1. Blog
  2. /
  3. Outros
  4. /
  5. Quais são as principais vantagens do sistema ETICS ao nível do desempenho energético?

Quais são as principais vantagens do sistema ETICS ao nível do desempenho energético?

Quer seja em construções novas ou em projetos de reabilitação, isolar as paredes das habitações é essencial. Escolher o sistema ETICS como solução de isolamento, em vez de outras opções, é uma decisão cada vez mais comum.

Existem vários fatores que diferenciam este sistema, mas o elevado desempenho energético é uma das mais importantes. Mas que vantagens pode trazer este desempenho?

É o que vamos descobrir neste artigo. Deste modo, tem mais informações para decidir se esta pode ser uma solução adequada para o seu projeto.

Como funciona o Sistema ETICS?

ETICS significa External Thermal Isolation Composite System, em português Sistema Composto de Isolamento Térmico Externo. Esta é uma solução para isolar as paredes dos edifícios a partir do exterior.

O sistema funciona através da relação e fixação entre vários elementos, como:

  • Argamassa colocada na parede;
  • Placas isolantes – podem ser de vários materiais, como poliestireno extrudido ou expandido, lã de vidro, lã de rocha, cortiça, entre outros;
  • Elementos de fixação mecânica – como, por exemplo, buchas;
  • Barramento armado com rede de fibra de vidro que reveste as placas;
  • Nova camada de argamassa e primário;
  • Revestimento da parede.

quais-sao-as-principais-vantagens-do-sistema-etics-ao-nivel-do-desempenho-energetico-odem

Quais são os benefícios energéticos do sistema ETICS?

quais-sao-as-principais-vantagens-do-sistema-etics-ao-nivel-do-desempenho-energetico-infografico-beneficios-odem

Com todas as camadas de elementos que compõem o sistema ETICS, este torna-se um tipo de isolamento eficaz, em especial a nível térmico. Isto significa que consegue isolar qualquer habitação das temperaturas do exterior, sejam elas elevadas ou baixas.

Como consequência, é possível notar alguns benefícios a nível energético que implicam tanto o imóvel em si, como quem nele habita.

Vamos ver quais são:

Melhora o conforto térmico das habitações

O facto de o isolamento ETICS conseguir isolar as habitações das temperaturas que se fazem sentir no exterior significa que deixam de haver trocas de calor entre os ambientes. Se existirem, são, pelo menos, muito reduzidas.

Como resultado, a temperatura interna deixa de sofrer oscilações e torna-se mais constante, o que permite aumentar o conforto dos habitantes.

Aumenta a classe energética dos imóveis

Todas as habitações precisam de ter um Certificado de Desempenho Energético e de Qualidade do Ar, emitido sob controlo da Agência para a Energia (ADENE). Tal certificado atribui, a cada imóvel, uma classificação consoante a sua eficiência energética, numa escala que vai do nível F (menos eficiente) ao nível A+ (mais eficiente).

O isolamento térmico das paredes é um dos parâmetros para a atribuição desta classificação. Assim sendo, ao manter a temperatura interna estável, o sistema ETICS permite aumentar a classificação energética das habitações.

Isto pode fazer aumentar também o valor de mercado, facto relevante para uma venda futura.

Diminui o consumo de energia

Ao melhorar o conforto térmico das habitações e ao manter a temperatura interna mais estável, o isolamento ETICS contribui para que os sistemas de climatização deixem de ser tão necessários ou trabalhem menos tempo, sejam de arrefecimento ou aquecimento.

Desta forma, é possível diminuir o consumo de energia e poupar na fatura.

Como contribuir para os benefícios energéticos do sistema ETICS?

Já vimos que, pela sua constituição, o isolamento ETICS é muito eficiente na sua função de isolamento. Contudo, para garantir esta eficácia, é essencial garantir que é colocado da forma correta e que os seus elementos são de qualidade.

Por exemplo, é imprescindível que as placas isolantes sejam bem fixadas à parede. Para isso, é recomendado utilizar buchas de qualidade para suportar o sistema ETICS, como complemento à colagem com argamassa. As da ODEM, por exemplo, indicadas para placas de diferentes espessuras, oferecem uma boa estabilização e segurança e ainda são fáceis de aplicar.
buchas-com-prego-certificadas-etag-004-quais-sao-as-principais-vantagens-do-sistema-etics-ao-nivel-do-desempenho-energetico-odem
Também é essencial que a rede de fibra de vidro usada para sustentar o sistema ETICS, colocada durante o barramento, seja resistente. Só assim poderá suportar com eficácia o isolamento. As que estão disponíveis na ODEM têm uma resistência elevada e ainda são rápidas de colocar.

rede-fibra-vidro-155gr-malha-5x5-mm-quais-sao-as-principais-vantagens-do-sistema-etics-ao-nivel-do-desempenho-energetico-odem
Por fim, usar perfis no sistema ETICS tem uma função de proteção. Estes elementos, além de garantirem um bom acabamento, reforçam a sua estrutura, em especial as suas esquinas. Os que a ODEM disponibiliza são em PVC, têm uma rede que facilita a colocação e podem ter um posicionamento vertical ou horizontal.

 

perfil-em-pvc-com-rede-1-quais-sao-as-principais-vantagens-do-sistema-etics-ao-nivel-do-desempenho-energetico-odem

Que outras vantagens traz o Sistema ETICS?

Os benefícios energéticos são o ponto forte do isolamento ETICS, mas existem outras vantagens, como, por exemplo:

  • Evita roubar espaço útil à habitação, visto que é colocado no exterior;
  • É fácil de instalar;
  • Garante um bom isolamento acústico;
  • Admite uma grande diversidade de revestimentos;
  • Permite renovar o aspeto da habitação, ao cobrir fissuras e outros danos;
  • Aumenta o nível de impermeabilidade das paredes e diminui os problemas de excesso de humidade nas mesmas;
  • Reduz a carga sobre a estrutura da habitação, porque é leve.

Como decidir se o sistema ETICS é o isolamento ideal para o seu projeto?

Sabendo agora dos benefícios do isolamento ETICS, é mais fácil avaliar se esta é uma boa opção para o projeto que tem em mãos. Contar com ajuda especializada neste processo de decisão pode ser crucial.

Os profissionais da ODEM são especialistas em produtos de isolamento, podendo esclarecer dúvidas sobre o sistema ETICS e ajudar a perceber em que casos pode ser usado.

Se decidir que esta é a solução mais vantajosa, também disponibilizamos todos os materiais necessários para a sua instalação, desde as buchas, às redes de fibra de vidro, até aos perfis. Todos os produtos são de elevada qualidade e resistência, para garantir a correta fixação e suporte do isolamento, e facilitam o trabalho.

Beneficie da nossa experiência e instale um isolamento de excelência.
 

Ver produtos para sistema ETICS