1. Blog
  2. /
  3. Solo e Drenagem
  4. /
  5. Como aplicar lâminas drenantes da forma certa no seu projeto de impermeabilização?

Como aplicar lâminas drenantes da forma certa no seu projeto de impermeabilização?

Precisa de uma solução de impermeabilização para fundações e construções abaixo do nível do solo? Usar lâminas drenantes pode ser a decisão certa, dadas as suas características e a versatilidade de utilização. Mas é preciso saber como as aplicar de forma adequada. Só assim consegue um resultado profissional.

Neste artigo, encontrará uma breve explicação sobre estes produtos e, mais importante, um guia passo a passo com os cuidados para a sua colocação. Desta forma, poderá conseguir os melhores resultados.

O que são lâminas drenantes e quais são as suas funções?

As lâminas drenantes são uma espécie de placa, manta ou membrana drenante de elevada densidade, feitas de materiais como o polietileno. Uma das suas faces apresenta um aspeto “pitonado”, sendo composta por estruturas com um formato cónico.

Estas lâminas são aplicadas em construções enterradas, como paredes, lajes, muros ou pisos, ficando dispostas entre as suas superfícies exteriores e as terras que as rodeiam. Contudo, também podem ser utilizadas em zonas de jardim, pátios ou zonas pavimentadas, para obter uma base limpa.

 

como-aplicar-laminas-drenantes-da-forma-certa-no-seu-projeto-de-impermeabilizacao-odem

O objetivo das lâminas é fazer a drenagem adequada das águas subterrâneas que possam estar em contacto com as construções no subsolo. Como?

Quando colocadas, formam um espaço entre a superfície que cobrem e as terras que serão encostadas à mesma. É por este espaço que irá escorrer a água, sem infiltrações. Assim, as lâminas drenantes conseguem direcionar as águas para os sistemas de drenagem e de esgoto adequados, para serem evacuadas.

Estes produtos protegem ainda as camadas impermeabilizantes das construções, impedindo que sofram danos mecânicos e cedam à pressão a que estão sujeitas.

Que passos são necessários para colocar lâminas drenantes?

como-aplicar-laminas-drenantes-da-forma-certa-no-seu-projeto-de-impermeabilizacao-odem-infograficoCarregue na imagem para aumentar

 

A instalação de lâminas de drenagem é um processo mais ou menos fácil de realizar. Porém, uma vez que o produto pode ter grandes dimensões, é possível que possa precisar de ajuda para o cumprir.

A instalação pode variar em alguns aspetos, consoante o projeto em questão, mas existem alguns passos básicos a seguir, que contribuem para um bom trabalho. Vamos ver quais são.

1. Planeie a instalação

Em primeiro lugar, é fundamental ter produto suficiente para cobrir toda a área de aplicação de forma conveniente. Tenha em consideração que este pode ser colocado na vertical ou na horizontal e que deve considerar as sobreposições recomendadas.

Meça o local onde o produto irá ficar e calcule a quantidade necessária de que irá precisar, para proceder à compra.

2. Armazene as lâminas drenantes com os devidos cuidados

Se precisar de armazenar o produto durante algum tempo até o instalar, é essencial respeitar determinadas condições.

Recomenda-se que escolha um local fresco, embora seco, e protegido dos agentes climatéricos e das fontes de calor. Também é importante manter o produto na sua embalagem e que este seja armazenado na vertical, para preservar as suas características originais.

3. Prepare o local de instalação

Antes de colocar o produto, garanta que a superfície onde será aplicado se encontra lisa, seca e limpa, sem obstáculos ou sujidades. Isto ajuda a assegurar a correta fixação da manta drenante.

4. Reúna as ferramentas necessárias

O processo de instalação de lâminas drenantes exige a utilização de algumas ferramentas e materiais.

Além da própria lâmina (nas quantidades certas), irá precisar de um ou vários perfis de remate, consoante a dimensão da área a cobrir, para reforçar a estabilidade da estrutura.

Tenha ainda à mão:

  • Fita métrica;
  • Pregos e respetivas anilhas;
  • Martelo ou outra ferramenta de fixação.

5. Aplique a lâmina drenante no local planeado

O processo de aplicação das lâminas pode variar de acordo com a superfície onde serão colocadas e com o próprio produto. Por isso, é importante consultar as instruções do fabricante, antes de realizar o trabalho.

No entanto, de forma geral, pode seguir as seguintes etapas:

  • Desenrole o produto sobre a superfície a aplicar até cobrir toda a área pretendida. Considere que o lado “pitonado” tem de ficar voltado para a superfície que a membrana drenante irá cobrir;
  • Fixe a lâmina com os pregos e prenda-os com as anilhas, deixando um espaçamento de cerca de 25 cm entre cada um deles;
  • Sobreponha a próxima camada de lâmina em relação à anterior, em cerca de 10 cm (caso use mais do que uma);
  • Coloque os perfis de remate no topo das lâminas.

 

como-aplicar-laminas-drenantes-da-forma-certa-no-seu-projeto-de-impermeabilizacao-odem-colocado

6. Confira o seu trabalho

Depois de colocar a manta drenante no local planeado, recomendamos que faça uma inspeção ao seu trabalho. Certifique-se que o produto está bem fixo e bem aplicado, sem folgas.

Qual é a importância dos cuidados ao aplicar lâminas drenantes?

Agora que já conhecemos os passos a seguir para aplicar as lâminas, é preciso entender a importância de os cumprir de forma rigorosa.

Uma boa colocação do produto garante que este consegue drenar as águas de forma conveniente. Por consequência, as lâminas drenantes evitam a presença de humidade nas estruturas que cobrem.

Uma instalação correta também ajuda a garantir que o produto mantém a sua resistência e bom estado, quando as terras forem encostadas. Deste modo, potencia para a sua durabilidade, que pode ir até 25 anos.

Por fim, ao assegurar uma boa colocação, contribui ainda para que o trabalho seja realizado à primeira, sem necessidade de voltar atrás ou de repetir o processo. Assim sendo, além de poupar trabalho, consegue otimizar o seu tempo.

Compre as lâminas drenantes para o seu projeto com a ODEM e receba conselhos valiosos de instalação

 

1-como-aplicar-laminas-drenantes-da-forma-certa-no-seu-projeto-de-impermeabilizacao-odem

 

Depois de saber as funções das lâminas de drenagem e como são instaladas, pensa incluir estes produtos no seu projeto? Nesse caso, escolha locais de confiança para as adquirir, para obter soluções de qualidade.

Na ODEM, disponibilizamos estes produtos. Temos opções de várias dimensões, de resistência elevada, que se adaptam a vários locais e projetos. As nossas soluções integram geotêxteis na sua estrutura, que potenciam ainda mais a sua capacidade de drenagem.

Os nossos profissionais também podem partilhar recomendações para aplicar lâminas drenantes no seu projeto em específico sem falhas, graças à sua grande experiência na área e ao conhecimento aprofundado do produto.

Usufrua da nossa ajuda e garanta o sucesso dos seus projetos de impermeabilização.
 

Veja as lâminas drenantes na loja online