1. Blog
  2. /
  3. Outros
  4. /
  5. O que são Caleiras e porque são necessárias?

O que são Caleiras e porque são necessárias?

À primeira vista, podem parecer elementos simples, meros pormenores. Ainda assim, a verdade é que instalar Caleiras nos telhados faz mais pela sua casa do que pode imaginar, em especial se a quiser preservar ao máximo e mantê-la em ótimo estado durante muitos anos.

Estes elementos são hoje colocados na maioria dos edifícios, o que representa uma pista da sua relevância. Mas o que os torna tão importantes? De que forma ajudam a proteger as habitações?

Vamos descobrir tudo ao longo deste artigo.
 

Saiba mais sobre Caleiras

O que é uma Caleira e qual a sua função?

As Caleiras são estruturas compostas por tubagens, cujo corpo principal se coloca ao longo do telhado, acompanhando toda a sua extensão.

O grande objetivo é recolher a água da chuva que cai sobre as coberturas dos edifícios. Ou seja: realizam o escoamento de água dos telhados, direcionando-a para uma zona segura, evitando que escorra diretamente para o solo em redor da casa.

 

Podem ser instaladas em todo o tipo de situações, mas são especialmente importantes quando:

  • O solo adjacente à habitação absorve muita água;
  • Os telhados terminam muito perto das paredes da casa, sem uma distância segura;
  • Os terrenos circundantes são inclinados na direção do edifício.

Apesar da função principal de escoamento da água da chuva, as Caleiras disponíveis hoje em dia podem também contribuir para embelezar a habitação, adaptando-se ao seu estilo de arquitetura.
 

Como funcionam as Caleiras?

como-funcionam-as-caleiras-odem

Carregue na imagem para ver maior

O modo de funcionamento é muito simples: à medida que a água desce pelo telhado, é recolhida numa tubagem aberta, a Caleira. Depois, é direcionada para os tubos verticais interligados com este elemento principal, por onde escorre até ao solo, onde entra no sistema de drenagem de águas da sua casa, com canalizações próprias.

 

É por isso que é boa ideia instalar as grelhas e canais de drenagem junto às extremidades dos tubos das Caleiras.

Em alternativa, a água da chuva recolhida pode ser direcionada para reservatórios, para um eventual reaproveitamento.
 

Por que deve instalar Caleiras em sua casa?

Quando coloca estes elementos no seu telhado terá mais conforto ao entrar em casa num dia de chuva. Mas as vantagens vão ainda mais além.
 razoes-para-instalar-caleiras-odem

Carregue na imagem para ver maior

Preservam a estrutura da habitação

Quando a água escorre do telhado acumula-se no chão, junto às fundações da casa. Ao permanecer nestes locais, e caso seja um volume elevado, pode ser absorvida pelo solo e provocar algumas infiltrações.

Estas situações podem enfraquecer os elementos de suporte da habitação, provocando danos como rachas e conduzindo a uma instabilidade estrutural.

Ao redirecionar a água, as Caleiras previnem esta acumulação e consequentes problemas.

Além do mais, também impedem a formação de poças no seu espaço exterior, evitando o surgimento de valas que comprometem o bom estado e aspeto do jardim.
 

Evitam infiltrações nas paredes

As Caleiras evitam que a água desça pelas paredes, o que poderia originar infiltrações. Além da degradação das mesmas que isto poderia provocar, também poderia levar ao surgimento de problemas de humidade, bolor e fungos, que, primeiro, comprometeriam o bom estado da sua casa e móveis e, depois, poderiam levar a problemas de saúde.
 

Protegem o aspeto da sua casa

Ao escorrer pela parede, a água pode ainda deteriorar a tinta, degradando a fachada da casa. Evitando isto com as Caleiras, está a preservar o seu efeito estético, garantindo que a habitação mantém um aspeto cuidado.
 

Permitem economizar dinheiro

Quando evita danos estruturais, problemas de infiltrações nas paredes e degradação da pintura da casa, está a poupar gastos futuros em eventuais reparações e resolução de problemas.

Mas há mais: já que as águas, quando viajam pelas Caleiras, podem ser armazenadas em reservatórios, pode voltar a utilizá-las, por exemplo para rega. Assim, poupa recursos e ainda está a contribuir para modos de subsistência mais sustentáveis.
 

O que fazer para garantir o bom funcionamento das Caleiras?

Apesar de os modelos serem cada vez mais resistentes e eficientes, ainda podem existir problemas que comprometam o normal funcionamento das Caleiras.

Os entupimentos, por exemplo, com folhas, galhos das árvores ou até ninhos de pássaros, podem provocar um excesso de peso nas tubagens, contribuindo para que rachem e partam. Além disso, levam à acumulação de água em demasia, sem ter por onde escoar, o que também resulta num excesso de carga.

 

Daqui podem surgir acidentes, quando as Caleiras se desprendem. Também serão incapazes de evitar danos estruturais como o suposto.

Para prevenir estas situações, deve realizar uma manutenção periódica, regra geral, duas vezes por ano, com a regularidade a aumentar caso tenha muitas árvores em redor da casa.

Para isso, deve aceder às estruturas com uma escada, limpar a Caleira e eliminar a obstrução, se existir. Também deve investigar a presença de ferrugem ou rachas que possam indicar problemas.

Realizando uma manutenção cuidada, estará a contribuir para que este elemento dure o máximo de tempo possível.
 

Encontre a melhor Caleira para o escoamento de água dos telhados com ajuda experiente

Sabendo agora dos benefícios das Caleiras, pode querer avançar para a escolha do produto. Existem várias opções, para diversos tipos de telhado e com diversos formatos, dos retangulares aos redondos. Para ajudar no processo, deve pedir aconselhamento profissional.

Além disso, assim como os cuidados de manutenção, garantir uma instalação adequada ajuda a aumentar o tempo de vida útil do produto. A melhor forma de evitar erros é também contar com a ajuda de profissionais experientes.

Se procura aconselhamento de excelência para a escolha e instalação das suas Caleiras, conte com a ODEM e proteja o bom estado da sua casa!

Saiba mais sobre Caleiras