1. Blog
  2. /
  3. Outros
  4. /
  5. Saiba os problemas que pode evitar com Soluções de Espanta Pombos

Saiba os problemas que pode evitar com Soluções de Espanta Pombos

Os pombos são uma praga urbana e trazem doenças, parasitas e muita sujidade. A solução para evitar esta ameaça no seu espaço é simples: montar um espanta pombos em possíveis locais de poleiro.

Descubra como uma pequena estrutura metálica evita que estas aves pousem e danifiquem edifícios, terraços e varandas.

 

DESCUBRA A OFERTA DE ESPANTA POMBOS DA ODEM

Espanta Pombos: Uma praga dos centros urbanos

Quando termina uma refeição na esplanada, quem são os primeiros a chegar? Os pombos. É normal ver estas aves em zonas próximas de alimentos.

O pombo-comum, como é designado, tem rotinas. É um animal que come e faz o ninho sempre no mesmo local, vivendo em bandos de 50 a 500 aves. Um conjunto de aves pode, rapidamente, escalar e transformar-se numa infestação.

Não é preciso ser um especialista, mas é importante reconhecer os padrões e hábitos destes pássaros para melhor saber lidar com o problema.

Principais problemas que um espanta pombos pode resolver

Os pombos representam um sério problema de saúde pública, tal como os ratos, morcegos e alguns roedores. Dada a gravidade, é proibido e existem multas em Portugal para as pessoas que alimentam esta espécie.

A coabitação envolve riscos, como:

  • Contaminação dos alimentos através de matéria fecal, parasitas e penas;
  • Transporte, inalação e doenças causadas pelas fezes secas dos animais;
  • Parasitas, ácaros, pulas e carraças dos ninhos que podem entrar para dentro das casas.

Para além dos problemas de saúde, o mau aspeto e a sujidade causados pelos excrementos dos animais são bastante prejudiciais.

Como evitar os inconvenientes trazidos pelos pombos?

Espantar as aves com sons agudos e bruscos não resolve a questão de forma permanente. É mais eficaz solucionar o problema de raiz. Enquanto as entidades camarárias utilizam medidas de longo-prazo, existem outras alternativas para o cidadão comum.

Algumas estruturas, como as que apresentamos de seguida, impedem que os pombos pousem e nidifiquem nos edifícios.

 

espanta-passaros-odem_medium

Aposte numa solução simples com Espanta Pombos

Espanta-Pássaros

Por norma, os pombos pousam e constroem os ninhos em zonas altas: telhados, chaminés, beirais, monumentos, entre outros locais.

O espanta-pombos, também conhecido por "anti-pássaros”, é um método eficaz e não evasivo de afastar todo o tipo de aves dos edifícios. Esta estrutura é constituída por espigões em Inox com amplitude de 10 centímetros. Tem uma base em plástico maleável e resistente.

espanta-pombos-passaros-odem_medium

 

Para além de ser uma solução económica e fácil de instalar, bastando colar com qualquer tipo de mástique, o espanta-pássaros garante a limpeza total de varandas e terraços.

Tapa-pássaros

Como resultado da nidificação em certos lugares, acumulam-se penas, cascas de ovo, fezes, entre outros. Estes detritos entopem os sistemas de ventilação ou escoamento de águas e aumentam o risco de contaminação das condutas de ar.

Neste caso, a solução é instalar um tapa-pássaros, em forma de pente.

tapa-passaros-odem_medium

Com estas estruturas é possível evitar que as aves entrem e façam os ninhos debaixo das coberturas, enquanto mantém desimpedidas as condutas de respiração.

Na ODEM tem à sua disponíveis estes produtos em três tipos de materiais:

  • Plástico;
  • Inox AISI304;
  • PVC e Inox AISI304.

Ao colocar qualquer uma destas estruturas, acaba com um problema grave de higiene (sobretudo para quem tem crianças) e de degradação das estruturas dos edifícios.

Espanta Pombos: Uma solução eficaz e económica com a ODEM

Como vimos, os pombos não devem partilhar os mesmos lugares que as pessoas ou animais de estimação. Para além de ser uma questão de saúde, é um problema estético e incomodativo. Varandas cobertas de excrementos, impedem qualquer pessoa de usufruir destes espaços com tranquilidade.

Por isso, é importante afastar estas aves com uma solução eficaz anti-pássaros. Instalar um espanta pombos resolve o problema de forma permanente, sem magoar os animais. Na ODEM, encontra vários modelos de espanta pombos para instalar no seu edifício, com diferentes características e a preços acessíveis.

 

DESCUBRA A OFERTA DE ESPANTA POMBOS DA ODEM