Se há pequenas peças que têm um papel fundamental em qualquer projeto de construção ou remodelação são os rodapés. Criam uma linha de transição entre paredes e pisos, oferecendo um ótimo acabamento a ambas as superfícies. Existem rodapés de vários materiais, mas, ao comprar um rodapé em poliestireno, as vantagens são imensas.
Gostava de saber ao certo quais são as mais-valias deste produto? Neste artigo, vamos especificar cada benefício, para perceber se esta opção é a mais adequada para o que pretende.
Um rodapé em poliestireno é feito à base de um polímero sintético, extraído, em grande parte, do petróleo. Uma das suas particularidades é o facto de ser muito versátil. Assim, pode ser utilizado na maior parte dos contextos, seja residencial, comercial, industrial ou outro.
Regra geral, é colocado no interior dos edifícios. Porém, também pode ser instalado no exterior, desde que se tratem de áreas cobertas, sem exposição direta a agentes climatéricos.
Quanto à superfície de instalação, pode ser fixado em paredes de alvenaria, de gesso cartonado, com revestimento cerâmico, entre outras opções.
Além da versatilidade de aplicação, as características que um rodapé em poliestireno tem são muito variadas e vantajosas. É por isso que esta é uma excelente solução para quem procura bons rodapés.
Vamos conhecer ao certo quais são os seus benefícios.
Clique na imagem para ampliar
Dada a sua composição, os rodapés feitos de poliestireno têm uma resistência elevada. Esta é ainda maior quando se trata de rodapés de alta densidade, isto é, mais compactos e sólidos.
A resistência deste tipo de rodapé é notada em caso de impactos, sendo capaz de suportar o desgaste diário. Portanto, podem ser usados em locais de grande circulação de pessoas.
Ao contrário do que acontece com outros produtos (como os rodapés em MDF ou madeira), os rodapés fabricados em poliestireno resistem também ao apodrecimento, evitando a absorção de água, e por isso são apropriados para espaços húmidos.
Por fim, estas soluções têm ainda uma alta resistência a produtos químicos (utilizados, por exemplo, na higienização das paredes e pisos) e a pragas (por serem feitos de um material sintético).
O tempo de vida útil de um rodapé em poliestireno costuma ser longo, desde que as boas regras de manutenção sejam cumpridas. Na prática, isto significa que conserva a sua integridade e bom aspeto ao longo do tempo. Esta durabilidade está, em grande parte, relacionada com a sua capacidade de resistência.
Durando mais tempo, previne custos adicionais com a sua substituição. É por isso que os rodapés feitos de poliestireno compensam o investimento realizado, apresentando uma ótima relação custo-benefício.
Estes produtos podem variar no seu design, tendo um rebordo curvo ou quadrado. Podem também ser lisos ou apresentar reentrâncias, por exemplo para integrar iluminação, e ter alturas diversificadas.
Seja qual for o estilo, os rodapés de poliestireno distinguem-se por serem muito elegantes, oferecendo um efeito sofisticado que se enquadra em qualquer ambiente e decoração.
Os cuidados de manutenção que um rodapé em poliestireno exige são muito simples e práticos de realizar. Basta fazer uma limpeza regular com um pano seco ou húmido, eliminando o pó e outras impurezas e sujidades.
Ao contrário dos rodapés de madeira, dispensa cuidados de pintura, lixamento ou tratamento.
É possível adaptar e personalizar os rodapés feitos de poliestireno a nível de cor. Ou seja, podem ser pintados para se integrarem melhor no espaço de instalação, desde que use uma tinta à base de água.
Além disso, são produtos flexíveis, o que aumenta a sua maleabilidade e adaptação a diversas superfícies, incluindo as mais irregulares.
Estes rodapés podem ainda ser cortados à medida, de forma prática, para se adequarem ao local de fixação.
A instalação destes rodapés é muito simples, em especial porque são produtos leves e adaptáveis. De modo geral, instalar um rodapé em poliestireno é como instalar qualquer outro perfil de acabamento.
Antes de começar, garanta que mede bem o local onde o rodapé irá ser colocado, realizando depois o seu corte, se necessário, com uma serra ou um serrote.
Depois, terá apenas de:
Sendo tão fácil, a aplicação destes rodapés requer pouco tempo e pouca mão de obra.
Os rodapés fabricados em poliestireno podem ser recicláveis, o que significa que a sua produção e uso é muito mais sustentável. São opções mais ecológicas, que respeitam e protegem o meio ambiente.
O facto de ser durável e de prevenir uma substituição frequente também faz de um rodapé em poliestireno uma solução que permite poupar resíduos.
Já percebeu o quanto instalar rodapés feitos de poliestireno no seu projeto pode ser vantajoso? Então, saiba onde pode comprar bons produtos, que agregam todos os seus extraordinários benefícios.
A ODEM disponibiliza uma gama variada destes rodapés de alta densidade, que potenciam as suas características de resistência e durabilidade. Encontra produtos de estilos e alturas distintas, adequados para diferentes necessidades. Há, inclusive, opções especiais para integrar fitas LED, uma solução muito moderna que se destaca em qualquer local.
Pode também requisitar apoio profissional para escolher e comprar o melhor rodapé em poliestireno para o seu caso, beneficiando da experiência da nossa equipa.
Visite a loja online e entre em contacto connosco para usufruir daquele que é um dos produtos mais vantajosos do mercado.
Veja um rodapé em poliestireno