogo. Isto significa que o produto é mais seguro e tem um bom comportamento em caso de incêndio, limitando a propagação de chamas e gerando pouco fumo.
4. Tipo de instalação
A facilidade de instalação é outro fator que deve procurar num painel de ripas. Expressa o quão prática, eficiente e segura pode ser a colocação, sem comprometer a integridade e a estética do produto.
Neste sentido, é fundamental preferir painéis que:
- Podem ser instalados em vários tipos de superfícies;
- São colocados de forma direta na parede ou no teto;
- Podem ser cortados para se ajustarem ao sítio de colocação;
- Permitem vários tipos de fixação (com parafusos ou cola adesiva, por exemplo).
5. Manutenção
Um painel ripado de alto nível tem ainda uma manutenção simples. Esta característica significa que a sua estrutura tem qualidade suficiente para se manter em ótimo estado e íntegro por muito tempo, resistindo a vários tipos de condições.
Por isso, sugerimos escolher um painel que exija poucos cuidados e tratamentos periódicos ou, pelo menos, que implique medidas de manutenção rápidas e fáceis de realizar (como a limpeza, por exemplo).
6. Nível de isolamento acústico
Quando um painel com ripas é de qualidade, contribui para isolar os ruídos do interior e para evitar os ecos. Além de aumentar o conforto dos espaços, esta capacidade garante mais privacidade e uma comunicação mais clara.
Portanto, é boa ideia preferir um painel ripado com um bom nível de isolamento acústico. A primeira camada, por exemplo, deve ser feita de fibra de poliéster, feltro, lã de rocha ou de vidro, espuma, entre outras opções semelhantes. Só assim o produto consegue absorver bem as ondas sonoras, em vez de as refletir.
7. Sustentabilidade
Hoje em dia, as medidas de sustentabilidade são cada vez mais valorizadas no setor da construção e decoração. Assim sendo, as melhores opções de painéis ripados são aquelas que respeitam os cuidados de proteção ambiental e de poupança de recursos.
Aconselhamos que escolha soluções o mais naturais possível, de preferência fabricadas com materiais reciclados.
Onde encontrar um painel ripado de qualidade superior e confiável?
Neste momento, já conhece tudo o que é importante ter em conta ao escolher um painel ripado de excelência. Resta saber onde o encontrar.
A ODEM é o lugar certo. Na nossa loja online, disponibilizamos painéis:
- Produzidos por camadas de ótimos materiais (fibra de poliéster, MDF e revestimento de folha de madeira natural);
- Com acabamentos atrativos (de diversas cores);
- Com proteção antifogo;
- Fáceis de instalar e de manter;
- Com um distinto desempenho acústico;
- Feitos de matérias recicladas.
Os nossos painéis podem ser usados em diferentes projetos, espaços e contextos e duram vários anos, com uma estética impecável. Se preferir vê-los ao vivo antes de decidir, pode comprar amostras dos produtos e confirmar a sua qualidade.
Se precisar, pode ainda solicitar ajuda para comprar o seu painel ripado, recebendo orientação e conselhos acerca do melhor produto a escolher para o seu caso.
Conheça a nossa oferta, conte com o nosso apoio e compre um produto de confiança!
Veja um painel ripado de qualidade