1. Blog
  2. /
  3. Outros
  4. /
  5. Como instalar Caixilhos de Portas de Correr

Como instalar Caixilhos de Portas de Correr

Quando decide incorporar na sua casa uma porta de correr e até já comprou os caixilhos, a próxima fase é pôr mãos à obra.

Mais do que comprar o produto, é preciso saber como o instalar.

Afinal, certamente não deseja um mau resultado, que não cumpre as expectativas. A única forma de evitar isso é seguir os procedimentos recomendados.

Ao longo deste artigo, vai conhecer quais são e tudo o que necessita para o trabalho.

Garanta uma instalação segura

Quando opta por comprar os caixilhos é quase certo que já percebeu o quanto as portas de correr podem mudar uma divisão e proporcionar um bom aproveitamento do espaço disponível.

Na verdade, os caixilhos são partes fundamentais de toda a estrutura. Porquê? Não se esqueça que são estas armações que suportam o peso da porta.

Não basta certificar que compra um produto de material resistente, com capacidade suficiente para suportar a carga – é preciso saber instalá-lo adequadamente, consciente de todas as recomendações a tomar.

Desta forma, não só conseguirá que a porta deslize de forma correta, abrindo e fechando continuamente e com suavidade, como também estará a proteger a sua segurança e de todos os que utilizarão esta estrutura.

Posto isto, o mais importante a reter é a importância de seguir sempre as instruções do fabricante, pois estarão adaptadas a cada produto.

A preparação para a instalação

odem-como-instalar-caixilhos-de-portas-de-correr-ferramentas

 

De forma geral, este é um procedimento de dificuldade intermédia - desde que sejam seguidas todas as recomendações, pode ser realizado de forma autónoma.

Ainda assim, existem situações que podem revelar-se um pouco mais complexas, como por exemplo instalar caixilhos embutidos em paredes de gesso ou reboco. Nestes casos, pode ser importante recorrer a ajuda profissional.

Em qualquer dos casos, deve saber que são necessários os seguintes materiais e equipamentos, para além do kit de instalação que vem com o produto:

  • Luvas;
  • Óculos de proteção;
  • Fita métrica;
  • Lápis para marcações;
  • Berbequim;
  • Brocas;
  • Serra;
  • Nível;
  • Buchas;
  • Escadote.

 

Para além disso, caso seja necessário cortar e trabalhar as peças da estrutura, deve contar com uma bancada de trabalho própria ou uma mesa cómoda que sirva o mesmo objetivo.

Instalar Caixilhos de Portas de Correr – o processo passo a passo

Dado que os caixilhos podem ser incorporados de diferentes formas (dentro ou fora da parede), o processo de instalação pode ser variável.

Se for um sistema embutido, por exemplo, existe uma estrutura que precisa de ser montada e incorporada na parede, sendo necessário realizar uma abertura para o conseguir, pelo que deve considerar pedir ajuda especializada, como já referimos.

odem-como-instalar-caixilhos-de-portas-de-correr-00

 

Nas restantes situações, pode seguir os seguintes passos gerais:

1. Medir a largura do vão da abertura onde a porta será instalada;

2. Depois de fixar os rolamentos na parte superior da porta, posicioná-la no local onde irá ficar e deslizar a guia de suporte pelos rolamentos para marcar na parede a posição onde será fixada;

3. Cortar a guia à medida com a serra. Não se esqueça que, se for um modelo em que a porta desliza por fora da parede, não deve cortar pelas medidas exatas da abertura – deixe comprimento suficiente de um lado para a porta poder abrir e do outro para poder fechar totalmente;

4. Posicionar os suportes de parede na guia e marcar os locais dos orifícios para os parafusos consoante o recomendado;

5. Furar com o berbequim nos lugares marcados;

6. Posicionar a guia na parede na posição previamente marcada e, com o nível, certificar que está nivelada;

7. Marcar o local dos parafusos na parede através dos orifícios da guia;

8. Perfurar os orifícios;

9. Inserir as buchas nos furos e fixar a guia na posição;

10. Inserir a porta com os rolamentos na guia;

11. Instalar o sistema de bloqueio nas extremidades da guia para que a porta não deslize para fora da mesma ao abrir e fechar.

 

Caso instale suporte também na parte inferior, para que a porta não balance ao ser manuseada, posicione-o no local certo, verifique se a porta desliza bem e fixe-o ao chão.

Por último, se pretender que o caixilho fique oculto, instale e fixe a respetiva moldura.

Obtenha o resultado desejado com ajuda profissional

Seguir as recomendações é o principal, mas não deixe de pedir ajuda caso considere necessário.

Desta forma, não precisará de se preocupar com eventuais problemas, que podem resultar em novos investimentos ou custos de reparação.

Na Odem, graças a uma grande variedade de escolha de caixilhos de portas de correr, é certo que encontra a solução para o seu projeto.

Além do mais, tem oportunidade de optar por um produto feito à medida, garantindo que se adequa às especificidades do seu espaço.

Ver caixilhos