1. Blog
  2. /
  3. Outros
  4. /
  5. Placas de Policarbonato: 5 características que as tornam vantajosas e garantem o seu conforto em casa

Placas de Policarbonato: 5 características que as tornam vantajosas e garantem o seu conforto em casa

Quando o objetivo é instalar coberturas em casa é importante escolher opções práticas e eficientes, que facilitem a sua colocação e cumpram bem o seu papel. Mas, como se espera que durem muito tempo, também é essencial que assegurem o seu conforto. É por isso que escolher Placas de Policarbonato pode ser a solução ideal.

Estes produtos têm várias particularidades que contribuem para que possa usufruir do espaço onde são instalados da forma mais cómoda possível - e, além do mais, sem preocupações ou riscos e com o mínimo de trabalho possível.

Vamos conhecer, neste artigo, as características das placas de policarbonato que as tornam tão vantajosas.

O que são Placas de Policarbonato e como funcionam enquanto cobertura?

As Placas de Policarbonato são uma espécie de chapa formada por materiais que derivam do plástico. São constituídas por diversos estratos que lhe oferecem um aspeto mais robusto e forte.

Como cobertura de estruturas, podem ser usadas num ambiente interior ou exterior, em piscinas, escritórios, garagens, zonas de lazer, estufas, entre outros projetos. Além disso, são ideais para zonas que beneficiem da exposição solar. Porquê? Porque, graças ao seu material, têm um efeito translúcido, que deixa passar a luminosidade.

caracteristicas-placas-policarbonato
Regra geral, estão disponíveis em placas de grandes dimensões. No entanto, podem ser cortadas para que se adaptem aos diferentes locais de instalação.

Por fim, são produtos muito resistentes, o que contribui para que cumpram a sua função enquanto solução de cobertura: proteger as estruturas e o seu interior contra danos e condições meteorológicas adversas.

Quais as principais vantagens das Placas de Policarbonato?

Além da elevada resistência, existem outros benefícios de escolher Placas de Policarbonato, graças ao seu material e às singularidades que este lhes oferece. Seguem algumas dessas vantagens:

  • São muito económicas – além de terem um custo mais baixo face a outras opções, permitem poupar gastos com a eletricidade, já que admitem a passagem de luz;
  • São moldáveis e adaptáveis – o policarbonato é um material flexível e, como vimos, possível de cortar;
  • Oferecem um aspeto elegante – por serem transparentes;
  • Podem ser recicladas – é possível voltar a usá-las para outros fins diferentes dos originais, cumprindo medidas ecológicas;
  • São fáceis de manusear – são muito leves, o que facilita o seu transporte e colocação.


Quais as particularidades das Placas de Policarbonato que permitem maior conforto durante o seu uso?

Além das vantagens gerais que já vimos, as Coberturas em Policarbonato apresentam algumas características que fazem com que se sinta sempre confortável e em segurança no local onde estão colocadas, sem grandes preocupações.

Vamos ver quais são:

infografico-placas-policarbonato-odem

Carregue na imagem para ver maior

1. Têm proteção contra raios UV


Ainda que sejam transparentes e permitam a passagem de luz solar, as placas feitas de policarbonato podem apresentar proteção contra radiações ultravioleta, numa ou em ambas as faces. Ou seja, impedem a sua passagem através da estrutura.

Desta forma, consegue usufruir do espaço, da luz do sol e dos seus benefícios em total segurança, sem risco de queimaduras.

2. Garantem o isolamento térmico

A composição de várias camadas oferece a estes produtos um bom desempenho térmico. Isto é, conseguem conter a temperatura que vem do exterior, mantendo o ambiente equilibrado e agradável no interior, sem grandes oscilações.
Como consequência, pode usufruir de um espaço ameno mesmo nos dias mais quentes. Já nos dias mais frios, consegue manter-se quente, num ambiente acolhedor.

Assim, evita também expor-se a sistemas de arrefecimento/aquecimento.

3. Asseguram o isolamento acústico

O policarbonato é um material que limita a transmissão de sons entre ambientes, neste caso o interior e o exterior. Isto significa que o espaço onde será instalado estará protegido de ruídos e incómodos sonoros. É por esta razão que é comum instalar Placas de Policarbonato em escritórios, onde se prioriza um ambiente mais tranquilo.
Da mesma forma, o ruído provocado no interior do espaço também será contido, limitando a sua expressão no exterior, o que acaba por lhe dar mais liberdade.

4. São fáceis de limpar

Para que mantenham o seu bom estado, todas as coberturas precisam de ser limpas de forma mais ou menos regular. Afinal, na maioria dos casos encontram-se expostas às condições do exterior.

Com as coberturas em policarbonato a limpeza é facilitada – é apenas necessário usar água, uma esponja ou escova de longo alcance e materiais próprios de limpeza, desde que pouco abrasivos.

Assim sendo, evita despender muito tempo e esforço com estes cuidados.

5. Exigem pouca manutenção

Já vimos que as placas feitas de policarbonato são muito resistentes. Logo, conseguem manter as suas características e o bom estado por muito tempo, quase sem ter de fazer nada. Esta capacidade mantém-se mesmo que se encontrem expostas a condições meteorológicas adversas e à ação de animais, como pássaros.

Como resultado, os cuidados de manutenção são quase nulos, evitando esse trabalho. O aconselhado é apenas vigiar o seu estado e limpar a estrutura.

6. São auto-extinguíveis

As coberturas em policarbonato evitam a propagação de chamas. Assim, em caso de incêndio, é mais fácil preservar a sua segurança, bem como a da habitação, dispensando preocupações.

1-placas-de-policarbonato-odem
O que é importante considerar ao escolher e comprar Placas de Policarbonato?

Agora já sabe por que as placas feitas de policarbonato são uma das opções de cobertura mais vantajosas em termos de uso. Se decidir comprá-las, é fundamental que escolha locais de confiança.

Na ODEM somos especialistas em materiais e produtos de construção, como coberturas. Por isso, disponibilizamos opções em policarbonato de elevada qualidade, que permitem que usufrua de todos os seus benefícios.

A nossa equipa também pode oferecer apoio especializado para comprar Placas de Policarbonato e partilhar conselhos sobre o seu uso e instalação.

Contacte-nos e usufrua da sua cobertura ao máximo, por muito tempo.

Comprar Placas de Policarbonato para a sua casa