1. Blog
  2. /
  3. Outros
  4. /
  5. Isolamento térmico do sótão: conheça os erros comuns que deve evitar para garantir um bom trabalho

Isolamento térmico do sótão: conheça os erros comuns que deve evitar para garantir um bom trabalho

Quer instalar ou atualizar o isolamento térmico do sótão? É essencial que este seja um projeto bem executado, para assegurar a total eficiência do material isolante. Mas, para isso, existem alguns erros a evitar, que costumam ser mais ou menos frequentes.

Hoje vamos conhecer quais são e explicar como os contornar, para ser possível realizar um trabalho eficaz na colocação do isolamento.

A importância de uma boa instalação do isolamento térmico do sótão

Isolar o sótão a nível térmico permite que o ambiente no interior da divisão permaneça estável, seja qual for a temperatura exterior. Ou seja, com o isolamento, as trocas de calor entre o interior e o exterior deixam de acontecer. Contudo, a única forma de proporcionar esta capacidade de isolamento é através de uma instalação adequada.

Existem várias vantagens em aplicar da forma correta o isolamento térmico do sótão. São elas:

  • O espaço torna-se muito mais confortável durante todo o ano, graças à temperatura equilibrada;
  • O uso de aparelhos de climatização diminui, dada a temperatura confortável;
  • O consumo de energia reduz, ao evitar a utilização de sistemas de climatização;
  • A eficiência energética do imóvel aumenta, pois o conforto térmico é maior;
  • O imóvel é valorizado, dado o aumento da eficiência energética;
  • A acumulação de humidade deixa de existir, graças ao maior isolamento do espaço.

Um bom isolamento térmico também costuma contribuir para o isolamento acústico do espaço.

6 erros frequentes na instalação do isolamento térmico do sótão que deve evitar

infografico-erros-frequentes-na-instalacao-do-isolamento-termico-do-sotao-odemcarregue na imagem para aumentar

 

Após compreendermos a relevância de instalar corretamente o isolamento térmico do sótão, é altura de saber como o conseguir.

Vamos conhecer quais são os erros que os especialistas recomendam evitar a todo o custo.

1. Escolher mal os materiais

Existem várias formas de isolar um sótão: com ETICS, placas, painéis, espumas ou rolos de diferentes materiais. Cada uma destas soluções é indicada para projetos específicos. Por vezes, esta variedade pode levar a escolhas desadequadas que comprometem o desempenho do isolamento.

Para prevenir este erro, é boa ideia pedir o apoio de profissionais especializados, que ajudarão a escolher o material mais apropriado para cada projeto.

Durante a escolha, aconselhamos ainda que selecione produtos de elevada qualidade, para assegurar a eficiência, resistência e durabilidade do isolamento.

2. Realizar uma instalação desleixada

Aplicar um material isolante de forma desadequada e pouco cuidadosa é um erro que pode custar caro. Com o isolamento mal instalado, a sua eficiência será reduzida, o que se traduz em:

  • Temperatura do sótão instável;
  • Conforto comprometido;
  • Necessidade de gastar mais tempo e dinheiro para repetir a instalação.

A única maneira de evitar estes cenários é garantir um processo de instalação correto e profissional. Para isso, é preciso conhecer:

Para assegurar estas condições, recomendamos que peça o apoio de profissionais experientes na área, capazes de realizar o trabalho com segurança e eficácia.

 

instalacao-do-isolamento-termico-do-sotao-odem

3. Ignorar a ventilação adequada do espaço

É muito importante que um espaço como um sótão tenha uma ventilação conveniente. Só assim é possível prevenir problemas de humidade e as suas consequências, quer estruturais, quer para a saúde.

No entanto, durante o isolamento térmico do sótão, esta necessidade é, muitas vezes, esquecida. Nessas situações, o espaço torna-se demasiado isolado e o ambiente pouco saudável.

Deste modo, é fundamental que, durante o trabalho, confirme que existem meios adequados para que a renovação do ar interior continue a acontecer, por exemplo, através de janelas.

4. Oferecer um isolamento insuficiente

Instalar um isolamento insatisfatório no espaço é outro erro comum e prejudicial. Nestes casos, o trabalho pode precisar de ser refeito mais tarde, para garantir o nível de isolamento esperado. Isto acarreta mais custos e gasta mais tempo.

A melhor forma de evitar estas situações é certificar que o espaço em questão tem um nível de isolamento adequado ao que planeou. Escolha materiais apropriados e com camadas suficientes, conforme o nível de conforto que procura.

5. Falhar na cobertura completa do espaço

É possível que, durante a colocação do isolamento térmico no sótão, alguns locais fiquem por cobrir. Os cantos do espaço e as áreas perto dos pilares e vigas de suporte são exemplos de sítios onde estas falhas costumam ocorrer.

Porém, saiba que estes são locais suscetíveis à existência das chamadas pontes térmicas, que admitem a entrada e perda de ar. A consequência é a desregulação da temperatura e a diminuição do conforto, bem como a entrada de humidade.

Para dispensar estes problemas, é preciso garantir a total cobertura do sótão, aplicando o material isolante e respetivos acessórios (como os perfis) na quantidade certa. Tenha especial atenção aos locais referidos.

 

perfil-aluminio-com-rede-odem

6. Esquecer de procurar por infiltrações ou danos

Dispensar uma verificação ao trabalho realizado pode trazer muitos prejuízos a médio e longo prazo. Eventuais problemas no isolamento podem passar despercebidos, levando ao seu agravamento com o tempo.

Assim, é crucial que, após a instalação do material isolante, seja realizada uma inspeção minuciosa do trabalho. Sugerimos que procure sinais de danos ou até de infiltrações, já que são os cenários mais prejudiciais ao desempenho do isolamento. No caso de existirem, será mais fácil reparar o problema numa fase inicial do projeto.

Consiga um excelente isolamento térmico do sótão com a ajuda da ODEM

house-insulating-by-worker-2023-11-27-05-06-20-utc

Ao ler este artigo e seguir os conselhos que reunimos, terá mais consciência de como instalar um isolamento da forma correta, sem riscos. Mas há uma recomendação adicional: para realizar bem este projeto, escolha bons parceiros.

Os profissionais da ODEM oferecem aconselhamento personalizado para aplicar o isolamento térmico no sótão em cada caso em particular, graças à sua vasta experiência. Também ajudam a escolher o material mais eficaz, que terá um melhor desempenho em cada situação.

Temos ainda na nossa loja online diversos produtos de isolamento, com elevada qualidade, que garantem total eficiência.
Entre em contacto connosco e consiga um isolamento perfeito!

 

Veja produtos para o isolamento térmico do sótão