1. Blog
  2. /
  3. Outros
  4. /
  5. Já conhece todas as aplicações das Placas de Policarbonato para a sua obra?

Já conhece todas as aplicações das Placas de Policarbonato para a sua obra?

Instalar Placas de Policarbonato num projeto de construção é um processo mais ou menos simples, que exige pouco esforço e poucas ferramentas. Mas o melhor é que estas placas podem ser colocadas em diversos locais, sendo usadas para diferentes projetos e objetivos.

Isto acontece porque se tratam de produtos muito versáteis, graças às suas características e às particularidades que o próprio material oferece.

Neste artigo vamos partilhar algumas ideias para utilizar as placas feitas de policarbonato nos seus projetos enquanto profissional.

A adaptabilidade das Placas de Policarbonato

As placas fabricadas em policarbonato são feitas num tipo de plástico que deriva de partículas de carbono, sendo compostas por diversas camadas. São conhecidas pela sua resistência e pelo facto de deixarem passar a luz do sol. Ainda assim, a sua principal vantagem está relacionada com a sua capacidade de se adaptarem a diferentes contextos. Mas porquê?

O policarbonato é um material leve, flexível e moldável, que admite transformações sem implicar danos. Assim sendo, é possível manipular as Placas de Policarbonato com facilidade, curvá-las e até cortá-las para que se adequem ao local de instalação. Esta é uma das principais razões para que estes produtos sejam tão versáteis.

Outras características destas placas contribuem para a sua adaptabilidade, como por exemplo:

  • Estão disponíveis em vários tamanhos;
  • Têm um design elegante e simples, que se enquadra em diferentes ambientes;
  • Possuem uma tonalidade neutra, próxima ao transparente.

Descubra as possíveis aplicações das Placas de Policarbonato

Em primeiro lugar, saiba que as placas feitas em policarbonato podem ser usadas tanto no interior de edifícios como ao ar livre. A sua aplicação no exterior é possível graças à sua elevada resistência e capacidade de se manterem íntegras, sem desgastes ou fraturas, mesmo perante condições meteorológicas adversas.

Além disso, também é possível incluí-las em diversos contextos – residencial, comercial ou industrial, por exemplo.

Por fim, a adaptabilidade e versatilidade destas placas também fazem com exista uma multiplicidade de opções de utilização, com diferentes propósitos.

Vamos conhecer algumas delas:

infografico-aplicacoes-das-placas-policarbonato-odem

1. Como cobertura

Esta é uma das utilizações mais comuns deste tipo de placas. Dada a sua leveza e resistência, é possível usar as Placas de Policarbonato como telhado, cobrindo edifícios ou outras construções. O objetivo é protegê-los, bem como ao seu recheio, de possíveis danos.

Nestes casos, têm de ser assentes em estruturas de suporte, como paredes ou pilares, e podem apresentar diversos graus de inclinação e níveis de curvatura.

Com este propósito e num contexto residencial, estas placas são muito utilizadas locais como:

  • Garagens;
  • Estufas;
  • Piscinas;
  • Zonas de estar e de lazer;
  • Espaços de jogos;
  • Anexos;
  • Terraços;
  • Telheiros;
  • Churrasqueiras.

Num contexto industrial, podem ser úteis para tapar espaços destinados à maquinaria ou até passagens entre diferentes polos/armazéns.

Já num ambiente comercial, são muito comuns, por exemplo, para cobrir zonas de estacionamento.

 

aplicacoes-placas-policarbonato

2. Como divisória

Além de poderem servir de telhado ou cobertura, num plano mais horizontal, estas placas também podem ser colocadas na vertical, desde que bem sustentadas. Neste sentido, podem servir para delimitar espaços, como por exemplo em escritórios ou em zonas de duche.

Como divisórias, estas placas podem ainda ser instaladas em escadas como corrimão, com molduras de diversos materiais, como o alumínio.

3. Como revestimento

Da mesma forma que podem ser usadas na vertical como divisão, as Placas de Policarbonato também podem ser utilizadas como revestimento de fachadas de edifícios. Neste sentido, podem ser úteis em ambientes que beneficiem da passagem da luz solar, como espaços desportivos, por exemplo.

Também podem ser aplicadas em zonas comerciais, em fachadas de lojas ou shoppings.

4. Em janelas

As placas feitas em policarbonato podem ser dispostas em aberturas de janelas, tanto em paredes de gesso cartonado como de alvenaria, desde que com a devida caixilharia. Como são transparentes, admitem a luminosidade habitual das janelas, apesar de permanecerem fechadas.

Também podem ser aplicadas em claraboias, dispostas no teto do edifício, pela mesma razão.

Compre as Placas de Policarbonato para os seus projetos em lojas especializadas e de confiança

Já vimos que, dadas as suas características, as placas produzidas em policarbonato podem ser usadas para cobrir, dividir ou revestir espaços, ou até para servir de janela. Seja qual for o propósito ou contexto, estes produtos contribuem para um resultado profissional e bem conseguido, já que facilitam a colocação. Mas, para isso, é preciso que sejam de boa qualidade.

O melhor local para adquirir bons produtos é em lojas especializadas na produção e comercialização de materiais de construção, como a ODEM.

Temos ao seu dispor as melhores e mais vantajosas soluções do mercado e ainda ajudamos a perceber se as placas podem ser dispostas com sucesso no local que tem em mente para o seu projeto. Além do mais, também oferecemos aconselhamento técnico para instalar Placas de Policarbonato com eficiência.

Com esta ajuda especializada, o seu projeto será bem-sucedido, seja qual for o tipo de aplicação escolhido para as placas.

 

Comprar Placas de Policarbonato para a sua obra