Blog ODEM | Artigos sobre Materiais de Construção

Suporte para deck: use apoios reguláveis para a instalação

Written by Bruno Lobo | Feb 23, 2023 11:05:32 AM

Um deck embeleza e valoriza qualquer habitação. Para o instalar, é essencial que sejam criadas bases e condições de assentamento adequadas. Utilizar apoios reguláveis como suporte para o deck é uma das soluções mais comuns e recomendadas por especialistas.

Mas como funcionam estes apoios e como são utilizados? Que vantagens trazem para o processo de instalação e para o resultado? Neste artigo revelamos estas informações. Assim sendo, caso queira construir um deck para a sua própria casa ou para um projeto de construção, conseguirá perceber porque esta é a solução mais acertada.

A importância de garantir um bom suporte para o deck

Durante a sua utilização, um deck está sujeito a cargas. Além disso, é frequente que seja instalado numa posição elevada em relação ao solo. Para que consiga manter-se intacto e num bom estado de conservação, é fundamental que esteja bem suportado.

 

 

Esta necessidade de suporte é ainda potenciada pelo facto de o deck se encontrar no exterior, exposto a condições climatéricas adversas, como a chuva. Um apoio estável irá evitar que a estrutura ceda.

Assim, ao instalar um suporte adequado para o deck está a contribuir para:

  • Aumentar a segurança da estrutura;
  • Prevenir acidentes durante a sua instalação e o seu uso;
  • Aumentar a durabilidade dos materiais que utilizar.

O funcionamento dos apoios reguláveis como suporte para o deck

Os apoios reguláveis são elementos redondos que oferecem uma base ao deck, sustentando-o e fixando-o. Assim, são colocados entre o piso que se encontra por baixo e o pavimento do próprio deck.

No seu topo, têm quatro patilhas com diversas orientações que servem para apoiar as peças ou estrados desse pavimento. Em alternativa, podem segurar vigas ou barrotes de sustentação, que as atravessam e são dispostos na horizontal.

O que distingue estas soluções é o facto de poderem ser reguladas e ajustadas, alterando a sua configuração. De forma mais específica, admitem a incorporação de elementos e acessórios na sua estrutura, como:

  • Cabeças de apoio corretoras;
  • Prolongamentos;
  • Anéis de fixação;
  • Bases de apoio;
  • Discos corretores.

6 benefícios de utilizar apoios reguláveis como suporte para o deck

Também é possível criar uma estrutura de suporte para deck com colunas de sustentação ou alicerces, por exemplo. Contudo, há diversas razões que tornam os apoios reguláveis escolhas mais vantajosas.
Vamos descobrir quais são.

Clique na imagem para ampliar

 

Podem ser regulados em altura

Os apoios reguláveis podem apresentar diferentes alturas e incorporarem prolongamentos de diversos tamanhos. Os da ODEM, por exemplo, são reguláveis de 18 a 1083 mm.

Isto ajuda a garantir o nivelamento do deck, mesmo quando construído sobre pisos irregulares ou desnivelados. Com outras soluções de sustentação, poderia ter de nivelar o piso para a estrutura a construir também ficar nivelada.

Admitem ajustes de inclinação

Além do ajuste em altura, os apoios reguláveis de suporte para decks podem ainda ser ajustados na inclinação. Nas soluções da ODEM, por exemplo, as cabeças corretoras, colocadas no topo do apoio, admitem uma inclinação até 7%. Assim, pode usá-las para construir decks inclinados.

Os discos corretores, colocados na base, também permitem uma inclinação entre 1 e 2mm. Este ajuste faz com que possa construir sobre um piso com algum declive.

 

São resistentes

Os apoios ajustáveis são fabricados em materiais de qualidade, como o PVC. Desta forma, conseguem suportar o peso do próprio deck, do seu pavimento, de eventuais barrotes de sustentação e ainda a carga resultante da sua utilização. Esta resistência oferece ainda durabilidade aos apoios, permitindo evitar problemas futuros.

Permitem uma colocação fácil e rápida

A configuração simples e o facto de serem dispostos ao nível do solo, sem fundações, aceleram e facilitam a colocação dos apoios reguláveis. Só tem de os dispor no piso. Comece pelo seu limite exterior e garanta que se encontram nivelados com o rebordo, sem o exceder.

A distância entre cada apoio depende do tamanho das peças do pavimento do deck. Tenha em consideração que as patilhas dos apoios irão suportá-las pelos seus ângulos.

Com esta colocação simples e rápida, poderá passar para a instalação do deck. Precisa apenas de encaixar cada peça do pavimento nos apoios. Se for necessário, pode retirar algumas das patilhas com um alicate, para facilitar este encaixe.

Em alternativa, caso utilize barrotes de sustentação, disponha cada apoio a uma distância de cerca de 40 cm. De seguida, deslize os barrotes por entre as patilhas e proceda à fixação do pavimento. Ao longo do processo, lembre-se de ir confirmando o nivelamento do deck com um nível.

Pode ainda instalar perfis de cerâmica depois de colocar o suporte para o deck, de forma a prevenir infiltrações na estrutura.

Adaptam-se a vários pavimentos

As patilhas no topo dos apoios são compatíveis com pavimentos de diferentes materiais. Os da ODEM, por exemplo, podem ser colocados em decks de:

  • Madeira (tábuas ou estrados);
  • Cerâmica;
  • Pedra;
  • Betão.

Oferecem muita estabilidade

Os apoios reguláveis de suporte para deck apresentam bases largas, que lhes conferem maior solidez. Isto permite que a base de sustentação da estrutura seja segura e estável.

Esta estabilidade é ainda potenciada pelos anéis de fixação e pelos discos de borracha que os apoios podem incorporar. Os primeiros servem para trancar a estrutura e impedir o seu movimento e os segundos evitam que vibre, por exemplo, com ruídos.

Como consequência, o processo de instalação é facilitado e a estrutura mantém-se intacta por mais tempo.

Compre apoios reguláveis de suporte para deck com ajuda profissional

Chegando ao fim da leitura deste artigo, já sabe por que os apoios reguláveis facilitam a preparação e instalação de um deck e valorizam o resultado alcançado. O passo seguinte poderá ser a compra destes elementos.

Neste processo, recomendamos pedir o apoio de profissionais especializados. Após ouvirem as suas necessidades, irão oferecer ajuda para escolher os apoios reguláveis de suporte para o deck que irá construir nas dimensões, quantidades e configurações adequadas.

Disponibilizamos ainda apoios de qualidade que irão contribuir para o sucesso do seu projeto, indicados para casos específicos.

Confie na nossa ajuda e faça escolhas acertadas para construir um deck seguro.
 

Comprar apoios reguláveis de suporte para deck