1. Blog
  2. /
  3. Escadas de Sótão e Terraço
  4. /
  5. Está à procura de Escadas Interiores para a sua casa? Saiba como fazer a melhor escolha

Está à procura de Escadas Interiores para a sua casa? Saiba como fazer a melhor escolha

Instalar Escadas Interiores é essencial para qualquer casa com mais do que um piso. Seja para aceder a sótãos ou a caves, estas escadas permitem a ligação e circulação entre andares diferentes. Além do mais, valorizam a estética da habitação.

No entanto, existem diversos tipos de escadas. Isto faz com que, na hora de escolher, surjam algumas dúvidas sobre qual será a melhor opção.

Neste artigo explicamos quais os fatores mais importantes a ter em mente ao escolher as suas escadas interiores e partilhamos exemplos de produtos, disponíveis na ODEM, para cada necessidade.

Que tipos de Escadas Interiores existem?

As Escadas colocadas no interior das habitações apresentam diversas configurações. O objetivo é que possam ser instaladas nos mais variados contextos e para diferentes necessidades.

Além de poderem ser retas, em “L”, em “U”, em caracol, entre outras opções, variam ainda na forma como são dispostas na divisão.

Saiba quais são os principais tipos de Escadas Interiores:

  • Fixas: estas escadas permanecem sempre no mesmo sítio, abertas e fixas ao chão;
  • Recolhíveis: estes modelos podem ser abertos, para usar a escada, ou fechados, quando deixa de ser necessária, de forma manual ou elétrica. Os modelos recolhíveis podem ainda ser desdobráveis, com a estrutura a dobrar-se sobre si própria mediante dobradiças, ou do tipo pantógrafo, a encolher sobre si mesma.

Para tornar estas estruturas ainda mais adaptáveis e versáteis, podem ainda ser fabricadas em diversos materiais, como a madeira e o aço galvanizado, por exemplo.

Por fim, podem ainda ser de estrutura simples, contando apenas com os degraus, ou mais completa, integrando corrimões e estruturas de apoio.

 

Escolha Escadas Interiores para a sua casa

Que aspetos deve considerar para fazer uma boa escolha de Escadas Interiores para sua casa?

Como vimos, existem diversos modelos de escadas para casa. Para ir afunilando a lista de opções e chegar à solução certa, é muito importante ter em mente as necessidades, características da casa e as suas preferências.

Vamos então perceber quais são ao certo os fatores a considerar para escolher Escadas Interiores e quais as opções mais indicadas para cada um deles.

esta-a-procura-de-escadas-interiores-para-a-sua-casa-fatores-odem

Carregue na imagem para ver maior

Espaço disponível na divisão

O local onde precisa da escada é reduzido? Nesse caso, uma escada recolhível é mais adequada. Assim, quando estiver fechada, deixará de ocupar espaço na divisão, desobstruindo-o.

Se, por outro lado, a divisão é ampla, uma estrutura fixa de qualquer formato que ocupa mais espaço pode ser uma opção. O modelo Small da ODEM é uma solução vantajosa de Escadas Interiores fixas: composta por 12 degraus, tem um ângulo de abertura de 22,5°. Ou seja, mesmo sendo fixa, permite poupar espaço.

 

esta-a-procura-de-escadas-interiores-para-a-sua-casa-escada-small-de-parede-odem

 

Se a opção escolhida for recolhível, também é essencial considerar o espaço disponível dentro da divisão a que irá aceder. Afinal, lembre-se que é necessário guardar a estrutura. Se a área é reduzida, é melhor escolher modelos do tipo pantógrafo, pois podem ser enroladas e melhor acondicionadas.

Quem vai usar a escada

No caso de as escadas serem usadas por idosos, crianças ou pessoas com limitação motora, é fundamental escolher estruturas com elementos especiais de segurança, sejam recolhíveis ou fixas. Assim sendo, recomendamos modelos com:

  • Corrimões duplos, um de cada lado da escada;
  • Apoios superiores para facilitar a subida e descida;
  • Degraus com largura suficiente para colocar os pés com segurança;
  • Proteções antiderrapantes na base.

Tipo de uso planeado

Se a escada for usada para aceder a espaços de arrumação, por exemplo, é aconselhado escolher modelos que consigam suportar o peso de caixas, além do da pessoa que a utilizará. Então, sejam fixas ou recolhíveis, neste caso escolher Escadas Interiores com uma capacidade de carga elevada é importante.

Alguns modelos da ODEM, por exemplo, sustentam até 150 kg.

Se o objetivo for usar a escada apenas para circular entre pisos, as opções são mais alargadas, sendo que todas conseguem suportar o peso humano.

Estilo do ambiente

Ainda que sejam úteis por questões práticas e de acessibilidade, as Escadas Interiores também integram a componente estética da casa. Por isso, é boa ideia escolher opções que se adaptem aos ambientes.

As estruturas de aço galvanizado, regra geral, oferecem um estilo moderno e sofisticado. As opções recolhíveis oferecem também um toque contemporâneo único.

Para ambientes mais tradicionais, as escadas fixas, de madeira, tendem a enquadrar-se melhor.

 

esta-a-procura-de-escadas-interiores-para-a-sua-casa-escadas-de-mezzanine-odem

 

Frequência de uso

Caso pretenda utilizar as escadas muitas vezes ao dia, pode ser boa ideia optar por um modelo fixo, evitando ter de o abrir e fechar. Se, mesmo assim, preferir as opções recolhíveis, aconselhamos a selecionar escadas de fácil abertura.

Nestas situações, escolher Escadas Interiores elétricas, como as da ODEM, é uma decisão vantajosa, já que podem ser manuseadas sem qualquer esforço e de forma rápida.

Além do mais, quanto mais usar a escada, mais resistente deve ser. Tanto as opções de madeira como as de aço galvanizado são indicadas nesse caso.

Onde encontrar apoio para escolher Escadas Interiores adequadas sem erros?

Apesar destes conselhos e fatores a considerar, é muito importante que, durante a escolha, conte com ajuda profissional. O apoio especializado vai ajudar a:

  • Definir de forma específica quais as suas necessidades;
  • Conhecer as características das opções mais indicadas;
  • Perceber qual o melhor modelo ao certo para o seu caso.

Na ODEM somos especialistas neste tipo de produtos, oferecendo aconselhamento personalizado para escolher Escadas Interiores. Também disponibilizamos todas as opções referidas ao longo do artigo, assim como outras muito vantajosas e de qualidade.

Peça-nos ajuda e escolha a escada perfeita para a sua casa.

 

Escolha Escadas Interiores para a sua casa