1. Blog
  2. /
  3. Janelas de Sótão
  4. /
  5. Rede mosquiteira: tudo o que precisa de saber para impedir a entrada de insetos nos edifícios

Rede mosquiteira: tudo o que precisa de saber para impedir a entrada de insetos nos edifícios

A presença de mosquitos nas habitações ou outros edifícios, pode ser muito incomodativa e gerar diversos inconvenientes, que prejudicam o conforto. Instalar uma rede mosquiteira nas janelas é uma das soluções mais práticas, inofensivas e rápidas para resolver o problema e manter os mosquitos afastados.

Mas, antes de avançar para a compra, é importante saber como estes produtos funcionam ao certo, os benefícios que podem trazer e, sobretudo, como os instalar da forma certa. Assim, poderá confirmar que esta é a opção mais indicada para instalar na sua casa ou projeto.

Revelamos todas estas informações neste artigo.

A utilização versátil de uma rede mosquiteira

As redes mosquiteiras são compostas por uma moldura, regra geral em PVC, e por fibras sintéticas de poliéster ou nylon. Esta estrutura impede a entrada de insetos no interior dos edifícios, ao vedar os pontos de acesso. Para isso, costumam ser colocadas em todas as janelas ou, em alternativa, apenas naquelas que se abrem mais vezes.

Estas redes podem ter várias formas e tamanhos, dependendo das dimensões da abertura a cobrir. Podem ainda ser fixas ou móveis, de enrolar, deslizar ou de abrir. A sua colocação também é variável: por exemplo, podem ser instaladas no caixilho da própria janela ou na parede adjacente onde se encontra a abertura.

Além das janelas, algumas redes podem ainda ser colocadas em portas, com o mesmo propósito.

 

rede-mosquiteira-odem

As vantagens incríveis de ter uma rede mosquiteira

Manter o ambiente interior dos edifícios livre de insetos traz diversos benefícios. Em primeiro lugar, é possível evitar as suas picadas, quer em pessoas, quer em animais de companhia. Portanto, uma rede mosquiteira ajuda a prevenir doenças que alguns mosquitos podem transmitir, como a febre amarela ou a dengue, por exemplo.

Sem o risco da entrada de insetos, também é possível manter as janelas abertas e aproveitar a luminosidade e ventilação que proporcionam, mesmo nos meses mais quentes, altura em que estes animais são mais frequentes.

Outras vantagens destes produtos são:

  • Proporcionam um ambiente interior mais limpo;
  • Mantêm os móveis e objetos livres de sujidade e/ou dejetos;
  • Eliminam os ruídos desagradáveis dos mosquitos, como os zumbidos;
  • Permitem evitar outras opções de afastamento de insetos, como os inseticidas, repelentes ou até as soluções manuais;
  • Previnem a entrada de pó, pólen ou de outros animais;
  • Oferecem uma proteção extra às janelas.

Além disso, a maioria das redes são:

  • Resistentes, durando muito tempo com eficácia garantida;
  • Fáceis de usar, podendo ser colocadas ou retiradas de forma prática;
  • Agradáveis a nível estético, sem interferirem com o ambiente;
  • Fáceis de limpar, simplificando a manutenção.

4 passos simples para instalar uma rede mosquiteira da forma correta

rede-mosquiteira-odem-infografico

Clique na imagem para aumentar

 

Já vimos que as redes para afastar mosquitos têm muitas mais-valias e melhoram em larga escala o ambiente no interior dos edifícios. Para que a sua eficácia seja assegurada, é preciso que sejam bem instaladas. Só assim poderão impedir por completo a entrada dos insetos.

A instalação pode ser realizada em qualquer altura, mas, para poupar trabalho, pode colocar uma rede mosquiteira quando instalar a própria janela.

O trabalho pode ser cumprido com eficiência seguindo alguns passos simples. Vamos revelar quais são:

1. Faça as medições necessárias

Antes de proceder à instalação da rede, é imprescindível conhecer as dimensões que o produto precisa de ter, para que se adeque ao local. Assim sendo, é preciso medir a área onde o produto irá ficar e a abertura que irá cobrir.

Saiba que, para a rede impedir por completo a entrada de insetos, é recomendado que apresente a mesma largura da abertura onde será colocada ou uma largura superior. Quanto à altura, também deve ser mais elevada.

2. Reúna as ferramentas certas

A instalação da rede exige o uso de algumas ferramentas específicas, para a tarefa ser realizada de forma exemplar. Por isso, certifique-se que as tem à mão na hora de começar o trabalho.

Estas ferramentas podem variar consoante o modelo da rede, mas, regra geral, irá precisar de:

  • Rede mosquiteira e respetivos acessórios;
  • Luvas de proteção;
  • Fita métrica (para as medições);
  • Lápis (para eventuais marcações);
  • Parafusos ou outros elementos de fixação semelhantes;
  • Aparafusadora ou chave de fendas;
  • Fita adesiva (se necessário).

Se for preciso cortar a estrutura da rede para a adaptar ao local, pode ainda necessitar de um serrote ou de outra ferramenta de corte semelhante.

3. Leia as instruções do fabricante

Cada rede apresenta as suas próprias características, pelo que diferentes produtos podem exigir processos de instalação distintos. É imprescindível conhecer ao pormenor as instruções do fabricante que vêm com o produto, antes de começar o processo de instalação.

Com esta preparação, assegura que o trabalho é feito de forma adequada para a rede em questão.

4. Coloque a rede mosquiteira no local indicado

A colocação da rede no espaço planeado é fácil e rápida de realizar. O processo varia consoante o produto e o local de instalação, mas, de forma geral, sugerimos os seguintes passos:

  • Encaixe o perfil que vem com o produto à volta da rede, caso venha separado, conforme as indicações;
  • Fixe o topo da estrutura no local planeado, com os parafusos e/ou a fita adesiva;
  • Fixe a restante estrutura.

No final, certifique-se que a rede se encontra alinhada e que as suas fibras se encontram esticadas.

 

puxador-rede-mosquiteira-odem-1

Compre uma rede mosquiteira de qualidade e durável na ODEM

Após saber as informações mais importantes sobre redes para mosquitos, já será mais fácil perceber se esta é uma solução possível para a sua casa ou projeto. Em caso positivo, é fundamental saber onde pode adquirir o melhor produto, com as características mais vantajosas.

Na ODEM, disponibilizamos estas redes para afastar insetos. Temos opções de várias medidas, para que se adaptem ao tamanho da abertura, feitas de materiais muito resistentes. Deste modo, poderão durar muito tempo em boas condições.

Os nossos especialistas também oferecem ajuda para escolher a rede mosquiteira certa para cada caso, garantindo a máxima eficácia.
Conte connosco e diga adeus aos mosquitos, de vez!
 

Veja as Redes Mosquiteiras na Loja Online