1. Blog
  2. /
  3. Janelas de Sótão
  4. /
  5. A influência das janelas de sótão no desempenho energético das habitações — tudo o que precisa de saber

A influência das janelas de sótão no desempenho energético das habitações — tudo o que precisa de saber

Está a pensar instalar janelas de sótão numa habitação, mas receia a eventual perda de desempenho energético? Nada há a temer: estas soluções podem trazer ganhos energéticos e até melhorar a eficiência dos edifícios. Por isso, são escolhas seguras para aqueles que se interessam por sustentabilidade e economia de custos.

É o seu caso? Então, leia este artigo. Vamos explicar como é que as janelas podem impactar a eficiência energética das habitações e revelar como pode escolher produtos que potenciam esta eficiência.

De que forma é que as janelas de sótão influenciam o desempenho energético das habitações?

As habitações têm um bom desempenho energético quando conseguem utilizar a energia de forma controlada e, mesmo assim, manter um ambiente confortável.

As janelas podem contribuir para este desempenho. Quando são eficientes, conseguem diminuir as trocas de ar entre o ambiente interior e exterior. Isto faz com que a temperatura sentida dentro da habitação seja mais equilibrada.

Por serem eficientes, as janelas de sótão também podem ajudar a reduzir o consumo de energia em cerca de 40%.

Vamos descobrir mais sobre como conseguem manter um ambiente interior confortável com menos energia.

 

a-influencia-das-janelas-de-sotao-no-desempenho-energetico-das-habitacoes-odem

As janelas de sótão podem facultar isolamento térmico

Uma janela de sótão eficiente consegue isolar a divisão do ar exterior. Na prática, isto significa que evita que o ar interior saia e o ar exterior entre. Sendo assim, é possível manter um ambiente fresco no verão, por exemplo, e uma sensação mais quente no inverno, sem grandes oscilações de temperatura.

Esta capacidade de isolamento térmico faz com que o desempenho energético da habitação aumente. Porquê? Porque, com uma temperatura mais confortável, o uso de aparelhos de climatização, sejam de arrefecimento ou de aquecimento, pode ser reduzido, gastando menos energia.

As janelas de sótão oferecem iluminação natural

As janelas instaladas no sótão admitem a passagem de luz solar para a divisão. Portanto, a necessidade de recorrer à luz artificial diminui, sendo possível economizar energia elétrica e aumentar a eficiência da habitação.

A entrada de luz pode ainda servir para aquecer o espaço, sem recorrer a aparelhos de aquecimento.

 

janela-sotao-abertura-electrica-vsc1-e2-a-influencia-das-janelas-de-sotao-no-desempenho-energetico-das-habitacoes-odem

As janelas de sótão conferem ventilação

Instalar uma janela num sótão oferece a ventilação que qualquer divisão precisa para renovar o ar e para afastar sinais de humidade. Deste modo, o uso de sistemas de ventilação forçada pode ser evitado, dispensando o seu gasto de energia.

Além disso, esta ventilação também pode contribuir para climatizar o espaço, arrefecendo-o de forma natural sempre que necessário, sem precisar de aparelhos de ar condicionado.

No que refere à eficiência energética, os benefícios de comprar janelas de sótão com sistemas de ventilação integrados são ainda maiores. Ao permitirem ventilar ou climatizar o espaço mesmo com a estrutura fechada, evitam comprometer demasiado o ambiente no interior.

Como escolher janelas de sótão que aumentem a eficiência energética das habitações?

a-influencia-das-janelas-de-sotao-no-desempenho-energetico-das-habitacoes-odem-infografico-caracteristicas

Carregue na imagem para ampliar

 

Já vimos como uma janela de sótão pode contribuir para o bom desempenho energético dos edifícios. Agora está na altura de perceber que características estas devem ter, para favorecer ainda mais este desempenho.

Ao escolher uma janela de sótão, deve ter em atenção uma ou várias das seguintes características:

  • Vidro duplo ou triplo — têm uma maior capacidade para isolar a temperatura, pelas múltiplas camadas, em especial se incorporarem gás árgon;
  • Tratamentos e revestimentos refletores — evitam o sobreaquecimento da divisão ao refletirem o calor;
  • Boa capacidade de vedação — impedem de forma mais eficaz a entrada e saída de correntes de ar;
  • Coeficiente de transmissão térmica (Uw) baixo — têm uma capacidade mais baixa de conduzir o calor, favorecendo o isolamento térmico;
  • Caixilhos e perfis de qualidade — conseguem eliminar qualquer ponto de entrada ou saída de ar;
  • Recursos tecnológicos — controlam melhor a temperatura interior, em especial se incorporarem sistemas de abertura e fecho automáticos consoante as condições climatéricas.

Para certificar que os produtos apresentam um ou vários destes atributos, analise bem as suas fichas técnicas, podendo também informar-se junto do seu fornecedor, se necessário.

Encontre as janelas de sótão ideais para manter a habitação eficiente com a ODEM

 

janela-fixa-igx-f1-reset-a-influencia-das-janelas-de-sotao-no-desempenho-energetico-das-habitacoes-odem

 

Já entendeu como é que instalar uma janela no sótão eficiente pode melhorar o desempenho energético de qualquer habitação e que particularidades deve procurar nos produtos? Então, caso decida avançar com a sua instalação, é essencial saber com que ajuda contar.

Na ODEM disponibilizamos uma gama alargada de janelas, de diversos materiais, tamanhos e sistemas de abertura. Todas elas são desenhadas para apresentarem uma eficiência energética elevada, incorporando propriedades que potenciam a sua capacidade de isolamento térmico e de poupança de energia.

Pode ainda beneficiar do nosso apoio especializado e personalizado para comprar janelas de sótão eficientes, adequadas ao projeto em questão.

Aproveite a nossa oferta e experiência e desfrute dos verdadeiros benefícios da eficiência energética das habitações.

 

Veja janelas de sótão eficientes