1. Blog
  2. /
  3. Solo e Drenagem
  4. /
  5. 7 motivos para escolher Canais Ocultos para fazer a drenagem da água do seu espaço exterior

7 motivos para escolher Canais Ocultos para fazer a drenagem da água do seu espaço exterior

As águas que se acumulam no quintal, pátio ou jardim precisam de ser escoadas para algum lugar. É para isso que servem os canais e sistemas de drenagem. Escolher Canais Ocultos como parte desses sistemas pode trazer muitas vantagens – é a solução perfeita para quem quer aliar funcionalidade com elegância.

Mas, antes de tomar uma decisão, é importante que saiba por que estes modelos podem ser ideais para o seu espaço exterior. Assim, poderá fazer escolhas mais informadas.

Para ajudar, reunimos neste artigo 7 boas razões para optar pela escolha de Canais Ocultos.

Como funcionam os Canais Ocultos?

Os canais que integram os sistemas de drenagem são responsáveis por recolher e transportar a água dos espaços exteriores através do sistema de saneamento. 

Existem vários tipos de canais - os mais comuns ficam quase à superfície do piso. São conectados a grelhas evidentes, dispostas ao nível do solo, que recolhem a água.

Os canais que se encontram ocultos têm uma configuração diferente: são instalados no subsolo e contam com uma estrutura de ligação até às grelhas, que são mais estreitas e, portanto, menos evidentes. Quando a água é recolhida por elas, segue até aos canais e continua o seu percurso pelo restante sistema.

Assim sendo, estes canais contribuem para a preservação dos espaços exteriores, ao evitarem situações como inundações e consequentes danos na estrutura ou aspeto da casa.

Por fim, ao instalar Canais Ocultos para drenar as águas pluviais está a proteger a saúde pública - ao impedir a acumulação de águas, evita o aparecimento de doenças provocadas pelo crescimento de parasitas nestes ambientes e ainda os maus odores.

 

7-motivos-para-escolher-canais-ocultos-para-fazer-a-drenagem-da-agua-do-seu-espaco-exterior-odem

Veja os Canais Ocultos na nossa Loja Online

 

Por que é que instalar Canais Ocultos pode melhorar a sua casa e a sua vida?

Ao evitarem a acumulação de águas, os canais dos sistemas de saneamento já trazem muitas vantagens. No entanto, os benefícios dos Canais Ocultos em particular são muito apelativos, face às opções mais tradicionais.

 

7-motivos-para-escolher-canais-ocultos-para-fazer-a-drenagem-da-agua-do-seu-espaco-exterior-infografico-odem-grande

Carregue na imagem para ver maior

  • Oferecem um aspeto moderno

Como já vimos, a grelha que se encontra ligada aos Canais Ocultos é mais estreita que as tradicionais. Por esta razão, disfarça-se com maior facilidade no solo e no tipo de pavimento, mantendo a harmonia das suas cores. O facto de os canais se encontrarem colocados no subsolo também torna o sistema muito mais discreto.

Por estas razões, oferecem um aspeto minimalista, bem ao estilo moderno, muito valorizado hoje em dia.

  • Enquadram-se em qualquer lugar

Como são discretos, estes canais são também muito versáteis - adaptam-se com facilidade a todos os estilos de habitação, bem como a diferentes tipos de chão. Em certos casos, podem até ser cobertos pelo próprio pavimento.

Deste modo, evita ter de fazer alterações para disfarçar os canais, sendo o efeito o mais natural possível. É até provável que estes elementos sejam pouco notados.

  • Têm uma eficiência elevada na drenagem das águas

Apesar de terem grelhas estreitas, estes canais contam com tubagens mais largas no subsolo. Isto faz com que sejam muito eficientes a escoar e transportar as águas, mesmo nas épocas do ano mais chuvosas.

Como resultado, terá sempre um espaço exterior em bom estado, sem águas estagnadas, o que ajuda a prevenir problemas. Em consequência, poderá evitar gastos imprevistos para os resolver.

  • Valorizam a aparência da habitação

A discrição dos Canais Ocultos evita quebrar a estética visual da habitação e do seu espaço exterior e ainda lhe oferece um toque elegante. Posto isto, o valor do imóvel é beneficiado e torna-se mais apelativo para possíveis compradores, caso a intenção seja vendê-lo.

  • Garantem a segurança do sistema

Como os canais que se encontram ocultos são instalados no subsolo, a estrutura encontra-se protegida, afastando a hipótese de furto. Desta forma, consegue evitar gastos com eventuais substituições da estrutura e pôr de lado preocupações com a sua segurança.

  • Impedem a acumulação de detritos

Com o fluxo de águas pluviais, podem seguir lixos, pedras, folhas ou galhos das árvores. Quando isto acontece, o sistema de drenagem pode ficar obstruído, tendo maior dificuldade em manter a sua eficiência na drenagem da água.

Como as grelhas são mais estreitas e o espaço para a acumulação de detritos é menor, os Canais Ocultos evitam este tipo de entupimentos. Sendo assim, o risco de inundações e retorno das águas diminui. Com isto, também consegue poupar tempo e esforços com a limpeza e cuidados de manutenção.

 

07-motivos-para-escolher-canais-ocultos-para-fazer-a-drenagem-da-agua-do-seu-espaco-exterior-odem

  • Resistem a danos

Como são colocados no subsolo, este tipo de canais encontra-se pouco exposto. Ou seja: a probabilidade de sofrer danos é menor. Além disso, os materiais em que são fabricados tornam-nos muito resistentes, fazendo com que mantenham as suas características intactas por mais tempo.

Esta resistência permite a colocação em qualquer lugar, mesmo em zonas de elevada circulação de pessoas ou veículos, sem prejuízo para o seu bom estado. Então, consegue dispensar preocupações com eventuais problemas e novos gastos com substituições ou reparações.

 

Na ODEM, pode comprar os Canais Ocultos ideais para a sua casa

Sabendo agora das muitas vantagens destes canais, é fundamental encontrar locais de confiança para os adquirir, caso conclua que são ideais para o que procura.

Com a ODEM, tem acesso a produtos de qualidade. Além do mais, pode ainda beneficiar de um aconselhamento especializado para comprar os Canais Ocultos mais adequados para o seu espaço exterior.

Ao confiar na nossa experiência, o seu jardim manter-se-á livre da acumulação de águas.

 

Escolha os melhores Canais Ocultos para si