1. Blog
  2. /
  3. Janelas de Sótão
  4. /
  5. Tudo sobre instalação de Janelas de Sótão para telhados de Painéis Sandwich

Tudo sobre instalação de Janelas de Sótão para telhados de Painéis Sandwich

Instalar janelas de sótão pode ser a mudança que procura para a sua casa. São um upgrade para qualquer espaço, transformando-o.

Mas será que podem ser instaladas em qualquer tipo de telhado? Este é um ponto importante a considerar, pois existem cada vez mais opções de cobertura, como os painéis sandwich, que fogem aos conceitos tradicionais com telhas.

Se se está a questionar como é o processo de instalação de janelas de sótão para estes painéis sandwich, continue a ler e descubra a resposta, assim como as maiores vantagens deste tipo de produto.
 

Ver Janelas de Sótão

O que são Painéis Sandwich e por que podem ser ideais para telhados?

Um painel sandwich é uma estrutura de cobertura constituída por três componentes principais: duas camadas perfiladas de liga metálica, o aço, com uma camada de espuma rígida no meio composta por material isolante – o poliuretano ou o poliisocianurato.


painel-sandwich

São usados para diversos fins, como paredes ou fachadas comerciais, industriais ou habitacionais, embora a sua estrutura de peso reduzido e com elevada rigidez os torne ideais para telhados, cumprindo as suas funções de cobertura com eficiência e sem risco de danos estruturais na habitação.

Além do mais, hoje podem variar na espessura, cor e formato, do mais simples ao mais elaborado, por vezes até imitando os telhados mais tradicionais, contribuindo para satisfazer todas as preferências.
 

Quais as principais vantagens?

Além da sua versatilidade, podendo servir diversos propósitos, os painéis sandwich apresentam alguns benefícios que os posicionam favoravelmente em relação a outras opções de cobertura, como por exemplo:

  • Alta eficiência energética;
  • Instalação facilitada e rápida, por ser modular;
  • Elevada resistência mecânica;
  • Bom isolamento térmico;
  • Excelente relação custo-benefício;
  • Boa capacidade de estanqueidade.
     

 

4 passos para instalar Janelas de Sótão em Painéis Sandwich

Instalar uma janela de sótão implica uma abertura no telhado, sendo provável que tenha de reforçar estruturas para assegurar todas as condições de segurança, tanto durante o trabalho como no futuro.

Assim, certifique-se que segue as recomendações do fabricante da janela que escolher e também do painel sandwich que tem.

Se tiver experiência na área da construção, pode realizar o projeto de forma autónoma, embora deva ter ajuda em especial para colocar a janela. Caso contrário, procure apoio profissional.
 4-passos-para-instalar-janelas-de-sotao-em-paineis-sandwich

1. Reúna as ferramentas e materiais necessários

Antes de começar, assegure que tem tudo o que precisa:

  • Nivelador;
  • Fita métrica;
  • Caneta para marcar o painel;
  • Martelo;
  • X-ato;
  • Escadote;
  • Serra circular e serrote/serra manual;
  • Parafusos e pregos;
  • Traves para sustentar a estrutura;
  • Janela e respetivos acessórios, como componentes de encaixe e fixação.
     

2. Corte o painel de forma adequada

Para abrir o espaço necessário para a colocação da janela, é preciso cortar o painel sandwich.

Primeiro, antes de começar, certifique-se que este se encontra bem preso, a fim de evitar acidentes. Depois, siga as seguintes etapas:

  • Proteja a sua superfície com fita adesiva;
  • Desenhe com a caneta o local onde a janela será instalada. Lembre-se de acrescentar uns centímetros em relação às dimensões da janela para instalar todas as estruturas necessárias;
  • Para realizar o corte, use a serra circular, dispensando rebarbadoras para evitar danificar o revestimento do painel;
  • Limpe a superfície de eventuais lascas resultantes do corte e remova a fita adesiva.

     

3. Instale a janela consoante as indicações

O processo de colocação da janela é semelhante ao recomendado noutro tipo de telhado.

Se for necessário reforçar a estrutura - caso tenha, por exemplo, de cortar uma viga que atravessa a abertura - terá de fazer uma espécie de moldura com as traves, com as devidas medidas, fixando-as com pregos nas vigas, uma em cada lateral, uma na parte superior e outra na inferior.

Durante o procedimento, vá verificando se estão niveladas.

Hoje algumas janelas já trazem consigo rufos de isolamento integrados. Caso contrário, é necessário, nesta altura, proceder à impermeabilização com telas ou rufos à parte.

Por fim, fixe todos os componentes, como os caixilhos, segundo as indicações do fabricante, e a janela.
 

4. Volte a colocar o painel

Depois de fixar a janela na abertura, é hora de colocar o painel em redor da mesma, já que, como recomendado, abriu um espaço superior para poder instalar todos os componentes.

Pode ser necessário cortar o painel que vai colocar para que se adapte às formas da janela, respeitando as distâncias recomendadas para que a mesma possa abrir, se for esse o caso. Depois, fixe-o com os parafusos próprios.

Se a janela tiver um rufo de impermeabilização com uma espécie de “avental” na parte inferior, deve colocar o painel por baixo do mesmo e colar o avental por cima, finalizando com a ajuda do martelo.
 

Procura Janelas de Sótão ideais para Painéis Sandwich? A ODEM tem!

Agora que já conhece as vantagens dos painéis sandwich e sabe como instalar janelas de sótão nos mesmos, deve optar por produtos adequados a este tipo de cobertura, de preferência com rufo integrado.

Encontra na Janela IGX F1 com Rufo EPDM integrado uma solução ideal: além de ser indicada para este tipo de painéis, assim como o seu rufo inovador em tecnologia RESET, é resistente, durável e ainda deixa entrar uma luminosidade superior comparando com outras opções com a mesma medida.

janela-fixa-igx-f1-resetCarregue na imagem para ver mais


Se preferir uma claraboia, a WVR Reset com Rufo EPDM também é perfeita para painéis sandwich. Com vidro duplo ou triplo, abertura lateral alterável e 3 posições de entrada de ar, consegue, mais do que um espaço luminoso, uma divisão arejada.


claraboia-wvr-com-rufo-integrado

Carregue na imagem para ver mais


Ambas as opções apresentadas estão disponíveis na ODEM.

 

Conte com o Serviço de Instalação de Janelas de Sótão da ODEM

Na ODEM encontra profissionais experientes capazes de lhe fornecer todas as recomendações, que farão maravilhas pelo seu projeto. E pode também contar com o nosso Serviço de Instalação de Janelas de Sótão, com a ajuda de um técnico especializado.

Além do aconselhamento especializado, o técnico ODEM instala a sua nova janela ou substitui a sua janela de sótão antiga, mantendo os 10 anos de garantia de fábrica sobre o produto.

 

Ver Janelas de Sótão