Pretende instalar chapas para coberturas, mas desconhece que tipo de material é a melhor escolha? O metal e o policarbonato são duas das opções mais populares, que apresentam vantagens específicas. Mas é preciso saber qual delas é a opção certa para o seu caso e projeto.
Hoje comparamos estes dois materiais, para conseguir tomar a melhor decisão.
As chapas para coberturas têm sempre a mesma função, sejam quais forem os seus materiais de fabrico: cobrir determinados espaços ou edifícios.
O metal e o policarbonato são ambos excelentes materiais para estas soluções de coberturas, cumprindo o seu papel com eficiência. Por isso, podem ser aplicados em diferentes contextos: doméstico, comercial ou industrial, por exemplo.
Apesar da mesma função, estas opções apresentam diferenças, começando pela sua composição. As chapas de metal podem ser feitas de alumínio, aço, cobre ou outras soluções semelhantes. Já as de policarbonato são fabricadas num plástico que apresenta diversas lâminas.
Além disso, enquanto o metal é opaco, o policarbonato é transparente.
Graças à sua composição e aspeto distintos, as chapas para coberturas de metal e de policarbonato têm muitas outras diferenças.
Vejamos a comparação entre estas duas opções, considerando alguns critérios relevantes.
Clique na imagem para ampliar
As chapas de metal conseguem ser muito resistentes, em especial a condições climatéricas severas. Contudo, dependendo da sua composição, podem ser suscetíveis à oxidação, corrosão e enferrujamento, vendo as suas propriedades degradadas com alguma facilidade. A consequência é uma reparação ou substituição mais precoce do que o desejado.
Em comparação, o policarbonato pode suportar mais situações. Por exemplo, resiste com muita eficácia ao impacto e a possíveis danos, mantendo a sua integridade. É por isso que se diz que as chapas para coberturas de policarbonato são inquebráveis.
As coberturas deste material podem ainda ter resistência aos raios ultravioleta e ao fogo. É por estes motivos que podem durar muitos anos em excelentes condições.
O peso de qualquer chapa de cobertura pode variar dependendo da sua espessura. Ainda assim, as de metal tendem a ser mais densas, o que faz aumentar o seu peso.
Por outro lado, o policarbonato é conhecido por ser mais leve.
O preço das chapas para coberturas é muito variável, consoante a sua composição e qualidade. Se forem formadas por ligas metálicas especiais, tendem a ter um custo mais elevado.
Deste modo, as de policarbonato podem ser mais acessíveis. Porém, se estas apresentarem proteções e tratamentos específicos, o preço pode assemelhar-se ao dos metais especiais.
De modo geral, todas as soluções de cobertura atuais apresentam um elevado valor estético. As de metal são um bom exemplo, por terem um aspeto cuidado, que se enquadra com facilidade em diferentes ambientes.
O que acontece é que as chapas de policarbonato podem ter um efeito mais diferenciado e elegante, por serem transparentes e admitirem a passagem de luz solar. Além disso, o policarbonato pode ser curvado, assumindo estéticas mais interessantes.
As chapas de metal têm uma tendência para a fácil absorção do calor, isolando-o. Este facto pode ser benéfico no inverno, mas nos meses mais quentes pode contribuir para o sobreaquecimento dos espaços, tornando-os desconfortáveis.
As chapas para coberturas de policarbonato têm um isolamento térmico mais eficiente. O facto de existir ar entre as suas lâminas contribui para conseguirem conter a temperatura que vem do exterior. Assim, mantêm um ambiente mais confortável, ameno e equilibrado no interior, em todas as alturas do ano.
Quanto ao isolamento acústico, o policarbonato também é mais eficaz, por absorver melhor o som que o metal.
Por terem um peso mais elevado, as chapas metálicas podem ser mais difíceis de transportar e de manusear. Isto pode significar mais tempo, mais mão de obra e mais trabalho para a sua instalação. Também pode ser preciso reforçar a estrutura que suporta as chapas, para que aguente o seu peso.
Pelo contrário, o policarbonato costuma ter uma instalação mais simples e rápida, porque é mais leve. Esta leveza permite ainda evitar trabalhos de reforço estrutural. O facto de ser flexível e poder ser cortado com facilidade também contribui para uma instalação mais ágil.
Uma vez que podem ter a sua resistência comprometida com mais frequência, é possível que as chapas para coberturas de metal exijam mais cuidados de manutenção. Pode ser necessário, por exemplo, aplicar revestimentos ou pinturas de proteção e verificar o estado dos seus elementos de fixação.
O policarbonato, como é mais resistente, mantém as suas condições ao longo do tempo, prolongando a sua longevidade. Portanto, requer menos cuidados, além da limpeza da superfície das chapas.
Com as informações que partilhámos neste artigo, será mais fácil perceber que tipo de chapas de coberturas serão mais indicadas para si. No entanto, para tirar todas as dúvidas, é boa ideia pedir aconselhamento personalizado de profissionais com experiência na área.
Com os especialistas da ODEM pode receber ajuda a escolher as chapas para coberturas ideais. Irá conhecer melhor as propriedades de cada opção, conseguindo fazer uma escolha mais informada.
Na ODEM encontra ainda várias opções de coberturas de extrema qualidade, incluindo de policarbonato. Os produtos têm diferentes espessuras para se adaptarem a diversas necessidades.
Usufrua da nossa ajuda e oferta e consiga a melhor chapa de cobertura para o seu projeto.
Veja chapas para coberturas