1. Blog
  2. /
  3. Outros
  4. /
  5. 9 factos sobre as Placas de Policarbonato que as tornam ideais para o seu projeto

9 factos sobre as Placas de Policarbonato que as tornam ideais para o seu projeto

Se está à procura de soluções de cobertura para o seu projeto de construção tem de conhecer aquela que tem conquistado cada vez mais atenção – falamos das Placas de Policarbonato.

Tratam-se de produtos que, além de cumprirem a sua função, trazem ainda uma série de vantagens para o seu espaço e para o seu quotidiano, sobretudo graças ao material que as compõem.

Vamos explicar-lhe tudo neste artigo.
 

Ver Placas de Policarbonato

O que são Placas de Policarbonato e onde podem ser utilizadas?

As placas de policarbonato são estruturas de cobertura exterior ou interior compostas por um polímero termoplástico derivado do ácido carbónico – o policarbonato -, funcionando como alternativa de qualidade a outras soluções mais tradicionais, como o vidro.


placas-de-policarbonato-odem

Carregue na imagem para ver mais

 

O principal objetivo das placas de policarbonato é proteger as estruturas onde são instaladas, em especial contra agentes externos que as possam danificar ou comprometer o seu funcionamento, seja em contextos comerciais, industriais ou residenciais.

Nesse caso, podem ser incorporadas em locais como:

  • Varandas e terraços;
  • Pérgulas e outras zonas de lazer ao ar livre;
  • Piscinas;
  • Estufas;
  • Estádios desportivos;
  • Parques de estacionamento.

Podem ser também utilizadas para organização de espaços, por exemplo em contexto de escritório.
 

Por que razão as Placas de Policarbonato são boas opções de cobertura?

Perante todas as soluções para o mesmo efeito, porquê escolher as Placas de Policarbonato? A resposta relaciona-se com as suas características, que se revelam autênticas vantagens. Veja quais são.
 9-vantagens-das-placas-de-policarbonato-para-cobertura-odem

Carregue na imagem para ver maior

1. Têm uma resistência elevada

Uma das particularidades do policarbonato é a sua resistência, bem superior à do vidro, por exemplo. Assim, as placas deste material conseguem manter as suas condições intactas em caso de impacto, daí serem ideais para coberturas.

Isto significa que condições ou situações adversas como queda de granizo ou até de galhos das árvores não serão problema.

Esta capacidade faz com que estes produtos sejam, por consequência, muito duráveis.
 

2. Facilitam a instalação e manuseamento

O policarbonato é também conhecido pela sua leveza, agilizando, primeiro, o seu transporte e, depois, a sua instalação.

Além disso, dispensam a necessidade de utilizar ferramentas especializadas para o seu corte, facilitando a sua manipulação.
 

3. Permitem economizar custos

Para além de serem, de modo geral, de baixo custo, pelo menos quando comparadas com outras soluções, com as Placas de Policarbonato é pouco provável que precise de gastar recursos em reparações ou substituições, graças à sua resistência.
 

4. Adaptam-se a todos os espaços

O policarbonato é fácil de moldar, apresentando flexibilidade – pode ser manipulado ou curvado (em especial quando aquecido), até atingir o formato desejado, sem comprometer a sua qualidade. Pode ainda ser cortado sem esforço, ainda que existam placas com diversas medidas.

Esta possibilidade de ser configurado de diversas formas garante que se adapta ao espaço onde será colocado.
 

5. Admitem a passagem de luz solar

As Placas de Policarbonato são conhecidas pela sua transparência, mesmo com espessuras consideráveis, permitindo a passagem de luz natural. É por isso que são ideais para espaços que, embora precisem de cobertura, exijam luminosidade.

Esta transparência, dependendo do local em que são instaladas, também pode criar a ilusão de maior amplitude dos espaços, além de proporcionarem um ambiente elegante.


odem-placas-de-policarbonatoCarregue na imagem para ver mais
 

6. Asseguram o isolamento térmico e acústico

Estas opções são muito eficientes na preservação do calor – daí a sua utilização frequente em estufas e coberturas de piscinas. Também em telhados, por exemplo, conferem um isolamento térmico apropriado, permitindo até, quem sabe, reduzir custos de energia com aquecimento.

Também proporcionam isolamento acústico, sendo, por isso, ideais para utilizar como divisórias em escritórios.
 

7. Garantem a segurança

É fácil perceber que, em comparação com o vidro, por exemplo, estas placas são muito mais seguras, pois dispensam o risco de fraturar. A sua resistência a impactos é, então, um indicador de segurança.

Além do mais, como são muito leves, quanto utilizadas como cobertura excluem eventuais danos estruturais.

Estas soluções podem ainda ter proteção contra raios Ultravioleta numa das suas faces, impedindo até certo ponto a sua passagem. É por isso que são perfeitas para zonas de lazer ao ar livre.

Por último, evitam a propagação de chamas, garantindo a segurança mesmo em caso de incêndio.
 

8. Dispensam grandes cuidados de manutenção

Instala a placa e sabe que terá de despender pouco tempo a cuidar dela – é o cenário ideal, concorda? Isto é possível porque consegue manter o seu bom estado ao longo do tempo, evitando até o desgaste ou o amarelecimento das superfícies expostas.

Assim sendo, economiza nos custos de manutenção. Os únicos cuidados que tem de assegurar é fazer uma instalação correta, evitando problemas futuros, e ir limpando dentro do possível para aumentar a sua vida útil.
 

placas-de-policarbonato-adaptam-se-a-todos-os-espacos-odemCarregue na imagem para ver mais

9. São ecológicas

As placas de policarbonato são amigas do ambiente, podendo ser recicladas. Ao optar por estes produtos, saberá que está a respeitar as exigências de preservação ambiental cada vez mais prementes na sociedade atual.
 

Confie nos parceiros certos para adquirir as suas Placas de Policarbonato

Depois de conhecer todas as características das Placas de Policarbonato e de perceber por que podem ser benéficas, chegou a hora de escolher o melhor produto. Para isso, deve procurar ajuda especializada que partilhe consigo recomendações importantes sobre a sua utilização e que disponha das soluções que procura.

A Odem conta com uma equipa experiente em soluções de cobertura, capaz de lhe proporcionar o acompanhamento que deseja. Além disso, oferece Placas de Policarbonato eficientes, com garantia de 10 anos e muito resistentes.

No final, poderá usufruir da sua solução sabendo que será a melhor que poderia ter escolhido!

 

Ver Placas de Policarbonato