1. Blog
  2. /
  3. Janelas de Sótão
  4. /
  5. 5 excelentes benefícios de instalar uma janela ventilada no seu projeto

5 excelentes benefícios de instalar uma janela ventilada no seu projeto

A escolha das janelas é sempre uma etapa importante em qualquer projeto de construção ou remodelação. Estas estruturas vão ajudar a ditar o conforto e a qualidade do ambiente no interior dos edifícios, pelo que é essencial fazer boas escolhas. Instalar uma janela ventilada é uma das soluções mais recomendadas pelos especialistas da atualidade.

Contudo, para perceber se estas opções são o que procura para o seu projeto em particular, é preciso entender como funcionam e que tipo de vantagens podem trazer.

No final da leitura deste artigo, vai conhecer todas as informações importantes sobre este produto.

Entenda o que é uma janela ventilada e o seu funcionamento

5-excelentes-beneficios-de-instalar-uma-janela-ventilada-no-seu-projeto-odem-2

Uma janela ventilada é uma janela que integra um sistema de ventilação próprio na sua estrutura. O funcionamento deste sistema depende do modelo da janela em questão, mas o objetivo é o mesmo em todos os casos: admitir a ventilação natural do ambiente onde a janela está inserida, sem ter a necessidade de a abrir por completo.

Em alguns casos, estes mecanismos permitem até que exista uma circulação controlada e sistemática de ar, mesmo com a janela fechada.

Deste modo, as janelas com ventilação integrada asseguram que o oxigénio no interior dos edifícios é sempre renovado. É por esse motivo que são consideradas janelas inteligentes e tecnológicas.

Estas janelas podem também ser abertas, como a maioria das janelas. Neste caso, a sua capacidade de ventilação do espaço é ainda maior.

Conheça as mais-valias que uma janela ventilada pode oferecer

5-excelentes-beneficios-de-instalar-uma-janela-ventilada-no-seu-projeto-infografico-odem

Carregue na imagem para aumentar

 

Já vimos que, ao incorporarem sistemas de ventilação, as janelas permitem a renovação contínua do ar interior. Por isso, as divisões estão sempre arejadas, o que traz diversos benefícios e evita determinados problemas.

Vamos conhecer quais são as principais vantagens destes produtos:

1. Evita a acumulação de condensação nas divisões

Quando, no interior dos edifícios, existe uma circulação insuficiente de ar, pode ocorrer acumulação de condensação nas paredes, tetos e móveis, em especial durante o uso de aparelhos de aquecimento. Por sua vez, o excesso de condensação pode provocar a presença de humidade, bolor e mofo no ambiente.

Ao favorecerem a circulação sistemática de ar, as janelas ventiladas ajudam a evitar estes problemas. Assim sendo, contribuem para a preservação dos próprios móveis e das estruturas de sustentação do edifício, como as paredes e tetos, aumentando a sua durabilidade.

2. Promove um ambiente interior mais saudável

Os espaços pouco ventilados são mais propícios à dispersão de bactérias, fungos, vírus e ácaros, dada a baixa qualidade do ar e a eventual presença de humidade. Estes agentes podem ter um impacto negativo sobre os pulmões, os brônquios ou até sobre a pele e levar ao desenvolvimento de patologias.

Ao favorecer a renovação do oxigénio e ao potenciar a sua circulação constante no interior das habitações, o uso de uma janela ventilada pode prevenir o aparecimento de doenças associadas à presença de humidade, como a asma, a bronquite ou a rinite. As alergias dermatológicas também são menos prováveis.

Assim, estas estruturas ajudam a preservar um bom estado de saúde dos habitantes.

3. Neutraliza melhor os odores no interior

No interior dos edifícios podem dispersar-se odores, por vezes desagradáveis, que interferem com o conforto de quem utiliza o espaço. Com uma janela ventilada, o ambiente é mais limpo e os odores são eliminados de forma mais automática, mesmo sem ter de abrir a janela, já que a renovação do ar é assegurada.

4. Garante segurança, privacidade e proteção aos utilizadores

Com uma janela com ventilação integrada evita ter de abrir a estrutura para fazer o ar entrar e circular. Isto significa que é possível usufruir ao máximo do ambiente seguro e privado que uma janela fechada oferece, sem descurar na ventilação.

Além do mais, algumas destas janelas atuais permitem até que, mesmo com ventilação aberta, o ambiente esteja o mais protegido possível das condições do exterior. Os produtos da marca OKPOL são um excelente exemplo. Uma janela ventilada da OKPOL incorpora sistemas tecnológicos que evitam a entrada de vento e de chuva em qualquer situação.

janela-5-excelentes-beneficios-de-instalar-uma-janela-ventilada-no-seu-projeto-odem (1)

5. Mantém a eficiência energética dos edifícios

Uma janela com ventilação integrada ajuda a manter a temperatura no interior mais estável, sem oscilações e sem se deixar comprometer pelo ambiente no exterior. Porquê?

Em primeiro lugar, como dispensa a abertura da janela para obter ventilação, consegue evitar a entrada de calor ou frio. Depois, a entrada sistemática de ar é muito controlada, evitando interferir com o ambiente no interior. Portanto, estas janelas podem ser usadas sem afetar o conforto dos habitantes.

Esta capacidade pode ser útil em locais com temperaturas muito extremas, por exemplo, em que a abertura da janela iria provocar uma grande perda de eficiência energética.

Beneficie das vantagens de uma janela ventilada com a ajuda da ODEM

Se quer integrar este tipo de janelas nos seus projetos e beneficiar com o seu modo de funcionamento, só precisa de escolher produtos de qualidade, com as características certas para o que pretende. Depois, basta avançar com a sua compra. Neste processo, é essencial escolher bons parceiros e contar com apoio especializado para tomar boas decisões.

Na ODEM, acompanhamos o desenvolvimento tecnológico do mercado, pelo que todas as nossas janelas têm um sistema de ventilação integrado, de elevada qualidade. Os nossos produtos são da marca especialista OKPOL, fabricados em pinho ou em PVC. Podem ter diversos formatos, aberturas e funcionalidades, para se adequarem a diferentes casos.

Os nossos especialistas conhecem as particularidades de cada modelo, conseguindo prestar um acompanhamento personalizado para escolher a janela ventilada certa.

Contacte-nos e aproveite o que uma janela com ventilação integrada tem para oferecer.
 

Veja as Janelas Ventiladas