Problemas com a tampa de sifão: veja os que podem surgir e como os resolver ou evitar de forma eficaz
Vai renovar ou construir uma casa de banho? Instalar uma tampa de sifão no piso, conectada com o sistema de canalização, é um dos passos que se costumam seguir. Contudo, estes elementos podem apresentar alguns problemas, sendo fundamental saber como resolvê-los.
Neste artigo, vamos listar os principais inconvenientes que podem envolver estas tampas e explicar como solucionar cada um deles. Vamos também partilhar alternativas para os evitar e aprender a contorná-los.
Que problemas podem surgir com a tampa de sifão?
Uma tampa de sifão é um elemento que integra a rede de esgoto. A sua função é tapar um sifão que reúne as águas vindas de vários pontos da casa de banho e permitir o acesso ao mesmo, quando necessário. É este sifão que orienta as águas usadas em direção ao sistema de evacuação e impede o retorno de gases do esgoto.
É possível ligar a tampa de sifão a vários tipos de sifões: maleáveis, rígidos, em PVC, em alumínio, entre outros. A própria tampa pode ser feita de diversos materiais, sendo o metal o mais habitual.
Por estar exposta, no piso, e em contacto com as tubagens do esgoto, a tampa que cobre o sifão pode sofrer alguns problemas. Vamos conhecer alguns cenários possíveis:
1. Oxidação e corrosão
Caso seja de metal não inoxidável, a tampa que cobre o sifão pode começar a oxidar, em especial se for exposta a certos produtos químicos e se a divisão onde se encontra for muito húmida.
Após a oxidação, podem aparecer sinais de corrosão, como pequenas manchas, prejudicando o seu aspeto. À medida que a corrosão alastra, o manuseamento da tampa também pode tornar-se mais difícil, complicando o acesso ao sifão e ao esgoto.
2. Obstruções
O sifão e a rede de esgoto são locais onde circulam resíduos e sujidade. Se estes resíduos se acumularem, podem obstruir a tampa do sifão. Isto dificulta o seu manuseamento e abertura e compromete a evacuação de águas.
3. Vazamentos de água
Por vezes, podem ocorrer alguns vazamentos de água do esgoto pela tampa que cobre o sifão. Além de provocar o retorno dos odores, este problema pode ainda conduzir a inundações, comprometendo o bom estado dos materiais da casa de banho.
O vazamento de água pela tampa pode acontecer perante um dos seguintes cenários:
- Obstrução do sifão e da tampa;
- Má colocação da tampa;
- Ligação desadequada entre a tampa, o sifão e restante tubulação de esgoto;
- Excesso de fluxo de água que passa pelo sifão;
- Má vedação ou desgaste das juntas da tampa.
4. Fraturas e desgaste
Como está instalada no piso da casa de banho, a tampa de sifão está sujeita a cargas e aos efeitos da circulação de pessoas. Por isso, é possível que, ao longo do tempo, vá apresentando sinais de desgaste, como riscos. Em casos mais extremos, pode até fraturar-se, deixando o sifão exposto.
O que fazer para resolver os problemas que podem surgir com a tampa de sifão?
Todos os problemas que podem ocorrer com uma tampa de sifão trazem inconvenientes, de gravidade variável. Porém, podem ser resolvidos. A estratégia mais recomendada depende do tipo de desafio que surgir.
Nos casos em que a tampa está obstruída, a solução passa pela sua desobstrução. Isto pode incluir uma limpeza da estrutura e do sifão, excluindo os resíduos acumulados.
Se ocorrerem vazamentos resultantes da má colocação da tampa ou da incorreta conexão entre a mesma e o sifão, refaça o trabalho. Instale a tampa segundo as orientações do fabricante e realize as ligações da forma certa. Caso precise, peça a ajuda de especialistas. Quando necessário, vede também melhor as juntas da tampa.
Em certas situações, a melhor estratégia é substituir a tampa. Se estiver corroída, desgastada ou partida, a sua integridade e aspeto podem já estar demasiado comprometidos para continuar a ser utilizada.
Como evitar os problemas com a tampa de sifão?
Já vimos que tipo de problemas podem surgir com uma tampa de sifão e como os solucionar. No entanto, saiba que também existem maneiras de os prevenir. Os cuidados mais recomendados são:
- Fazer inspeções regulares e certificar o bom estado da estrutura;
- Limpar com regularidade a tampa e o sifão;
- Evitar colocar cargas muito pesadas sobre a tampa;
- Arejar os espaços para prevenir a acumulação de humidade.
Há ainda um meio para evitar todos os problemas que podem aparecer com estas soluções: substituir a tampa de sifão por um ralo ou canal sifonado, que tem um sifão já integrado. Portanto, liga-se de forma direta aos tubos de esgoto, dispensando a conexão a um sifão comum a toda a casa de banho e o uso de tampa para o cobrir.
Estes ralos e canais beneficiam também:
- A montagem do sistema de evacuação de águas, pois são práticos de instalar;
- O acesso ao sistema de esgoto, porque são fáceis de abrir;
- A evacuação de águas, já que admitem a passagem de grandes fluxos.
Onde encontrar tudo o que precisa para evitar os problemas com a tampa de sifão?
Depois de ler este artigo, já sabe ao certo como lidar com cada desafio que as tampas que protegem os sifões podem trazer. Mas, se pretende facilitar a sua vida e simplificar o sistema de canalização ao optar por um ralo ou canal sifonado, escolha um bom local para o comprar.
A ODEM é especialista em sistemas de evacuação de águas. Na loja online, consegue comprar ralos ou canais com sifão integrado de vários modelos e materiais, de elevada qualidade. Os produtos admitem a passagem de grandes quantidades de água, aumentando a sua eficiência. Têm uma estética atrativa e ainda são muito resistentes à passagem do tempo.
Se precisar de ajuda a escolher o melhor ralo sifonado para substituir a tampa de sifão, contacte a nossa equipa. Temos profissionais muito experientes que proporcionam um acompanhamento próximo.
Explore a nossa loja online e torne qualquer casa de banho muito mais funcional, livre de problemas!
Veja alternativas à tampa de sifão