1. Blog
  2. /
  3. Outros
  4. /
  5. Isolamento térmico do sótão com sistema ETICS: como obter o melhor desempenho e assegurar a sua eficiência?

Isolamento térmico do sótão com sistema ETICS: como obter o melhor desempenho e assegurar a sua eficiência?

Usar um sistema ETICS para garantir um bom isolamento térmico de um sótão é uma escolha acertada, visto que é muito eficaz a manter a temperatura interior constante e confortável. Contudo, para garantir esta eficiência, é preciso cumprir alguns cuidados durante a instalação deste isolamento.

Neste artigo vamos explicar os aspetos a ter em conta durante este trabalho, segundo as recomendações dos especialistas. Assim, caso decida instalar este isolamento, sabe o que fazer.

O que é que a instalação do sistema ETICS para fazer o isolamento térmico do sótão envolve?

Para garantir o correto isolamento térmico das paredes, o sistema ETICS engloba uma série de camadas de materiais diferentes, entre eles placas isolantes e respetivos elementos de suporte, fixação e colagem - como as argamassas, as buchas, as redes e os perfis.

A sua instalação é realizada na superfície exterior das paredes dos edifícios e envolve:

  • Limpeza e regularização das paredes;
  • Colocação de argamassa nas paredes;
  • Colocação das placas de isolamento em poliestireno expandido, poliestireno extrudido, lã de rocha, lã de vidro ou cortiça;
  • Fixação mecânica das placas de isolamento;
  • Aplicação de redes de suporte;
  • Colocação de nova camada de argamassa;
  • Aplicação de primário;
  • Aplicação do revestimento das paredes.

isolamento-termico-do-sotao-com-sistema-etics-como-obter-o-melhor-desempenho-e-assegurar-a-sua-eficiencia-odem

Conhecer e cumprir estes passos com rigor é essencial para garantir que este sistema cumpre a sua função da forma esperada e que se mantém em bom estado, sem necessidade de substituição.

 

Instalando-o da forma correta, é também possível usufruir de outras vantagens de utilizar o isolamento ETICS no sótão, como por exemplo:

  • Evita mexer na estrutura das paredes;
  • Pode disfarçar imperfeições na fachada do edifício;
  • Impermeabiliza as paredes e evita a acumulação de humidade.

Quais são os conselhos para garantir um bom isolamento térmico do sótão com o sistema ETICS?

isolamento-termico-do-sotao-com-sistema-etics-como-obter-o-melhor-desempenho-e-assegurar-a-sua-eficiencia-infografico-odem

Para potenciar o desempenho do sistema ETICS e garantir que o seu máximo potencial é aproveitado, existem alguns fatores a considerar. Recomenda-se que estes cuidados sejam tidos em conta durante a preparação da instalação, para que o restante processo seja realizado sem falhas.

Vamos descobrir quais são:

Escolha produtos de qualidade

É essencial que os materiais e elementos que compõem o isolamento ETICS tenham elevada qualidade, sejam eles argamassas, placas isolantes, elementos de fixação ou elementos de suporte. Deste modo, o sistema é mais eficaz.

Esta qualidade também vai ajudar a ditar a resistência e a durabilidade, tanto dos materiais usados como do sistema completo. No fundo, permite evitar problemas que, no futuro, poderiam obrigar a reparações ou substituições e a trabalho acrescido.

Priorize o desempenho térmico e funcionalidade dos materiais

Além de privilegiar a qualidade, também é muito importante que, ao comprar os materiais para o sistema ETICS, selecione os que apresentam melhor desempenho e uma maior funcionalidade. Ou seja, é recomendado escolher aqueles que:

  • São mais eficientes do ponto de vista térmico e energético;
  • Cumprem a sua função específica com eficácia;
  • Contribuem para um resultado de sucesso;
  • São indicados para sistemas de isolamento por camadas.

Assim, para um bom isolamento térmico do sótão com ETICS, sugerimos que a poupança de custos seja deixada para segundo plano. O facto de querer, em primeiro lugar, economizar, pode fazer com que escolha materiais menos adequados ou com um desempenho térmico menos eficiente, que podem vir a dar problemas.

Inclua todos os acessórios necessários

Já vimos que, para que o sistema ETICS esteja bem suportado, fixo e seguro, é fundamental incluir alguns acessórios. As buchas, os perfis e as redes de fibra de vidro são alguns dos mais importantes, contribuindo para a durabilidade do isolamento.

No caso das buchas, são essenciais para fixar da forma devida as placas isolantes à parede e entre si. Utilizar apenas a argamassa como solução de colagem pode ser insuficiente, pelo que estes elementos ajudam a garantir a estabilidade das placas e de todo o sistema.

buchas-com-prego-certificadas-etag-004-isolamento-termico-do-sotao-com-sistema-etics-como-obter-o-melhor-desempenho-e-assegurar-a-sua-eficiencia-odem

colocar perfis no isolamento ETICS tem uma função de proteção, como em todos os casos em que estes elementos são usados. O seu papel é proteger as esquinas das placas isolantes e aumentar a sua longevidade. De preferência, estes perfis devem incluir uma rede, que facilita a sua colocação e fixação.

Por fim, usar uma rede de fibra de vidro, entre camadas de argamassa e depois de colocar as placas de isolamento, também é imprescindível. Esta rede vai ajudar a sustentar e reforçar todo o sistema e a aumentar a sua resistência.

Peça ajuda a técnicos qualificados para a instalação

Colocar o sistema ETICS da forma correta para garantir o isolamento térmico do sótão é um trabalho que exige conhecimento e experiência. Para que isso seja possível, é importante contar com a ajuda de especialistas nestes sistemas, durante a instalação.

Os profissionais qualificados sabem a forma correta de aplicar cada camada e de a suportar e fixar. Além disso, conseguem prever eventuais dificuldades e ultrapassá-las com maior eficiência e rapidez. O resultado é um isolamento aplicado da forma perfeita.

Onde pode aconselhar-se para instalar um sistema ETICS como isolamento térmico do sótão?

Se cumprir todos os cuidados apresentados antes e durante a instalação de um isolamento ETICS, conseguirá que o seu trabalho tenha um bom desempenho. No entanto, se precisar de mais recomendações e conselhos, adaptados ao caso em questão, é importante que saiba onde os procurar.

Na ODEM, somos especialistas em produtos de construção, incluindo de isolamento. A nossa vasta experiência permitiu-nos reunir a expertise necessária para saber qual é a melhor forma de garantir um bom isolamento térmico do sótão com o sistema ETICS e quais os materiais mais indicados para usar no processo.

Também nos dedicamos à venda dos produtos necessários para realizar esta tarefa. Temos, por exemplo, buchas, redes e perfis de qualidade.

Aproveite o nosso conhecimento e garanta um trabalho de isolamento, sem erros.
 

Ver produtos para o isolamento térmico do sótão com o sistema ETICS