Quando o assunto é construir ou remodelar a zona do chuveiro de uma casa de banho, comprar um sifão para a base de duche é uma das tarefas principais. É este elemento que será responsável por garantir que o sistema de evacuação de águas funciona sem problemas.
Existem no mercado diversos tipos de sifões, cada um deles com as suas próprias características e especificidades. Para escolher o produto certo, é essencial conhecer a oferta e estar a par das suas vantagens e desvantagens.
Com este artigo queremos ajudar nessa missão — oferecemos uma visão mais detalhada de cada tipo de sifão e explicamos a importância de acertar na escolha.
Todos os sifões usados em zonas de duche têm as mesmas funções: escoar a água do banho, evitar entupimentos e impedir a dispersão de gases de esgoto. No entanto, podem apresentar diversas configurações — em especial os que se usam em chuveiros italianos, que se mantêm ao nível do piso.
Em primeiro lugar, podem ter diferentes tamanhos e comprimentos, para encaixarem de forma perfeita entre o canal/ralo de duche e os tubos da rede de canalização. Por essa razão, podem ainda ser direcionáveis a vários ângulos, até 360 graus, para respeitarem a orientação dos tubos.
O material em que o sifão para a base de duche é fabricado também é outro fator variável. Pode ser feito de vários tipos de plástico (como o polipropileno, o ABS e o PVC) ou de materiais metálicos.
Esta variedade pretende responder a várias necessidades e espaços de instalação.
Agora que já sabemos que os sifões usados na zona do chuveiro variam em tamanho e direção, vamos conhecer as particularidades de cada material - o plástico e o metal. Afinal, o material de que são feitos é o que mais os distingue, tendo uma influência direta em certos aspetos essenciais como, por exemplo:
Vamos então perceber as vantagens e desvantagens que o plástico e o metal oferecem aos sifões:
A principal vantagem destes produtos está na sua adaptabilidade. Apesar de haver sifões em plástico de formatos rígidos, de modo geral estes são adaptáveis. Por essa razão, instalar um sifão de plástico numa base de duche é uma tarefa mais ou menos fácil, podendo ser flexionado sem dificuldade em diversas direções, consoante a posição das tubagens.
Além do mais, caso o seu tamanho seja desadequado ao local onde será instalado, pode ser cortado.
Esta elevada adaptabilidade faz com que os sifões de plástico sejam ideais, por exemplo, para quando existem desalinhamentos entre as várias estruturas (canais/ralos e tubagens de esgoto).
O custo de aquisição é também uma vantagem: estes produtos tendem a ter um preço reduzido.
A única desvantagem diz respeito à sua durabilidade. É verdade que o plástico é um material resistente, mas é suscetível a alterações. Por exemplo, com o tempo, é possível que amareleça ou até resseque, o que pode exigir a sua substituição.
O principal benefício de escolher instalar um sifão em metal está na sua durabilidade. Este material torna a sua estrutura muito resistente, permitindo que mantenha o seu bom estado por muito tempo, sem alterações ou danos. Como consequência, mantém também a sua função intacta.
Ainda que sejam rígidos, certos modelos destes produtos também são versáteis e adaptáveis, graças às roscas presentes na sua estrutura. Logo, podem ser ajustados em comprimento, caso seja necessário. Todavia, podem ser pouco flexíveis, o que pode dificultar ou impedir a conexão com tubagens em determinadas posições.
Outra das suas desvantagens está relacionada com o preço: em comparação com os de plástico, os sifões de metal têm um custo mais elevado.
Sendo parte integrante do sistema de canalização da casa de banho, o sifão tem um papel fulcral na prevenção de problemas, como entupimentos e as suas consequências. Para que isso seja possível, é preciso que a sua função de escoar a água do banho seja bem realizada. Mas como garantir isso?
A melhor forma é ao escolher o tipo de produto certo, quanto ao seu tamanho e material, tendo em conta as características do espaço e as preferências e necessidades do cliente.
Deste modo, ao tomar decisões acertadas na seleção do produto a instalar, beneficiará o seu trabalho e desempenho enquanto profissional, porque:
Agora já sabe que tipos de sifões existem, quais as suas vantagens e desvantagens e por que é tão importante escolher o modelo certo. Para dar continuidade ao seu projeto de instalar bases de duche, terá de perceber que tipo de produto se encaixa melhor nas necessidades e preferências do cliente e escolher.
Para ajudar neste processo, pode contar com os profissionais da ODEM. Graças aos anos de experiência e expertise na área, oferecemos aconselhamento para escolher o sifão de base de duche certo para o projeto que tem em mãos.
Também disponibilizamos uma grande oferta de canais de duche e ralos que integram já um sifão de elevada qualidade.
Se precisar, peça a nossa ajuda e tome boas decisões para os seus projetos.
Comprar sifão para a base de duche