1. Blog
  2. /
  3. Janelas de Sótão
  4. /
  5. 7 ideias para usar uma Janela no Telhado e transformar qualquer espaço

7 ideias para usar uma Janela no Telhado e transformar qualquer espaço

Se existem boas decisões sobre alterações a fazer em casa, instalar uma janela no telhado é uma das mais acertadas. Os seus benefícios falam por si – oferecem mais luminosidade, ventilação e ainda a sensação de mais espaço às divisões onde são colocadas.

Mas as suas vantagens vão mais além – podem ser utilizadas de várias formas, permitindo criar espaços e zonas diferenciadas, que servem os mais variados propósitos.

Hoje vamos dar-lhe algumas ideias interessantes sobre o que pode fazer nas suas divisões se tiver uma janela no telhado ou pretender instalar uma, permitindo-lhe ter uma casa de sonho.
 

1. Zona de convívio à mesa

Se, porventura, tem janelas no telhado da sua cozinha (ou pensa instalá-las) pode aproveitar para colocar uma mesa de refeições sob as mesmas. Assim, criará um espaço que convida a convívios entre toda a família diante de uma boa refeição. Afinal, há quem diga que a cozinha é o coração da casa.

Para estes locais, a janela no telhado deve ser basculante ou projetante para também servir como meio para eliminação de cheiros incomodativos que possam derivar da confeção dos alimentos.


7-boas-ideias-para-fazer-uso-de-uma-janela-no-telhado-destaque-odem
 

2. Local de descanso à luz das estrelas

Adormecer sob um céu estrelado é um cenário digno de filme! Ter uma janela no telhado do quarto dá-lhe a possibilidade de usar o espaço por baixo da mesma para colocar a cama, tornando este quadro real. Isto cria um verdadeiro ambiente de relaxamento, ideal para uma zona de dormir.

Neste caso, pode tratar-se de uma janela plana, que não abre, servindo apenas como entrada de luz e acesso à vista, ou, em alternativa, ser basculante ou projetante, para usá-la também para arejar o quarto de vez em quando.

Se o descanso é uma preocupação, deve escolher uma janela pequena, embora seja possível instalar cortinas, permitindo-lhe ter uma boa noite de sono, longe de qualquer claridade.

 

7-boas-ideias-para-fazer-uso-de-uma-janela-no-telhado-local-de-descanso-odem

3. Área de trabalho com acesso à vista

Criar um home office pode ser uma excelente ideia para um espaço com janela no telhado. Ao instalar uma zona de trabalho nestes locais, com uma secretária e uma cadeira confortável, poderá beneficiar dos efeitos da luz solar: maior disposição para a realização das suas tarefas, o que faz aumentar a sua produtividade.

Dependendo da inclinação do telhado e do formato da janela, poderá ainda aceder à vista exterior, o que lhe poderá servir como inspiração e lhe permitirá relaxar nos seus tempos de pausa.

 

7-boas-ideias-para-fazer-uso-de-uma-janela-no-telhado-area-de-trabalho-odem

 

4. Espaço destinado à brincadeira

Tem (ou pensa ter) uma janela no telhado numa zona que não parece ter grande utilidade? Se tem crianças, porque não usar esse local para criar um espaço destinado à brincadeira? Desta forma, poderá reunir os brinquedos num só espaço e deixará de se preocupar com a arrumação do quarto ou zonas comuns.

Para implementar esta ideia a estrutura deve ser plana, dispensando abertura, ou estar fora do alcance, pois assim evita preocupar-se com a segurança.

Em alternativa, pode criar uma zona de convívio para adultos, ao instalar mesas de jogos, por exemplo.


JanelaSotao-AbertEletrica-IGC_SCHODY_2018-03-28_bx_720x

Ver Janela Sotão IGC1V

 

5. Lugar de banhos relaxantes

Ter uma janela no telhado da sua casa de banho também lhe dá opções interessantes. Se desejar criar um espaço luxuoso, digno das revistas de decoração, e se a zona exterior o permitir, pode instalar uma banheira ou uma cabine de duche perto da janela. Este será como o seu cantinho de relaxamento e tranquilidade, ideal para se abstrair do mundo.

A estrutura deve ser basculante ou projetante para a utilizar ainda para arejar a divisão, deixando sair os vapores e humidade do banho.

 

7-boas-ideias-para-fazer-uso-de-uma-janela-no-telhado-lugar-de-banhos-odem

6. Recanto de lazer e leitura

Acomodar uma banqueta ou alguns cadeirões perto de janelas no telhado permite-lhe criar uma zona de descanso, onde poderá relaxar depois de um dia de trabalho. Pode ainda ser um ótimo local para pôr a leitura em dia, dispondo, se tiver espaço, algumas estantes com livros ou revistas, numa espécie de biblioteca improvisada.

As janelas planas são ideais para estes casos, pois terão como principal função a entrada de luz solar até este espaço, tornando-o confortável e acolhedor.


7-boas-ideias-para-fazer-uso-de-uma-janela-no-telhado-lazer-leitura-odem

7. Sítio de acesso ao ar livre

Se a janela for colocada num local acessível, pode utilizá-la para aceder ao exterior, usufruindo da vista e do ar livre nas estações mais amenas. Para estes casos, a estrutura tem de ser projetante, permitindo a sua abertura.

Para quem tem pouco espaço exterior, esta pode ser uma excelente opção. Se desejar, pode ainda instalar uma espécie de varanda em redor da abertura, aumentando a sua segurança.

 

7-boas-ideias-para-fazer-uso-de-uma-janela-no-telhado-acesso-ao-ar-livre-odem-1

Encontre as melhores Janelas para Telhados e tire o máximo proveito de todos os cantos da sua casa

Estas são apenas algumas ideias para aproveitar uma janela no telhado. Todas elas lhe permitirão usufruir melhor do espaço de que dispõe. O segredo é dar largas à sua imaginação e encontrar as soluções que melhor se adaptam às suas preferências e divisões.

Mas lembre-se que, para que isto seja possível, terá de ter janelas de qualidade e adaptadas às suas necessidades, em material, formato e sistema de abertura, pelo que, se quer trocar as que já tem ou pretende instalá-las pela primeira vez para implementar estas ideias deve procurar fornecedores especializados.

Na ODEM encontra uma grande variedade de opções de janelas que servem um grande espectro de preferências e objetivos. Além disso, a nossa equipa disponibiliza aconselhamento profissional e, graças à vasta experiência, ajudam a pôr em prática as ideias que tem em mente.

Ver mais Janelas de Sotão