1. Blog
  2. /
  3. Outros
  4. /
  5. Guia de eficiência energética: como escolher materiais de construção que contribuem para a eficiência energética dos edifícios?

Guia de eficiência energética: como escolher materiais de construção que contribuem para a eficiência energética dos edifícios?

Gostava de comprar materiais de construção eficientes a nível energético para a sua obra? Esta é uma preocupação legítima e cada vez mais comum, em especial para quem tem como prioridade respeitar princípios de sustentabilidade e de poupança e para quem procura opções de construção mais responsáveis.

Se é o seu caso, é essencial saber ao certo como fazer a escolha destes materiais e que critérios é importante priorizar. É o que vamos descobrir neste artigo. Assim, garante que o processo de seleção de produtos eficientes é facilitado.

O papel dos materiais de construção na eficiência energética dos edifícios

Existem alguns materiais de construção que, devido às suas propriedades, contribuem para os edifícios terem uma temperatura interior confortável e constante. No fundo, ajudam a evitar as grandes oscilações de temperatura e as trocas com o ambiente exterior.

Por isso, estes materiais permitem um consumo mais otimizado de energia, controlando-o ou até reduzindo-o. Com uma temperatura estável e confortável, o uso de sistemas de climatização deixa de ser necessário ou pode ser diminuído. E, assim, estes materiais contribuem para a eficiência energética dos edifícios.

Alguns exemplos de materiais que favorecem esta eficiência energética são:

  • Janelas e portas;
  • Sistemas de isolamento de paredes e tetos;
  • Soluções de coberturas de edifícios.

Os benefícios de escolher materiais de construção eficientes a nível energético

Existem vários benefícios de escolher materiais de construção com alta eficiência energética, por permitirem uma poupança de energia. Estes podem ser sentidos a curto, médio ou longo prazo.

Conheça-os:

  • Poupa na conta da eletricidade, ao diminuir o consumo de energia com sistemas de climatização;
  • Promove um ambiente interior mais confortável, ao manter uma temperatura mais equilibrada e sem variações;
  • Mantém os materiais por mais tempo, já que, muitas vezes, a alta eficiência está relacionada com uma maior durabilidade;
  • Protege o ambiente, porque usa materiais mais sustentáveis, que contribuem para a poupança de recursos e para a redução da pegada ecológica;
  • Evita coimas e consequências legais, ao respeitar as regulamentações atuais de sustentabilidade e eficiência;
  • Valoriza o imóvel, pois a eficiência energética é um fator muito valorizado pelos compradores.

7 critérios para escolher materiais de construção eficientes

Após percebermos como os materiais podem favorecer a eficiência energética dos edifícios e as vantagens de os usar, é altura de descobrirmos como os pode escolher.

Regra geral, as opções mais eficientes reúnem alguns critérios específicos. Vejamos quais são, dando como exemplos alguns produtos de elevada eficiência energética disponíveis no mercado.

infografico-guia-de-eficiencia-energetica-odem

Clique na imagem para ampliar

1.     Inovação tecnológica

Com o constante desenvolvimento dos materiais de construção, já existem produtos que incorporam sistemas e tecnologias inovadoras que contribuem para melhores resultados energéticos. Quando possível, é fundamental que os priorize.

As janelas de vidro duplo ou triplo são um bom exemplo destes materiais. Estas opções vieram aumentar a capacidade de isolamento da temperatura e diminuir a transferência de calor entre ambientes.

As janelas ventiladas são também um excelente exemplo de materiais eficientes com inovação tecnológica. Estas integram um sistema que admite a ventilação do local sem comprometer a temperatura interior.

2.     Alto nível de isolamento

Os materiais mais eficientes do ponto de vista energético costumam ter boas capacidades de isolamento. Ao escolher produtos com esta característica, será mais fácil preservar a temperatura interior, sem ter de aumentar o gasto de energia.

Um exemplo de material com um bom nível isolante é o sistema de isolamento de paredes por camadas, como o ETICS.

 

isolamento-termico-do-sotao-guia-de-eficiencia-energetica-odem

3.     Capacidade impermeabilizante

Materiais com superfícies impermeáveis costumam também ter um bom desempenho energético e proporcionar um isolamento térmico satisfatório. Isto acontece porque, ao evitarem a acumulação de condensação e de humidade, previnem a criação de pontos de passagem de correntes frias ou quentes para o interior dos edifícios.

São exemplos destes materiais as telas transpirantes ou rufos com impermeabilização elevada usados em coberturas e em janelas.

4.     Estrutura interna de qualidade

Ao escolher materiais para a sua obra, sugerimos que procure conhecer as suas estruturas internas. Produtos com boas tecnologias de fabrico e com materiais, tratamentos e camadas de qualidade tendem a ser mais eficientes a nível energético e a favorecer um bom isolamento do ambiente.

As placas de policarbonato usadas em coberturas ou revestimentos são uma boa opção de materiais de construção com uma estrutura interna eficiente.

5.     Capacidade de vedação

Para favorecer a eficiência energética dos edifícios, prefira materiais que permitam a sua boa vedação e impeçam a entrada e saída de ar. Deste modo, assegura a inexistência de pontos de fuga da temperatura.

Esta propriedade é ainda mais importante em soluções como chapas, placas e telhas de cobertura ou em janelas e portas.

 

coberturas-valencia-antracite-guia-de-eficiencia-energetica-odem

6.     Capacidade refletora

Os materiais que refletem a luz do sol podem ajudar a reduzir a absorção de calor. Então, contribuem para a manutenção de uma temperatura interior mais equilibrada, sendo ideais para quem procura eficiência energética.

Algumas soluções de coberturas, como as chapas, apresentam esta característica.

Encontre os materiais de construção mais eficientes na ODEM

Agora que já descobriu como escolher materiais eficientes do ponto de vista energético, resta saber onde os comprar.

 

website-guia-de-eficiencia-energetica-odem

Na ODEM, pautamo-nos por oferecer soluções com o melhor desempenho possível. Portanto, disponibilizamos uma gama de produtos que primam por uma eficiência energética elevada e que oferecem todos os benefícios que esta característica pode trazer. Temos soluções de diversas categorias e para diferentes funções, de qualidade garantida.

Os nossos profissionais ajudam também a escolher os materiais de construção certos para o que precisa, tendo em consideração os graus de eficiência exigidos.

Contacte-nos e aproveite ao máximo as vantagens que a eficiência energética pode oferecer.

 

Veja materiais de construção eficientes