Num projeto de construção ou remodelação, todos os detalhes contam. Entre eles, encontram-se os rodapés. Se se questiona “será que são mesmo necessários?” é porque desconhece o rodapé de alumínio e as suas vantagens.
Mas se quer beneficiar com estas estruturas, é preciso que saiba como as instalar da forma correta, cumprindo todas as normas de segurança e todas as etapas recomendadas.
É para ajudar neste processo que hoje lhe apresentamos um guia com os passos a seguir para realizar a colocação do rodapé de alumínio. Além disso, ficará a saber porque é que estas opções podem ser ideais para o seu projeto.
Ver os Rodapés disponíveis na loja online
Os rodapés fazem parte dos acabamentos de uma casa e são colocados na parte inferior das paredes, paralelamente ao piso.
Existem vários tipos de rodapés, como os embutidos, que dispensam saliências e ficam nivelados com a parede, ou os invertidos, que criam um efeito de flutuação da mesma. Contudo, o mais comum é o rodapé convencional, em que a estrutura é sobreposta à parede.
Nem sempre o seu uso é obrigatório, mas quando são instalados servem diversos propósitos, entre os quais:
Por último, os rodapés também permitem definir ou complementar a estética do ambiente: os mais trabalhados remetem a um estilo mais clássico e os mais uniformes e retos criam um efeito mais contemporâneo.
Além da forma como se colocam na parede e do estilo, os rodapés também podem variar quanto ao seu material, podendo ser de madeira ou poliestireno, por exemplo. A escolha deve ter em consideração o ambiente em que será instalado e o efeito estético pretendido. Porém, existe um tipo de rodapé que pode ser especialmente eficiente – o de alumínio. Porquê?
Fazendo parte dos elementos metálicos, apresenta algumas das características desta matéria, como por exemplo:
Sabendo que o modelo convencional, em que o rodapé se sobrepõe à parede, é o mais frequente, a explicação do processo de instalação que partilhamos é referente ao mesmo.
Apesar de a estrutura poder ser fixada, a técnica de colagem é a mais adequada para quem pretende lançar-se ao trabalho sem ajuda profissional. Isto é possível pois o processo, de modo geral, é bastante simples, desde que cumpra as orientações do fabricante e as regras de segurança.
Veja agora o que precisa de saber e fazer para instalar o seu rodapé de alumínio.
Se se tratar de um projeto de substituição de rodapés, é necessário, primeiro, remover a estrutura antiga. Deve usar a espátula e o martelo para o desencaixar, sempre com cuidado de forma a preservar o bom estado da parede.
Antes de passar para a instalação, deve ainda realizar todas as medições, marcando-as com um lápis, e proceder aos cortes necessários para que o rodapé se adapte ao espaço pretendido. Lembre-se também de certificar que a superfície onde será instalado está livre de resíduos, assim como de limpar a própria estrutura.
Por último, pode fazer uma espécie de simulação da colocação, dispondo as peças do rodapé no local onde serão coladas para evitar erros de medição.
No que refere à instalação, siga os seguintes passos:
Já sabe que estas estruturas têm muitos benefícios e conhece o método de instalação. Agora, é hora de escolher um modelo de qualidade, adequado ao que procura.
A ODEM disponibiliza várias opções destes rodapés, como o rodapé de alumínio 60mm, que promete um desempenho eficiente, durável e adaptável a todos os espaços, sendo que está disponível noutras medidas.
Pode ainda contar com aconselhamento personalizado, permitindo-lhe fazer a escolha certa e conseguir o resultado que deseja.
Ver os Rodapés disponíveis na loja online