1. Blog
  2. /
  3. Canais e Ralos de Duche
  4. /
  5. Alternativas à tampa de sifão: conheça os ralos e canais de duche com sifão integrado

Alternativas à tampa de sifão: conheça os ralos e canais de duche com sifão integrado

Ao construir ou remodelar uma casa de banho e/ou uma zona de duche é preciso garantir uma correta ligação ao esgoto e um sistema de evacuação de águas adequado. Usar um sifão comum com tampa é uma opção tradicional, mas hoje existem soluções mais modernas. Substituir a tampa de sifão por ralos e canais de duche com sifões integrados é uma delas.

Estes sistemas trazem muitas vantagens, em especial para quem executa o trabalho de remodelação ou construção. Neste artigo vamos descobrir ao certo quais são, para que perceba se podem ser alternativas para o que pretende.

Porque pode ser boa ideia encontrar alternativas para a tampa de sifão?

Usar um sifão comum a toda a casa de banho significa que existe um local onde se reúnem as águas provenientes da zona do duche e de outros pontos de água. Este elemento serve para fazer a ligação até ao esgoto, para as águas serem evacuadas. Graças ao seu formato, impede também o retorno de odores e gases para o interior da divisão.

A utilização deste sistema de canalização exige uma tampa de sifão. Como o nome indica, a tampa cobre este sifão comum, protegendo-o e criando um ponto de acesso ao esgoto, para usar quando necessário.

Contudo, apesar de útil, este sistema apresenta algumas desvantagens. A primeira refere-se à estética, uma vez que a tampa destoa do pavimento e pode ser muito evidente.

Além disso, em caso de remodelação da zona de banhos e de reestruturação da canalização, o seu uso também pode tornar o trabalho mais moroso e complexo. Isto acontece porque é sempre necessário ligar a nova base de duche à tampa e ao sifão existentes.

É por conta destes inconvenientes estéticos e funcionais que pode ser boa ideia encontrar uma alternativa para a evacuação das águas do banho como, por exemplo, através de ralos e canais de duche com sifões integrados.

Quais são as vantagens de usar ralos e canais de duche com sifões integrados em vez da tampa de sifão?

alternativas-a-tampa-de-sifao-infografico-odem

Os ralos e canais de duche sifonados já incorporam um sifão próprio na sua estrutura. Esta configuração oferece diversas mais-valias, quando comparados com a utilização de um sifão comum para evacuação das águas do duche.
Vamos descobrir quais são:

Consegue poupar trabalho

A criação da ligação entre a base de duche e o sifão comum da casa de banho requer alguns esforços. Poderá ter de remover o pavimento existente e de conectar todos os elementos do sistema e tubagens entre si.

Ao terem já um sifão integrado, os ralos e canais de duche podem ser ligados de forma direta ao tubo de saída das águas. Ou seja, deixa de ser necessário garantir a ligação da nova base de duche ao sifão comum da casa de banho.
Para instalar os ralos e canais de duche com sifões integrados sem os ligar à tampa de sifão comum precisa apenas de seguir alguns passos simples, como:

  • Posicionar o produto na base de duche (ou no pavimento, se for um duche italiano);
  • Confirmar a sua altura e inclinação;
  • Ajustar a altura e inclinação, se necessário, no set próprio;
  • Ligar a extremidade disponível do sifão ao restante tubo de esgoto;
  • Confirmar a inexistência de pontos de fuga, ao deitar uma pequena quantidade de água pela estrutura;
  • Encaixar a grelha do ralo ou do canal na estrutura.

Assim sendo, com estas soluções, poderá saltar uma série de etapas, poupando trabalho e esforço.

Economiza tempo

Ao simplificar o processo de instalação do sistema de canalização com os ralos e canais sifonados, este também demora menos tempo a ser realizado. Como resultado, pode aproveitá-lo melhor, dedicando-o a outras tarefas.

Garante um resultado eficiente

Com um sifão único, existe um maior fluxo de águas concentrado num local, o que pode dificultar o seu processo de evacuação. Ao instalar um sifão próprio no duche, estas são escoadas com maior facilidade.

Além do mais, os ralos e canais de duche atuais são desenhados para melhorarem ainda mais a sua eficiência e a prevenirem entupimentos e vazamentos. Os produtos da ODEM são exemplo disso, ao admitirem o escoamento de grandes quantidades de água e ainda incorporam filtros que impedem a presença de obstruções na tubagem.

alternativas-a-tampa-de-sifao-odem

No entanto, para assegurar esta eficiência, evite ligar o sifão integrado dos canais ou ralos de duche ao sifão comum da casa de banho, já que a dupla sifonagem pode prejudicar o escoamento das águas.

Torna a manutenção do sistema de canalização mais simples

Realizar a manutenção do sistema de canalização através da tampa de sifão ou dos ralos ou canais de duche sifonados é essencial. De tempos a tempos, é necessário verificar se estes elementos se encontram em boas condições e limpá-los, para assegurar que estão livres de obstruções.

Com os ralos e canais com sifão integrado, estas tarefas são mais simples: regra geral, têm um sistema de abertura fácil que permite aceder ao interior da estrutura sem esforço e sem risco para a sua integridade.

Com as tampas dos sifões, este acesso pode ser um pouco mais demorado e menos prático, sendo necessário desenroscá-las.

Onde pode encontrar boas alternativas à tampa de sifão?

Sabendo agora que os canais e ralos de duche sifonados podem substituir o uso dos sifões comuns e das respetivas tampas, é importante descobrir onde pode comprá-los, caso assim o decida.

Na ODEM, somos especialistas nos sistemas de canalização e de evacuação de águas. Produzimos soluções de marca própria e ainda comercializamos outras de marcas de renome na área, todas elas de qualidade elevada. Desta forma, consegue encontrar e comprar excelentes alternativas à tampa de sifão.

Dada a nossa experiência de anos, auxiliamos ainda a escolher o produto mais indicado para cada caso.

Peça a nossa ajuda e encontre as melhores soluções para os seus projetos de casas de banho.
 

Ver alternativas à tampa de sifão