1. Blog
  2. /
  3. Outros
  4. /
  5. 8 vantagens imperdíveis do isolamento ETICS que o tornam ideal para projetos de renovação

8 vantagens imperdíveis do isolamento ETICS que o tornam ideal para projetos de renovação

Procura boas soluções de isolamento de paredes para o seu projeto de renovação ou remodelação? Usar isolamento ETICS para revestir as paredes é uma das melhores soluções da atualidade, dado o leque alargado de benefícios que traz.

Hoje revelamos, ao pormenor, todas as vantagens desta solução, para conseguir perceber se pode ser uma boa escolha para o seu projeto em questão e para o que procura.

Como é que o isolamento ETICS é usado em projetos de renovação?

O isolamento ETICS é um tipo de isolamento por camadas para paredes, que inclui placas isolantes e elementos de fixação e acabamento. As camadas são constituídas por diversos materiais - desde a argamassa que regulariza e reveste as paredes, ao poliestireno extrudido, poliestireno expandido, cortiça, lã de rocha ou lã de vidro que constitui as placas isolantes.

Este é um tipo de sistema de isolamento muito usado em renovações, visto que é fixado na superfície das paredes já construídas, sem afetar a sua estrutura interna. No final, é coberto por um revestimento à escolha.

Sendo adaptável a diversas arquiteturas, o ETICS pode ser utilizado numa grande variedade de edifícios a serem renovados, em contexto comercial, industrial e habitacional.

8-vantagens-imperdiveis-do-isolamento-etics-que-o-tornam-ideal-para-projetos-de-renovacao-odem

Quais são os benefícios de usar isolamento ETICS para renovar um edifício?

A estrutura por camadas que distingue o isolamento ETICS de outras soluções para isolar paredes oferece várias vantagens.
Vamos conhecê-las agora.

checklist-vantagens-8-vantagens-imperdiveis-do-isolamento-etics-que-o-tornam-ideal-para-projetos-de-renovacao-odemClique na imagem para ampliar

 

1. Instalação pelo exterior

Uma das principais características do sistema ETICS é que é colocado a partir do exterior, ou seja, é fixado na superfície externa das paredes. Assim, evita ter de as partir para o colocar no seu interior, como acontece com outras soluções de isolamento.

Este fator traz, por si só, algumas mais-valias, em especial para renovações. Veja:

  • Pode poupar tempo e trabalho com o projeto, pois a instalação é mais rápida e simples;
  • O edifício pode continuar a ser utilizado, mesmo com as obras a decorrer;
  • Poupa espaço no interior do edifício, dispensando a espessura das camadas isolantes.

2. Eficiência energética

O isolamento ETICS contribui para a eficiência energética dos edifícios. As suas camadas garantem um nível de isolamento térmico muito elevado, evitando as trocas de calor entre o ambiente interior e o exterior. Isto permite que:

  • A temperatura interior se mantenha constante;
  • O conforto no interior dos edifícios seja maior;
  • Seja necessária menos energia para climatizar os edifícios (com sistemas de aquecimento ou arrefecimento);
  • A classe energética dos edifícios aumente.

Além do isolamento térmico, esta também é uma solução com boas capacidades de isolamento acústico.

3. Durabilidade

O sistema ETICS é um isolante muito resistente, dada a sua estrutura composta por diversas camadas de materiais. Por isso, torna-se também muito durável, aguentando vários anos em excelentes condições.

Esta durabilidade permite dispensar novos projetos de renovação, poupando tempo e trabalho.

4. Estética

Uma vez que o isolamento ETICS é colocado pelo exterior, favorece a uniformização da fachada dos edifícios, proporcionando uma superfície mais regular e valorizando a sua estética.

Ao revestir as paredes, também é muito vantajoso para projetos de renovação em que as fachadas dos edifícios estão degradadas, cobrindo as imperfeições.

 

danos-8-vantagens-imperdiveis-do-isolamento-etics-que-o-tornam-ideal-para-projetos-de-renovacao-odem

O sistema ETICS inclui ainda a colocação de perfis que oferecem o acabamento perfeito às esquinas das paredes. Também admite a colocação de uma grande variedade de revestimentos (em cerâmica, pedra, reboco, entre outras opções), oferecendo a possibilidade de escolher os que mais valorizam o edifício em questão, do ponto de vista estético.

5. Proteção estrutural

Ao renovar um edifício com a colocação do isolante ETICS, está a reforçar a estrutura das paredes, graças às diversas camadas que o compõem. Portanto, estas tornam-se mais resistentes a danos e a integridade estrutural de todo o edifício é preservada.

Apesar deste fator, o ETICS é um isolante leve, pelo que o risco de sobrecarregar as paredes é inexistente.

6. Sustentabilidade

O isolamento ETICS é sustentável e preserva o ambiente, o que torna o projeto de renovação mais ecológico. Porquê? Existem várias razões, como:

  • Diminui o impacto ambiental dos edifícios, porque há menos necessidade de gastar energia com climatização;
  • Reduz a acumulação de resíduos, ao evitar alterar a estrutura interna das paredes;
  • Poupa recursos, dado que as paredes se mantêm intactas, sem necessidade de serem reconstruídas.

7. Relação custo-benefício

A durabilidade do sistema ETICS permite limitar os gastos com novas soluções de isolamento, o que faz com que poupe a longo prazo.

O facto de reduzir a necessidade de sistemas de climatização e o gasto de energia também é vantajoso do ponto de vista económico.

Assim sendo, o investimento feito com este isolamento é compensado de forma muito fácil.

8. Impermeabilização

O ETICS é uma solução de isolamento com altas capacidades impermeabilizantes. Isto é, é muito eficaz a manter a água e a humidade afastadas das paredes, pois as camadas isolantes protegem-nas. Por vezes, este sistema pode até incluir perfis com goteiras que direcionam a água para outros locais.

Por este motivo, contribui para a integridade da estrutura do edifício.

Onde comprar isolamento ETICS de confiança e com qualidade elevada?

 

aplicar-8-vantagens-imperdiveis-do-isolamento-etics-que-o-tornam-ideal-para-projetos-de-renovacao-odem

Agora que já sabe que vantagens tem o sistema ETICS e por que é uma excelente escolha para renovações, chegou o próximo passo: saber se é indicado para o seu projeto em concreto e escolher o local onde adquirir os materiais necessários.

A ODEM conta com uma equipa muito experiente em soluções de isolamento que pode aconselhar acerca da melhor escolha para o seu caso. Assim, contribui para uma decisão mais segura.

Na loja online da ODEM pode também comprar os materiais necessários para instalar um isolamento de forma exemplar. Encontra produtos com características muito vantajosas e uma excelente relação preço/qualidade.

Com os nossos profissionais, pode ainda receber orientação para escolher os materiais certos para instalar o isolamento ETICS.

Desfrute do nosso acompanhamento e produtos e consiga o isolamento perfeito para as suas renovações.
 

Veja produtos para colocar isolamento ETICS