1. Blog
  2. /
  3. Outros
  4. /
  5. Preços do revestimento ETICS: saiba o que considerar antes de comprar e que fatores influenciam o custo

Preços do revestimento ETICS: saiba o que considerar antes de comprar e que fatores influenciam o custo

Instalar um revestimento ETICS no seu projeto de construção está na sua lista de possibilidades? Nesse caso, o custo desta solução é um aspeto muito pertinente a conhecer. Esta informação poderá ter um papel determinante na decisão de escolher, ou não, este tipo de isolamento.

Existem vários fatores que fazem variar o preço do sistema ETICS. Neste artigo explicaremos quais são.

O modo de funcionamento do revestimento ETICS

O revestimento ETICS permite isolar paredes a nível térmico. Com esta solução, o material isolante é colocado na sua superfície externa. Pode ser usado em diversos tipos de projetos e em diferentes tipos de edifícios, com igual eficácia.

camadas-revestimento-etics-odem

 

Este é um revestimento que se caracteriza pelas suas muitas camadas, cada uma delas com a sua função. Além do material isolante, conta ainda com variados elementos de fixação e suporte, que contribuem para a sua durabilidade.

É também esta composição que permite que este revestimento seja muito eficiente a garantir o conforto térmico dos edifícios e a manter a sua temperatura estável.

7 fatores que influenciam o preço do revestimento ETICS

infografico-fatores-que-influenciam-o-preco-do-revestimento-etics-odem

 

O revestimento ETICS é um tipo de isolamento adaptável. A sua composição e os detalhes do projeto podem variar, consoante as necessidades e características específicas de cada obra. Deste modo, o custo de utilizar esta solução pode oscilar.

Vamos conhecer os fatores que podem ter impacto no preço do sistema ETICS:

1. Extensão do projeto

Quanto mais metros quadrados forem necessários cobrir, mais caro será o isolamento. Isto porque será preciso uma quantidade maior de materiais, entre os quais as placas isolantes.

Da mesma forma, terá de adquirir mais perfis de PVC com rede para instalar o revestimento ETICS, bem como perfis de arranque, para o estabilizar. A quantidade de rede de fibra de vidro e de buchas para suportar o material também será maior.

Por outro lado, uma obra mais pequena exigirá menos material e, por isso, menos gastos.

 

perfil-pvc-revestimento-etics-odem

2. Material do revestimento

O isolamento ETICS pode ser composto por placas isolantes de diferentes materiais: poliestireno extrudido, poliestireno expandido, cortiça, lã de rocha, entre outras opções.

Cada um destes materiais apresenta um preço diferente, o que acaba por impactar o custo do projeto. Regra geral, as placas de poliestireno expandido costumam ser as mais económicas.

3. Espessura do revestimento

Um sistema de isolamento como o ETICS pode apresentar diferentes espessuras, desde que respeite o mínimo de 30 mm. A escolha desta espessura depende das características do edifício a isolar e do nível de isolamento pretendido.

Na maioria dos casos, quanto mais espesso for o revestimento, mais caro será, pois terá um isolamento térmico superior. Pelo contrário, um revestimento mais fino costuma ser mais barato, pois o nível de isolamento é mais baixo.

4. Acabamentos e proteções do revestimento

Os sistemas de isolamento ETICS podem apresentar diversos acabamentos que melhoram o seu efeito estético e, sobretudo, aumentam a sua resistência.

Por exemplo, é possível que a rede de fibra de vidro usada para sustentar o revestimento ETICS tenha uma proteção anti-alcalina. Este acabamento favorece a sua durabilidade, ao prevenir a formação de fissuras.

Também pode adquirir produtos com estrutura reforçada, que reúnem proteções contra o fogo e/ou contra os choques.

Um revestimento com maior número de acabamentos e proteções costuma ter um custo superior.

5. Tipo de projeto

O preço do sistema ETICS pode também variar consoante o tipo de projeto a realizar. Se for uma remodelação, em certos casos o preço pode ser mais alto, visto que poderá ser necessário retirar o revestimento exterior existente nas paredes. Numa nova construção, o isolamento pode ser logo aplicado antes do acabamento das paredes, poupando trabalho e custos.

A aplicação em superfícies irregulares e mais complexas também pode aumentar o valor do projeto, uma vez que estas poderão ter de ser preparadas.

6. Instalação do revestimento

Instalar da forma correta um isolamento térmico como o revestimento ETICS é essencial para assegurar o seu excelente desempenho e eficiência. Assim, é preciso realizar todos os passos com rigor, desde a colocação da argamassa, à fixação das placas isolantes e dos seus acessórios, até à aplicação do primário e do revestimento final.

Se recorrer a mão de obra especializada, contando com a ajuda de profissionais experientes na área, o projeto pode ter um custo maior. Contudo, nesta circunstância, terá a certeza de que a obra será realizada com toda a segurança e eficácia, segundo as normas.

Caso decida dispensar esta ajuda o projeto será mais económico, mas é importante ter alguma experiência na tarefa e conhecer o processo ao pormenor.

 

instalacao-revestimento-etics-odem

7. Manutenção do revestimento

Após a instalação do isolamento ETICS, podem ser necessários alguns cuidados de manutenção, de limpeza ou de reparação de danos, por exemplo. Embora este fator tenha pouco impacto no preço inicial dos materiais, pode influenciar o investimento a longo prazo. Como?

Um revestimento que exige uma manutenção mais intensiva e/ou frequente exige também mais custos para a realizar. De um modo geral, acontece com os produtos de estrutura mais fina e materiais menos resistentes.

Já os revestimentos com menor necessidade de manutenção, mais resistentes, espessos e com mais proteções, tendem a ser mais económicos ao longo do tempo.

Descubra qual é o preço do revestimento ETICS para o seu caso com a ODEM

 

descubra-o-preco-revestimento-etics-odem

 

Neste momento, já sabe o que pode fazer o custo do sistema ETICS aumentar ou diminuir. Mas como saber ao certo qual é o preço deste revestimento para o seu projeto?

A ODEM conta com uma equipa experiente em materiais de isolamento. Assim sendo, começamos por considerar as suas necessidades e as características do edifício que deseja isolar. Depois, aconselhamos a melhor solução e apresentamos um orçamento realista e justo, com produtos com uma excelente relação custo-benefício.

Disponibilizamos ainda uma grande variedade de materiais para isolamento térmico a partir do exterior e oferecemos ajuda a comprar os produtos certos para instalar o revestimento ETICS, se assim o desejar.

Conte connosco e consiga um isolamento impressionante, à medida do que pretende!
 

Veja produtos para instalar o revestimento ETICS