1. Blog
  2. /
  3. Solo e Drenagem
  4. /
  5. Grelha de Piscina: que variedades existem e como escolher o modelo certo para o seu projeto?

Grelha de Piscina: que variedades existem e como escolher o modelo certo para o seu projeto?

Para quem vai realizar uma obra numa piscina, incluir elementos para o escoamento de água tem de estar na lista de afazeres. Instalar uma grelha de piscina à volta do seu rebordo, por exemplo, é uma das tarefas principais, que evita que a água projetada para o exterior se acumule.

Contudo, antes de lançar mãos à obra, é essencial descobrir o que distingue cada tipo de grelha e, mais importante, como selecionar o modelo ideal para o cliente em questão.

No final da leitura deste artigo ficará a saber todas estas informações e conseguirá fazer melhores escolhas para o projeto que tem em mãos.

O modo de funcionamento e as diferenças entre as Grelhas de Piscina

A forma como uma grelha de piscina funciona é fácil de entender. Como qualquer sistema de escoamento, permite a recolha da água – neste caso, a que sai da piscina durante o seu uso – e encaminha-a até à sua evacuação. De forma mais específica, a água segue o seguinte percurso:

  • Ao entrar em contacto com a grelha, escorre pelos seus orifícios;
  • É depositada num canal que se encontra por baixo da grelha;
  • É evacuada através da restante tubagem.

grelha-de-piscina-que-variedade-existe-e-como-escolher-o-modelo-certo-para-o-seu-projeto-odem

Desta forma, o espaço em redor da piscina mantém-se mais limpo, contribuindo para a segurança dos utilizadores e para a beleza do local. Além disso, a durabilidade dos materiais que instalar na zona circundante também aumenta.

Existem diversas variedades de grelhas, indicadas para casos específicos e para necessidades diferentes. Estas variam nos seguintes fatores:

  • Cor;
  • Material;
  • Formato;
  • Tamanho;
  • Capacidade de escoamento.

Por fim, as grelhas para o exterior das piscinas presentes no mercado podem ainda ser ocultas, mais estreitas e com o canal a ser colocado no subsolo, ou mais expostas.

7 aspetos a considerar na escolha da Grelha de Piscina certa para os seus clientes

infografico-grelha-de-piscina-que-variedade-existe-e-como-escolher-o-modelo-certo-para-o-seu-projeto-odemClique na imagem para ampliar

 

Já vimos que, embora tenham todas a mesma função e modo de funcionamento, as grelhas colocadas no exterior das piscinas podem ter diferentes características.

Para se certificar que escolhe o produto certo para cada situação, é necessário averiguar determinados aspetos, que ajudam a perceber melhor as necessidades de cada cliente.
Vamos ver quais são.

1. Tipo de piso circundante

Que tipo de pavimento rodeia a piscina? Existem diversas possibilidades: cimento, cerâmica, madeira, entre outros. Ao conhecer esta informação, poderá aconselhar diferentes cores de grelhas – do cinzento ao branco - de forma a que este elemento se enquadre melhor no espaço, sem destoar.

2. Estilo pretendido

Conhecer as preferências de design do cliente é importante para sugerir grelhas de diferentes níveis de exposição.

Caso pretenda um estilo mais discreto, pode escolher uma grelha de piscina oculta, como por exemplo o Sistema UCAN ou o Canal em PP com grelha oculta H de 6cm da ODEM. Graças às grelhas muito estreitas, estas opções disfarçam-se bem no pavimento, passando despercebidas.

Se, por outro lado, a exposição da grelha for irrelevante, pode recomendar produtos mais evidentes.

 

2-grelha-de-piscina-que-variedade-existe-e-como-escolher-o-modelo-certo-para-o-seu-projeto-odem (1)

3. Durabilidade desejada da grelha de piscina

O seu cliente pretende uma grelha durável, além de eficiente? Então, aconselhe soluções de elevada qualidade, fabricadas em materiais resistentes, como o polipropileno (PP) ou polietileno. Produtos como o Canal em PP da ODEM, por exemplo, mantêm a sua integridade e as suas características ao longo do tempo, dispensando substituições.

Este tipo de material não é afetado pela ação do cloro ou do sal, que são os modos de tratamento mais comuns nas piscinas.

4. Local de instalação da piscina

Se a piscina estiver localizada no exterior, a grelha estará mais exposta a detritos que a podem obstruir. Nesse caso, é essencial que recomende opções que diminuem a possibilidade de entupimentos, como os sistemas ocultos. Por terem uma grelha mais estreita, existe menos espaço para acumularem sujidade.

Se a piscina estiver localizada numa zona costeira , a opção de grelhas metálicas terá de ser feita por inox 316. A ODEM pode fornecer neste caso um orçamento personalizado ao seu projeto.

5. Espaço disponível para a instalação do canal

Perceber qual o espaço disponível para a colocação da grelha e restante sistema também pode ajudar a escolher entre um modelo oculto e um mais exposto.

Instalar uma grelha de piscina oculta exige a abertura de valas que podem ir de alturas desde 80mm até 195mm, visto que o canal é colocado no subsolo. Assim, é ideal para locais em que existe altura suficiente para as mesmas.

Já numa grelha mais exposta, a ODEM tem soluções desde os 545mm de altura de instalação.

6. Volume de água a escoar pela grelha de piscina

Calcular, de forma aproximada, a quantidade de água a evacuar pode ser útil para definir o formato e tamanho das grelhas. Por exemplo, estruturas mais largas, como a Grelha para Canal PP da ODEM, conseguem escoar grandes volumes de água de uma vez

Para estimar a quantidade de água a evacuar sugerimos que questione acerca dos utilizadores da piscina. Se esta for usada por muitas pessoas em simultâneo, é normal que mais água seja derramada e que seja necessária uma grelha mais larga.

3-grelha-de-piscina-que-variedade-existe-e-como-escolher-o-modelo-certo-para-o-seu-projeto-odem
7. Disponibilidade para manutenção do sistema de drenagem

As grelhas colocadas em redor da piscina precisam de algumas medidas de manutenção, entre as quais a limpeza, para evitar obstruções e entupimentos. O que acontece é que a frequência destes cuidados pode variar consoante o tipo de produto.

Com sistemas ocultos a limpeza pode ser mais espaçada no tempo, dada a grelha estreita que acumula poucos resíduos e previne entupimentos. Portanto, são ideais para quem mostra pouca disponibilidade para esta manutenção.

Peça ajuda especializada para acertar na escolha da Grelha de Piscina

Agora já conhece alguns fatores essenciais que ajudam a selecionar o tipo de grelha mais indicado para diferentes casos. Porém, ainda pode ser benéfico procurar apoio profissional neste processo de escolha, para acertar à primeira e evitar erros.

Na ODEM, contamos com uma equipa especializada, com forte conhecimento das soluções de escoamento de água. Deste modo, oferecemos ajuda para escolher a grelha de piscina mais adequada para o seu cliente, com base no que pretende.

Além do mais, também dispomos de vários tipos de grelhas de elevada qualidade, que podem beneficiar o seu desempenho enquanto profissional.

Aproveite o nosso apoio e proporcione as melhores soluções ao seu cliente.

 

Comprar uma Grelha de Piscina