1. Blog
  2. /
  3. Outros
  4. /
  5. Como escolher o espanta pombos ideal para o seu projeto e manter o edifício livre de pássaros?

Como escolher o espanta pombos ideal para o seu projeto e manter o edifício livre de pássaros?

A presença de pombos e outros pássaros nos edifícios pode ser muito perturbadora, graças aos dejetos e resíduos que deixam, ao barulho que fazem e aos ninhos que criam. Se quer saber como afastar pombos de forma eficaz, económica e sem os magoar, há estruturas que pode adquirir. Instalar espanta pombos, por exemplo, é uma das mais populares.

No entanto, existem vários tipos destas estruturas. Como pode escolher o modelo certo? O que deve considerar? Respondemos a estas questões neste artigo, para que encontre o produto mais adequado.

Que tipos de espanta pombos existem?

Os espanta pombos têm uma base e vários espigões que servem de repelente físico para as aves. Podem ser colocados em diversas superfícies, desde:

  • Telhados;
  • Terraços;
  • Varandas;
  • Beirados;
  • Parapeitos;
  • Painéis solares;
  • Máquinas de ar condicionado;
  • Saídas de chaminés.

O principal fator que os distingue é o seu material. Na sua maioria, são fabricados em inox ou plástico, embora também existam em policarbonato. Algumas opções podem ainda relacionar mais do que um material, contando com uma base em plástico e os espigões em inox, por exemplo.

Estas soluções contra pombos e outros pássaros podem ainda variar nos seguintes aspetos:

  • Tamanho – podem ser mais largos ou mais estreitos e mais compridos ou mais curtos;
  • Altura dos espigões – podem ser mais curtos ou mais compridos, regra geral entre os 10 e os 12 cm;
  • Cor – podem ser brancos, pretos, terracota ou cinzento metálico;
  • Disposição dos espigões – podem ser dispostos em fila, num formato semelhante a um pente, ou em grupos colocados de cada lado da base.

A diversidade faz com que estes produtos antipássaros sejam indicados para casos e necessidades distintas.

 

como-escolher-o-espanta-pombos-ideal-para-o-seu-projeto-e-manter-o-edificio-livre-de-passaros-odem

Por que é importante escolher o espanta pombos adequado?

A seleção do produto certo é importante para o seu desempenho: ao escolher o espanta pombos ideal ajuda a cumprir a sua função de repelir pássaros. Por consequência, contribui para evitar os problemas que derivam da presença destes animais nos edifícios, como a sujidade, a acumulação de resíduos, a presença de dejetos e a disseminação de bactérias.
Desta forma, é possível dispensar danos na estrutura dos edifícios e manter o seu bom estado.
Escolher o sistema certo também garante uma maior durabilidade do produto, pois irá adequar-se às circunstâncias a que é exposto. Isto significa que será mais resistente e a necessidade de substituição será menor.

Que fatores deve ter em conta ao escolher o espanta pombos certo para o seu projeto?

como-escolher-o-espanta-pombos-ideal-para-o-seu-projeto-e-manter-o-edificio-livre-de-passaros-infografico-odem

Agora que já conhecemos os tipos de produtos para espantar pombos que existem e a importância de selecionar o modelo certo, é hora de escolher a estrutura adequada. Para uma escolha mais ponderada e certeira, existem alguns aspetos a considerar.

Vamos conhecê-los.

Localização do edifício

Diferentes produtos adequam-se a diferentes localizações, tendo em conta as condições climatéricas a que o edifício está sujeito.

Por exemplo, é recomendado escolher espanta pombos em inox para zonas à beira mar. Este material consegue resistir melhor e por mais tempo à humidade, sem enferrujar, comparando com o plástico.

Para locais muito ventosos, como as zonas costeiras, também é boa ideia preferir estruturas com espigões mais curtos e menos maleáveis, de forma a evitar que partam.

Por outro lado, para locais mais secos e protegidos do vento, a gama de escolhas é maior, tanto no material como no tipo de espigões.

Objetivo do espanta pombos

Pretende que o espanta pombos impeça as aves de pousarem? Nesse caso, recomendamos escolher as estruturas com espigões de ambos os lados da estrutura, já que cobrem uma área maior.

Se o objetivo for impedir a criação de ninhos, os produtos em formato de pente costumam ser mais adequados. Estes podem ser colocados entre a placa do edifício e a sua cobertura, eliminando o acesso a espaços propícios à nidificação.

 

1-como-escolher-o-espanta-pombos-ideal-para-o-seu-projeto-e-manter-o-edificio-livre-de-passaros-odem

Efeito estético pretendido

Os sistemas anti-pássaros podem afetar a estética dos edifícios, em especial quando instalados em locais muito visíveis. Se esta for uma preocupação, sugerimos escolher estruturas mais discretas, por exemplo em inox, já que se tornam quase impercetíveis com a incidência da luz solar.

Pode também escolher um produto com cor semelhante à fachada do edifício, de forma a passar despercebido.

Já se o efeito estético for irrelevante ou se o local de instalação da estrutura for mais escondido, as hipóteses de escolha são mais alargadas.

Local de instalação do espanta pombos

Se o planeado for colocar a estrutura antipássaros numa varanda ou num beirado, esta estará mais protegida do vento e de outras condições climatéricas, graças às paredes do edifício. Então, nesse caso, poderá escolher modelos com diversos tipos de espigões, mesmo os mais maleáveis e compridos, pois o risco de partirem será reduzido.

Quando o objetivo é colocar a estrutura na cobertura do edifício, nos painéis solares ou mesmo nas máquinas de ar condicionado, a sua exposição pode ser maior. O vento, por exemplo, poderá vir de diversas direções. Assim sendo, recomenda-se que escolha produtos mais resistentes, com espigões mais curtos e rígidos.

Como pode garantir que acerta na escolha do espanta pombos correto?

Com este artigo ficou a saber como afastar pombos com eficiência e como escolher o sistema antipássaros ideal para o caso em questão. Mas, para assegurar que faz a melhor escolha à primeira, procure ajuda de profissionais especializados nestes produtos.

Os especialistas da ODEM oferecem ajuda para escolher o espanta pombos certo para cada situação. Graças à sua experiência, relacionam as necessidades individuais com algumas características do edifício onde a estrutura será instalada, chegando à solução perfeita.

Também disponibilizamos vários modelos destes produtos, em inox ou plástico, com diferentes especificidades, de qualidade e muito eficientes.

Beneficie do nosso apoio e diga adeus aos inconvenientes da presença de pássaros nos edifícios.
 

Ver espanta pombos