1. Blog
  2. /
  3. Solo e Drenagem
  4. /
  5. Saiba o que é uma caixa sifonada, como funciona e qual a importância de a instalar na sua obra

Saiba o que é uma caixa sifonada, como funciona e qual a importância de a instalar na sua obra

Em qualquer projeto de construção ou renovação de edifícios, é essencial garantir um sistema de saneamento e esgoto adequado. Para isso, é preciso interligar entre si uma série de elementos, entre os quais as caixas sifonadas. Mas o que é uma caixa sifonada ao certo? E para que serve?

Conhecer as respostas a estas questões é fundamental, para saber as condições que deve assegurar na sua obra.

Neste artigo explicamos tudo sobre estas caixas, dando todas as informações necessárias para montar um sistema de saneamento eficaz nos seus projetos.

Caixa sifonada: o que é?

Para entender o que é uma caixa sifonada, é importante saber como funciona a rede de esgoto e de saneamento de um edifício.

No solo, são montadas uma série de tubulações para recolher as águas usadas dentro dos edifícios e as águas que se acumulam no exterior. Tais tubulações são também responsáveis por evacuar estas águas da propriedade.

A caixa sifonada integra este circuito. É como um reservatório de dimensões variadas, que recolhe as águas de diversos pontos. Regra geral, tem uma tampa ou uma grelha a cobri-la.

No seu interior, tem um sifão integrado. Este permite que exista sempre um pouco de água no interior da caixa.

 

caixa-cubica-saiba-o-que-e-uma-caixa-sifonada-como-funciona-e-qual-a-importancia-de-a-instalar-na-sua-obra-odem

Qual é a função de uma caixa sifonada?

Uma vez que reúne as águas de vários pontos num só local, a caixa sifonada tem o papel de simplificar a rede de esgoto dos edifícios.

Garante ainda o correto encaminhamento das águas até aos canais que as evacuam. Assim, contribui para a drenagem adequada das águas domésticas e/ou das águas pluviais.

Por ter um sifão integrado na sua estrutura, que possibilita a retenção de água no seu interior, outra das funções da caixa sifonada é formar uma barreira para os odores provenientes do esgoto. Deste modo, evita a sua propagação e retorno para os ambientes.

Como funciona a caixa sifonada?

É fácil perceber como funciona a caixa sifonada sabendo o que é.

Na maioria dos casos, na sua estrutura, incorpora diversas entradas laterais que são ligadas aos tubos de escoamento de diferentes pontos: sanitas, zonas de duche, máquinas de lavar roupa ou louça, entre outros. É assim que reúne as águas de vários locais.

Estas entradas também podem estar ligadas a diversas grelhas de drenagem dispostas no exterior do edifício, permitindo recolher as águas que caem no terreno, por exemplo através da chuva.

Além das entradas, a caixa costuma integrar uma saída, conectada com a tubulação de esgoto. É através dela que encaminha a água recolhida em direção à rede pública, possibilitando a sua evacuação da propriedade.
Num só edifício, é possível colocar várias caixas com sifão integrado, consoante a necessidade.

 

como-funciona-saiba-o-que-e-uma-caixa-sifonada-como-funciona-e-qual-a-importancia-de-a-instalar-na-sua-obra-odem

Porquê instalar uma caixa sifonada?

infografico-saiba-o-que-e-uma-caixa-sifonada-como-funciona-e-qual-a-importancia-de-a-instalar-na-sua-obra-odemClique na imagem para ampliar

 

Após entender o que é uma caixa sifonada e como é ligada ao esgoto, é crucial saber, em concreto, por que motivos é importante no sistema de saneamento de um edifício.

Em primeiro lugar, dado que bloqueia a saída de odores do esgoto, contribui para o conforto dos habitantes.

O sifão integrado pode ainda ser eficaz a impedir a passagem de insetos e outros animais semelhantes pelo sistema de esgoto até ao interior dos edifícios. Portanto, favorece também a segurança dos habitantes e a higiene dos ambientes.

As caixas sifonadas mantêm o sistema de esgoto a funcionar bem, prevenindo entupimentos ou vazamentos. Por isso, evitam a acumulação de águas e os problemas que daí poderiam advir, como:

  • Propagação de bactérias;
  • Perigo de doenças;
  • Contaminação do ambiente;
  • Degradação dos terrenos;
  • Desvalorização dos edifícios.

Por fim, devido às várias entradas laterais, estas caixas são ainda vantajosas para interligar, de forma simples, tubulações dispostas em diferentes direções.

Como garantir que a caixa sifonada funciona bem?

Além de saber o que é uma caixa sifonada, também é relevante perceber como contribuir para que funcione da forma correta e esperada. Só assim é possível assegurar que cumpre bem a sua função.

De modo geral, os especialistas aconselham certificar que a caixa:

  • É feita de materiais resistentes, como o polipropileno ou o PVC, para conseguir suportar as condições de humidade extremas;
  • Tem o número de entradas suficiente para recolher a água dos pontos necessários;
  • Admite um encaixe perfeito dos tubos, com diferentes dimensões, para evitar vazamentos;
  • Tem as dimensões apropriadas para receber o volume de água previsto;
  • É fácil de manusear, para permitir a inspeção do seu interior, se necessário;
  • Tem as proteções necessárias, por exemplo contra raios ultravioleta, fatores químicos ou choques, para ter uma durabilidade o mais elevada possível.

Compre uma boa caixa sifonada em locais confiáveis, como a ODEM

Por esta altura já sabe o que é uma caixa sifonada, como funciona e quais os benefícios de a incluir na rede de saneamento. Se decidir comprar uma ou várias, é crucial que o faça em lojas de confiança, que apresentem opções adequadas e de elevada qualidade.

Na ODEM encontra uma gama variada de caixas com sifão, fabricadas em excelentes materiais que duram bastante tempo em ótimas condições. Têm dimensões muito variadas e admitem a ligação a tubos de diferentes diâmetros, conseguindo escolher de acordo com o seu projeto e com a tubagem existente.

Com os nossos profissionais, pode ainda receber aconselhamento especializado neste tipo de produtos. De forma mais específica, podem clarificar o que é uma caixa sifonada e como a instalar sem erros, para que consiga tirar o máximo partido das suas funcionalidades.

Peça o nosso apoio, compre na nossa loja online e consiga um sistema de esgoto e saneamento exemplar.
 

Veja o que é uma caixa sifonada e quais as opções