Canais de Drenagem Ocultos: descubra as vantagens e como são instalados

Nos dias de hoje, levar a cabo um projeto de construção significa mergulhar num universo de inúmeras opções e variedades de todos os produtos – é o que acontece, por exemplo, com os sistemas de drenagem, que são cada vez mais diversificados.

Neste âmbito, e para responder às necessidades estéticas cada vez mais exigentes e à emergente preferência por ambientes modernos – além de funcionais, claro – surgem os Canais de Drenagem Ocultos.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a ler e descubra as maiores vantagens destes canais e de que forma podem ser montados em sua casa.
 

O que são Canais de Drenagem Ocultos?

O objetivo destes produtos é o mesmo de todos os sistemas de drenagem colocados no exterior: drenar as águas pluviais, evitando a sua acumulação e, consequentemente, os problemas que daí podem advir – danos na estrutura ou no aspeto dos edifícios, proliferação de doenças e maus odores são alguns exemplos.

No fundo, promovem, na mesma medida, o bem-estar dos habitantes da propriedade onde são instalados, assim como a proteção do meio ambiente.

Além do mais, o modo de funcionamento é igual: a água passa pela grelha e é transportada pelo canal e restante tubagem.

A grande diferença prende-se com a exposição da grelha e da estrutura: com os Canais de Drenagem Ocultos o sistema é instalado no subsolo, ficando apenas visível uma grelha estreita.


grelha-oculta-ucan

Carregar na imagem para saber mais

Quais as vantagens deste sistema?

Dadas as dimensões estreitas da grelha e a instalação no subsolo, este é um modelo discreto e minimalista, cuja presença é perfeitamente disfarçada. Assim sendo, é ideal para quem procura elementos elegantes e subtis, que passem despercebidos.

Além disso, esta discrição também permite que se adapte sem dificuldades a todo o tipo de ambientes, aumentando a sua versatilidade.

Contudo, desengane-se se pensa que este estreitamento da grelha dificulta a drenagem das águas – é um sistema bastante eficiente, contando com canais largos que favorecem o escoamento e o transporte adequados das mesmas e previnem os entupimentos.

Existem ainda mais vantagens deste sistema, entre as quais:

  • Pode ser instalado em diversos tipos de pavimento e coberto pelo existente, integrando-se perfeitamente na estética do local;
  • Valoriza a habitação, pois, ao mesmo tempo que drena corretamente as águas e evitam a sua acumulação, beneficia a sua aparência;
  • Impede roubos (graças ao canal instalado no subsolo);
  • Pode ser colocado em zonas de grande intensidade de tráfego, quer humano quer automóvel, pois, dado o seu formato minimalista, não dificulta a circulação – é por isso que, além de em zonas residenciais, é também muito usado em espaços públicos;
  • Permite uma menor acumulação de detritos, como folhas ou galhos, e consequentes entupimentos, graças ao estreitamento da grelha, reduzindo por sua vez os cuidados de manutenção que exige.
     

Como instalar Canais de Drenagem Ocultos?

Ainda que o facto de serem instalados no subsolo possa levar a crer que exijam projetos complexos, a verdade é que o processo é relativamente fácil de realizar.

Em primeiro lugar, similarmente ao que acontece com os canais mais convencionais, deve planear conscientemente o local da instalação. Caso se trate de um projeto de substituição de um sistema antigo, este ponto é facilitado, pois saberá à partida o local onde instalar, tendo em conta a tubagem já existente à qual ligará o canal.

Caso contrário, planeie considerando o local mais propício a uma correta e fácil drenagem da água.

Depois, é só pôr mãos ao trabalho, seguindo os seguintes passos:

passos-do-processo-de-instalacaoo

  1. Abra a vala no solo ou pavimento para colocar o canal – deve garantir que a abertura tem largura e profundidade suficientes para instalar a tubagem e o comprimento de canal pretendido;
  2. Pode cobrir o fundo da abertura com brita ou betão antes de colocar o canal, ligando-o adequadamente à tubagem já existente;
  3. ligando os canais uns aos outros até alcançar o comprimento de sistema de drenagem que pretende;
  4. Cubra a estrutura e a abertura com betão ou outros aglomerados artificiais até nivelar com o solo;
  5. Coloque o pavimento por cima, deixando apenas a grelha visível.

Apesar destes pontos gerais, é fundamental que siga as instruções do fabricante do produto que adquirir, de forma a garantir que segue o planeamento adequado.

 


Sistema Drenagem UCAN da ODEM Portugal 
 

Quer escolher o melhor produto para o seu caso? Fale com especialistas

É verdade que os Canais de Drenagem Ocultos podem trazer benefícios e, como já viu, trata-se de um projeto relativamente simples, que pode fazer maravilhas pelo seu espaço exterior e proteger o seu bom estado.

Contudo, é importante que conte com parceiros especialistas de confiança que consigam aconselhar o melhor produto e partilhar as melhores dicas de instalação, de forma a facilitar-lhe o trabalho e a alcançar o resultado pretendido.

Na Odem encontra produtos de excelência, como o Sistema de Drenagem de Grelha Oculta UCAN, um modelo eficiente. Além disso, saiba que a drenagem das águas é a nossa especialidade, beneficiando assim do melhor aconselhamento profissional, fruto de anos de experiência.