1. Blog
  2. /
  3. Outros
  4. /
  5. Conheça os Tipos de Grelhas de Ventilação – em plástico, ABS e alumínio

Conheça os Tipos de Grelhas de Ventilação – em plástico, ABS e alumínio

Se na sua casa tem algumas divisões fechadas, onde a circulação do ar é limitada, instalar Grelhas de Ventilação pode ser a sua maior ajuda para evitar comprometer o bom estado da sua habitação e, mais importante, da sua saúde.

Estes elementos estão disponíveis no mercado em vários tipos, que variam no seu formato, tamanho e, principalmente, material.

Para que possa escolher o produto que melhor se adequa ao que procura e à sua casa, hoje vamos explicar-lhe as diferenças e dar-lhe a conhecer 3 tipos de grelhas distintas.
 

Saber mais sobre Grelhas de Ventilação

O que são Grelhas de Ventilação?

São estruturas que fazem parte dos sistemas de ventilação, responsáveis por promover a renovação do ar através de condutas com ligação ao exterior. No fundo, permitem uma espécie de troca do ar interno pelo externo, mais renovado.

Para que isso seja possível, é necessário existir uma entrada e uma saída de ar. É na entrada, no interior, que estão as Grelhas de Ventilação, de modo geral colocadas nas paredes das divisões que precisam de maior arejamento, por exemplo cozinhas ou casas de banho, seja junto ao pavimento ou junto ao teto, no local onde se localiza a abertura da conduta.

Assim sendo, é um sistema de ventilação natural, sem necessidade de consumos de energia.

Após a sua colocação, o ar circula de forma livre. Daqui resultam muitos benefícios, sendo os mais importantes a prevenção do aparecimento de humidade, fungos e bolor. Desta forma, é possível preservar o bom estado das estruturas da casa e dos móveis e ainda evitar problemas de saúde que resultam da saturação do ar, como dificuldades respiratórias.

 

Que Tipos de Grelhas para Ventilação existem?

pontos-distintivos-das-grelhas-de-ventilacao-odem

Carregue na imagem para ver maior 

 

Em primeiro lugar, a dimensão é variável – vão das mais pequenas, mais discretas, às maiores, mais evidentes. Isto permite que possam ser aplicadas em vários espaços e em tubagens de diversos diâmetros.

O tamanho da grelha também está relacionado com a capacidade de ventilação – quanto maior for, mais ar consegue renovar.

Além do tamanho, também existem em diversos formatos, sendo os mais comuns os retangulares, redondos ou quadrados. A escolha deve também depender da tubulação, adequando a sua forma à da grelha.

As Grelhas de Ventilação podem ainda ser fabricadas em vários tipos de materiais, com propriedades diferentes.

Vamos explorar algumas das possibilidades.
 

Plástico

Para as Grelhas de Ventilação, é comum usar um derivado termoplástico conhecido como poliestireno. Uma das grandes vantagens é o preço muito em conta.

É também muito resistente, em especial à água, absorvendo pouca humidade, e à corrosão.

Dispensa arestas muito afiadas e é muito leve, o que ajuda a prevenir acidentes.
 

ABS

Também derivante de uma resina termoplástica, reúne algumas das características do anterior.

Trata-se também de uma opção económica, além de fácil de moldar, o que permite a fabricação de diversas variedades de grelhas.

A sua resistência é também elevada, em especial ao desgaste e ao impacto, tornando-o durável.
 

Alumínio

A propriedade mais evidente é o aspeto elegante.

Apesar do custo mais elevado, também é mais durável que os outros materiais, o que o torna mais fácil de manter.

Aguenta muito bem ambientes de extrema humidade, sem problemas de corrosão, mantendo as suas propriedades ao longo do tempo.
 

3 Tipos de Grelhas de Ventilação que pode adquirir da ODEM

1. Grelhas em plástico redondas ou retangulares

Algumas Grelhas de Ventilação em plástico podem ter formatos redondos ou retangulares, ideais para tubulações com as mesmas formas, e medidas variadas, consoante a necessidade de renovação do ar.

Por serem de plástico, são leves, podendo ser instaladas em vários tipos de paredes, sem as danificar.

São indicadas para quem procura soluções resistentes e económicas. Além do mais, graças ao material de que são feitas, têm uma cor branca, que pode combinar com vários ambientes.

grelhas-ventilacao-redondas-odem

Carregue na imagem para saber mais sobre Grelhas Ventilação Redondas

 

2. Grelhas em ABS retangulares ou quadradas

Podendo ser colocadas com molas ou parafusos, as Grelhas de Ventilação em ABS também estão disponíveis em várias dimensões para servirem em diversas entradas de ar.

Também podem ter vários formatos, entre os quais retangulares e quadrados, que tendem a ser mais modernos, graças às formas angulares e retas.

Graças à resistência do ABS, podem ser instaladas em vários locais, mesmo aqueles com muito uso. Podem ainda ser limpas sem esforço, sendo que algumas trazem até filtros que impedem a passagem de resíduos.

Certos modelos permitem ainda regular a entrada de ar.
grelhas-em-abs-com-regulador-odem

Carregue na imagem para saber mais sobre Grelhas Em ABS Com Regulador
 

3. Grelhas em alumínio redondas ou quadradas

Para quem deseja aliar a funcionalidade a uma vertente estética as Grelhas de Ventilação em alumínio são perfeitas.

Redondas ou quadradas, por dispensarem a formação de ferrugem podem ser instaladas, através de molas ou parafusos, em qualquer local, mesmo os mais húmidos. Mais: são feitas de um material que não queima facilmente, logo podem ser incluídas em cozinhas, onde o risco de incêndio é mais elevado.

Com estas opções, despenderá ainda pouco tempo em cuidados de manutenção.

grelhas-ventilacao-aluminio-quadradas-com-rede-odemCarregue na imagem para saber mais sobre Grelhas Ventilação Alumínio Quadradas C/Rede
 

Deseja encontrar as melhores Grelhas de Ventilação para a sua casa?

Agora que já percebeu que existem vários tipos de grelhas e já conhece algumas boas opções, tem de fazer escolhas, de acordo com o que melhor se adequa às suas necessidades e preferências.

Além disso, tem de garantir que são instaladas da forma certa, para que cumpram a sua funcionalidade da melhor forma.

Para ajudar na escolha e na instalação, peça ajuda a profissionais experientes, como os da ODEM. Também disponibilizamos uma marca própria de Grelhas de Ventilação, em todos os materiais enumerados, que garantem eficácia e durabilidade.

 

Saber mais sobre Grelhas de Ventilação