1. Blog
  2. /
  3. Outros
  4. /
  5. Perfis de Cerâmica: Conheça os seus materiais e funções para obter acabamentos perfeitos

Perfis de Cerâmica: Conheça os seus materiais e funções para obter acabamentos perfeitos

Os acabamentos são detalhes que se transformam numa mais-valia em qualquer casa ou projeto de construção. Os perfis de cerâmica são a ajuda ideal para que a sua obra fique completa

Estes perfis podem ser de diversos materiais como alumínio, aço Inox ou PVC, para se adequarem a qualquer ambiente doméstico. São usados nos acabamentos de cantos de paredes, remates de escadas, unir pavimentos do mesmo nível, entre outros. 

Neste artigo vamos partilhar consigo informações sobre os materiais utilizados nos Perfis de Cerâmica, as suas características e funcionalidades para que possa escolher a melhor solução para as suas necessidades. 

Conheça os materiais de Perfis para Cerâmica mais utilizados e as suas características 

1. Alumínio: Perfil resistente e multifunções

Este material é o ex libris na construção: é leve, resistente e multifacetado. Uma das principais vantagens deste perfil de cerâmica é a sua adaptação aos revestimentos, desde a cerâmica à madeira. 

O alumínio é fácil de manusear e, por isso, torna-se num material versátil. Podendo ser usado em remates de cantos de paredes, rodapés, mas também em pavimentos com o mesmo nível ou com degraus.

perfil-escada-aluminio-odem-1Ver Perfil Escada Aluminio 

2. PVC: Perfil decorativo e de proteção 

Este perfil apresenta diversas opções de cores, é eficaz na conciliação de diferentes texturas e deixa os acabamentos fluidos. É uma excelente opção decorativa. 

O PVC é um material resistente à exposição a raios UV, humidade, ao choque e ajuda a proteger os cantos de embates. Este perfil para cerâmica tem uma grande durabilidade. 
perfil-jolly-pvc-odem

Ver Perfil Jolly PVC 

3. Inox: Perfil elegante e de limpeza fácil 

O perfil de cerâmica em Inox impede a corrosão que dá origem a problemas de ferrugem e evita a concentração de bactérias e fungos. Por ser antioxidante é uma excelente opção para cozinhas e casas de banho. 

A higienização é simples e o material mantém-se bonito e intacto durante muito tempo. Este perfil permite acabamentos requintados devido ao seu aspecto sempre brilhante e limpo.  

perfil-terminal-inox-odemVer Perfil Terminal Inox 

Verifique a utilidade dos Perfis de Cerâmica na instalação de revestimento 

Instalar perfis para cerâmica é essencial para dar o toque final à aplicação de pavimento ou revestimento de ambiente. Vai contribuir para acrescentar qualidade ao trabalho, mostrando cuidado e preocupação com certos detalhes. 

Os perfis para cerâmica podem apresentar as seguintes funções: 

Decoração 

Nos vários espaços domésticos podem encontrar-se diferentes tipos de revestimento, com designs distintos que têm de combinar quando se encontram, sejam superfícies planas ou com alturas diferentes, assim como em arestas retas ou curvilíneas. 

É no local de transição de pavimentos que os perfis para cerâmica têm um papel decorativo e de equilíbrio importante, unindo ambos. Quanto à escolha do material, vai depender do ambiente que se pretende criar. 

Remates finais 

Quando o revestimento do piso se junta ao da parede cria ângulos internos sem ligação. Para estas situações, os rodapés são os perfis para cerâmica mais utilizados pois permitem tapar o espaço que fica entre as peças, cortar com o antiestético e facilitar a limpeza.  

Nas esquinas das paredes é preciso unir as arestas para que o trabalho fique finalizado. É comum usar perfis para cerâmica em PVC com formato arredondado para criar contornos suaves.  

Os perfis de cerâmica para escadas são usados por questões estéticas para fazer os acabamentos entre as peças, mas também para garantir a proteção do degrau e segurança de quem desce ou sobe as escadas. 

Resolução de defeitos 

Nos cortes da cerâmica, como as meias esquadrias ou pequenos remendos, por vezes surgem falhas nas terminações. Com os perfis de cerâmica essas imperfeições podem ficar tapadas sem existir necessidade de refazer o trabalho, poupando tempo e dinheiro.

Segurança do espaço

Uma das funções dos perfis de cerâmica são os remates finais, como já foi referido, mas para além da questão estética, também têm um efeito de proteção. 

Os acabamentos vão permitir proteger o material da fragilidade das peças nos cortes mais finos, em ângulos de 45 graus e nas arestas. Desta forma, o revestimento torna-se mais robusto nas suas terminações.

Os perfis de cerâmica ao rematar essas junções vão torná-las mais seguras, prevenindo acidentes domésticos. Como por exemplo:  

  • Choques com arestas pontiagudas e salientes;
  • Quedas em escadas por falta de marcação dos degraus 
  • Tropeções em piso plano porque as transições estão incompletas. 

Decida qual o Perfil de Cerâmica que vai usar com o apoio da ODEM 

Agora que já conhece os materiais, as funções dos perfis de cerâmica e a importância destes acabamentos para o resultado final do seu projeto, chegou o momento de decidir quais são os perfis que vai precisar para a sua obra.  

Consulte a ODEM para escolher os perfis de cerâmica, saiba que pode contar com os seus profissionais especializados para aconselhar e recomendar as melhores opções do mercado.

Para além da variedade de perfis no seu catálogo online, podem ainda oferecer outras soluções à medida. 

Combine elegância com funcionalidade e consiga acabamentos perfeitos!

Escolha os Perfis de Cerâmica