1. Blog
  2. /
  3. Outros
  4. /
  5. Como escolher o Perfil mais adequado?

Como escolher o Perfil mais adequado?

É muito provável que, ao planear um projeto, os perfis não sejam o primeiro aspeto em que pensa. Pode até considerar que se trata de um pormenor sem grande importância. Mas será mesmo assim?

Na realidade, achar que numa casa os pormenores não são importantes é um erro - é nos pequenos detalhes que, muitas vezes, se constrói a personalidade de um espaço.

Ainda assim, chegada a hora de escolher a melhor opção, a confusão é normal: existem no mercado vários modelos diferentes, com características próprias que os tornam adequados para contextos distintos.

Então, como acertar na escolha?

Hoje vamos esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto.

 

Ver os perfis disponíveis na loja online

Para que servem os Perfis?

Em primeiro lugar, os perfis são considerados peças de remate, geralmente usados em pavimentos ou revestimentos.

Assim, podem cumprir várias funções, nomeadamente:

  • Esconder ou disfarçar defeitos, harmonizando a aparência dos materiais;
  • Eliminar arestas ou esquinas;
  • Proteger os cantos dos revestimentos ou pavimentos contra danos;
  • Permitir um acabamento decorativo;
  • Proteger o material do revestimento ou pavimento.

Além disso, ainda que o cenário ideal fosse que um piso fluísse naturalmente entre várias áreas diferentes, no mundo real isso não acontece, pelo que é importante que existam suportes de transição, como os perfis.

 

Em que situações são necessários?

Sabia que os perfis apresentam uma grande versatilidade? Esta característica faz com que possam ser utilizados em várias situações e divisões diferentes, como cozinhas, casas de banho e mais.

 

perfis

 

Assim sendo, além de serem necessários em zonas de transição entre pisos, podem ser incorporados no revestimento de paredes, em rodapés e até em escadas, principalmente nas arestas dos degraus para garantir aderência e aumentar a segurança.

Além disso, é importante que sejam usados também nas mudanças de elevação entre pisos, a fim de antecipar alterações e, consequentemente, prevenir acidentes, como quedas.

Por fim, se pensa que o seu uso é exclusivamente interior desengane-se - podem também ser incorporados em zonas exteriores, como terraços ou varandas.

 

Que Modelos de Perfis existem?

O mundo dos perfis é muito variado, sendo que podem apresentar vários formatos, para que se adequem a cada situação.

Neste sentido, podem ser mais arredondados, angulares ou retos.

 

como-escolher-o-perfil-mais-adequado-perfis

Além do mais, podem também ser considerados perfis de transição, de desnível ou de escada, normalmente em forma de “L”.

Para além disso, podem ainda apresentar tamanhos e espessuras diferentes, mais finas ou mais grossas.

Outra diferença entre os vários perfis que existem no mercado diz respeito aos materiais. De forma geral, podem ser feitos em PVC, alumínio ou inox.

Por último, podem ainda apresentar variações na cor, à volta do brilhante e satinado, permitindo conjugar com as tonalidades dos revestimentos ou pavimentos.

 

O que deve ter em consideração na Escolha dos Perfis

1. Objetivo do projeto

Antes de avançar para a escolha, considere o tipo de problema que quer resolver, para garantir que a decisão se adequa às suas necessidades.

O perfil servirá para tapar um defeito? Nesse caso, saiba que pode optar por um perfil com uma maior espessura.

Contudo, pode optar por estes acessórios por questões de segurança. Afinal, proporcionam um efeito antiderrapante.

Além do mais, se for o que procura, existem várias opções que permitem compensar diferenças de altura entre pavimentos (perfis de desnível) ou servir de união entre eles (perfis de transição).

 

2. Tipo de projeto

Imaginemos que pretende instalar um perfil numa varanda, terraço ou outra estrutura exterior. Nestes casos, é fundamental que escolha soluções duráveis, capazes de resistir a fatores externos, como a chuva ou o vento, por exemplo.

A mesma coisa para ambientes mais húmidos, como cozinhas ou casas de banho, ou locais de muito uso, que suportam as exigências da vida diária.

Neste sentido, saiba que materiais em PVC ou alumínio são, por norma, muito resistentes, embora leves.

 

3. Estética

Existe quem procure estas soluções por questões estéticas, como forma de uniformizar as diferentes áreas. Se for o seu caso, procure um perfil com uma espessura mais fina, uma vez que não existe necessidade para o contrário.

Por outro lado, há quem considere que, uma vez instalados, saltarão demasiado à vista, principalmente em espaços estilo open space. Por isso, pode sempre procurar um modelo e cor que se assemelhe à tonalidade do revestimento ou pavimento, para que se consiga camuflar mais facilmente.

 

Acerte na sua escolha com a ajuda da Odem

Escolher o perfil que melhor se adequa ao que precisa não é uma tarefa tão simples quanto parece, mesmo que agora conheça os aspetos que deve ter em consideração.

O objetivo é sempre conseguir o resultado que idealizou, sem comprometer o projeto. Por isso, elimine o risco de cometer uma escolha errada aconselhando-se com os especialistas da Odem.

Além do mais, por entre toda a variedade de perfis disponíveis que temos para si, decerto encontrará a solução perfeita para o que procura.

Ver os perfis disponíveis na loja online