1. Blog
  2. /
  3. Outros
  4. /
  5. Como Instalar Perfis?

Como Instalar Perfis?

Já se deu conta de que os perfis são pormenores importantes em todas as casas? Nesse caso, talvez até já tenha decidido o modelo que pretende.

Assim sendo, é hora de pôr mãos à obra e começar a preparar a instalação.

Mas não se precipite – existem passos a seguir e recomendações a ter em consideração para alcançar o resultado esperado.

Hoje vamos dar-lhe a conhecer os aspetos mais importantes. No final deste artigo, quem sabe já se assemelhe mais a um profissional dos perfis.

 

Ver perfis

 

Prepare-se para o projeto

Se está com receio do que um projeto deste tipo pode exigir, saiba que é um processo que não envolve muito mistério, pelo que pode fazê-lo sem ajuda profissional e demorar apenas algumas horas.

Contudo, antes de se lançar ao trabalho, deve saber que seguir as recomendações e ter em consideração as instruções do fabricante é o que faz a diferença entre um resultado bem conseguido e um que ficou aquém das expectativas.

Afinal de contas, embora relativamente simples, existem fatores que podem complicar o trabalho. Sabemos que ter uma superfície uniforme e que facilite a instalação é o cenário perfeito, mas nem sempre acontece. Algumas situações exigem até instalações em diferentes ângulos.

Mais: o objetivo não passa apenas por conseguir o efeito imediato que imaginou, mas sim prevenir problemas futuros, economizando tempo e recursos.

Decerto concorda que ninguém quer um resultado amador, que parece que não exigiu planeamento e que obriga a substituições ou reparações.

Além disso, é importante prevenir situações em que um perfil não se mantém no sítio certo, por exemplo, e, por isso, aumenta o risco de tropeço, quedas ou outros acidentes.

 

como-instalar-perfis

Antes do trabalho…

Conheça as medidas necessárias

Nesta altura, esta recomendação pode até já ter sido realizada, mesmo antes da escolha do modelo de perfil que pretende.

Contudo, caso contrário, saiba que é um dos passos mais importantes, para que não tenha de viver com uma lacuna ou proceder a um novo investimento.

Assim sendo, meça com cuidado e detalhe a largura do espaço que pretende cobrir. Quanto ao comprimento, pode sempre cortar mais tarde de acordo com o que precisa.

 

Tenha à mão todos os materiais e equipamentos necessários

Como é natural, certifique-se de que dispõe de todas as ferramentas necessárias para proceder à instalação do perfil.

Confira a lista do que precisa:

  • Kit de instalação do perfil;
  • Fita métrica;
  • Lápis;
  • Serra de corte;
  • Martelo;
  • Berbequim;
  • Brocas adequadas aos fixadores do kit;
  • Cola (depende do método);
  • Silicone (opcional).

 

Guia para Instalar Perfis

Ainda que o processo de instalação possa variar de acordo com os vários tipos de perfis, de forma geral o processo é semelhante.

Antes da instalação propriamente dita, se for necessário proceder ao corte do perfil consoante as medidas necessárias meça com a fita métrica e marque com um lápis as dimensões pretendidas, seguindo para o corte com a serra.

Deve também remover qualquer detrito ou sujidade da zona onde o perfil será instalado.

A partir deste ponto, saiba que, por norma, existem duas formas de fixar estes acessórios: recorrendo a fixadores ou colando.

Se optar por colar o perfil no local que pretende, seja revestimento ou pavimento, coloque a cola na parte inferior do perfil e pressione contra a superfície.

Se for possível, coloque um objeto pesado em cima dele enquanto seca. Deve ter atenção para que ninguém pise ou mexa no local até estar tudo devidamente colado, podendo demorar, geralmente, cerca de um ou dois dias.

Se, por outro lado, pretender instalar o perfil com ajuda dos fixadores, siga os seguintes passos:

  1. Corte o perfil ao comprimento da aresta;
  2. Aplique o cimento cola na superfície sobre a qual  vai colocar o perfil;
  3. Pressione  a falange de colagem do perfil, sobre o cimento cola;
  4. Coloque o  revestimento por cima da falange  de colagem do perfil e pressione.

como-instalar-perfis-passos

 

Carregue na imagem para ver maior

Encontre tudo o que precisa para uma Instalação de Perfis exemplar

Ainda que a instalação de perfis possa ser encarado como um projeto de bricolage, bem ao estilo Do It Yourself, em caso de dúvida deve sempre optar por esclarecê-las com profissionais experientes, como os da Odem.

Afinal, terão o conhecimento necessário para um aconselhamento certeiro e que previne erros.

Mas há mais: a Odem apresenta também uma vasta gama de produtos e materiais, adequados para muitas situações diferentes, pelo que realizar um bom trabalho de instalação nunca foi tão fácil!

Ver perfis