1. Blog
  2. /
  3. Escadas de Sótão e Terraço
  4. /
  5. 4 modelos de Escadas Interiores para casas pequenas que vão otimizar o seu espaço

4 modelos de Escadas Interiores para casas pequenas que vão otimizar o seu espaço

Instalar Escadas Interiores é uma necessidade em muitas habitações. O problema começa quando a casa é pequena e o espaço disponível para as colocar é reduzido. Nesse caso, é preciso dar largas à criatividade para encontrar soluções e, mais importante, escolher os modelos certos.

Existem escadas que se enquadram em todo o tipo de áreas, incluindo as mais reduzidas. Estas podem ser a solução ideal para o seu problema. 

Mas que tipos de escadas são essas? Como se caracterizam? É o que vamos descobrir neste artigo. Vamos também revelar alguns dos modelos mais indicados e partilhar conselhos para que consiga que as suas escadas ocupem pouco espaço.

Que tipos de Escadas Interiores são ideais para espaços pequenos?

 

infografico-4-modelos-de-escadas-interiores-para-casas-pequenas-que-vao-otimizar-o-seu-espaco-odem

Uma escada interior permite aceder a divisões em diferentes pisos, de forma segura e prática. Desta forma, aproveita-se melhor os espaços da casa.

Para que esta funcionalidade seja assegurada, é essencial escolher um modelo adequado ao espaço disponível. Por exemplo, numa casa pequena, é muito importante que a escada ocupe pouco espaço. Assim consegue ter mais área disponível, o que facilita:

  • A circulação dentro da divisão;
  • A passagem para outros espaços;
  • O aproveitamento da área disponível;
  • A disposição da mobília.

Ao ter mais área disponível, está a facilitar também o uso da escada ao subir e descer.

Existem alguns tipos de escadas que, graças à sua configuração e disposição, ocupam pouco espaço por si só. São eles:

  • Escadas recolhíveis – são estruturas que podem desdobrar-se e encolher-se, só ocupando espaço quando abertas. Ao recolhê-las, ganha espaço extra na divisão;
  • Escadas retas – o espaço que as Escadas Interiores retas ocupam é mais reduzido, comparando com as que têm diferentes direções (em “L” ou “U”). Isto acontece porque podem seguir a orientação da parede, em vez de serem projetadas no meio da divisão.

Quais são as melhores escolhas de Escadas Interiores para poupar espaço em casa?

Já vimos que as escadas mais vantajosas para espaços reduzidos e casas pequenas são aquelas que podem ser recolhidas e as que têm uma orientação reta. Mas, dentro destas categorias, existem vários modelos.

Vamos conhecer alguns dos mais vantajosos que, além de cumprirem a sua funcionalidade, garantem a segurança e oferecem um bom efeito estético.

1.Escadas recolhíveis tipo pantógrafo

Quando abertos, de forma manual ou elétrica, estas escadas ocupam pouco espaço na divisão, já que são retas e têm um ângulo de abertura alargado. As Escadas Interiores recolhíveis estilo pantógrafo da ODEM são um bom exemplo: têm 65° de ângulo de abertura, o que as faz assumir posições mais verticais, tornando-se mais compactas e pouco espaçosas.

Mais: são estruturas que, ao serem recolhidas, encolhem sobre si mesmas. Por esta razão, ocupam também pouco espaço na divisão superior.

Apesar de compactas, garantem a segurança ao descer e subir, dada a estrutura forte e a possibilidade de colocar corrimões. São também muito elegantes, mantendo uma decoração cuidada.

 

3-4-modelos-de-escadas-interiores-para-casas-pequenas-que-vao-otimizar-o-seu-espaco-odem

2. Escadas recolhíveis desdobráveis

Este modelo também permite abertura e fecho, ocupando menos espaço. A diferença para o tipo anterior é que a estrutura se dobra sobre si mesma, por setores. Por este motivo, em comparação, ocupa um pouco mais de espaço na divisão superior quando recolhida. Porém, permite, na mesma, circular sem obstruções.

Apresentam, também, um ângulo de abertura alargado, mais vertical e uma orientação reta.

A sua estrutura costuma ser forte e resistente, admitindo cargas elevadas. Quanto ao estilo, oferece um toque elegante e sofisticado a qualquer divisão.

 

4-modelos-de-escadas-interiores-para-casas-pequenas-que-vao-otimizar-o-seu-espaco-odem

 3. Escadas recolhíveis à parede

Estas escadas de pantógrafo são instaladas na parede do andar superior, em vez de serem colocadas no seu piso. Logo, uma vez recolhidas, são compactadas e dispostas num plano vertical, o que as torna ideais para mezzanines ou sótãos.

Graças a esta particularidade, deixam de existir obstruções no chão, permitindo otimizar ainda mais o espaço disponível no andar superior. O mesmo acontece no piso inferior, dado o ângulo de abertura e a orientação reta.

São estruturas seguras, pela resistência do material e pela presença de corrimão e apoios no topo da escada. Os modelos são elegantes e modernos, enquadrando-se em qualquer local, por mais pequeno que seja.

4. Escadas fixas retas

Alguns modelos de escadas, embora sejam fixos, podem ser pouco espaçosos, caso dispensem curvas. É o caso, por exemplo, das Escadas Interiores fixas que a ODEM oferece, que têm um ângulo de abertura Fixo.

Encostando-as a uma parede, pode aproveitar o espaço por baixo para colocar mobília, otimizando ainda melhor a divisão.

Estes modelos podem ser fabricados em diversos materiais, incluindo a madeira, oferecendo um toque tradicional, mas ainda adaptável. Por serem fixos e incorporarem corrimões, são muito resistentes, duráveis e seguros.

 

1-4-modelos-de-escadas-interiores-para-casas-pequenas-que-vao-otimizar-o-seu-espaco-odem

O que fazer para que as suas Escadas Interiores ocupem (ainda) menos espaço?

Todos os modelos que referimos são compactos, o que os torna ideais para habitações de tamanho reduzido. Contudo, existem algumas estratégias que pode seguir ao instalar as Escadas Interiores que fazem com que ocupem um espaço ainda menor na divisão.

Siga dois conselhos simples, mas muito úteis:

  • Coloque a escada a um canto da divisão – o espaço parecerá mais livre e a escada mais discreta;
  • Instale a escada longe de portas – evita obstruções na abertura, o que daria a ilusão de o espaço ser ainda mais apertado.

Como escolher o modelo de Escadas Interiores mais indicado para a sua casa?

Mesmo já sabendo que tipo de escadas são ideais para casas pequenas e já tendo um leque de boas opções, é importante pedir ajuda profissional na hora da escolha da escada. Deste modo, evita erros no processo que, em vez de otimizarem o espaço, o poderiam tornar mais obstruído e fazer parecer ainda mais pequeno.

A ODEM oferece um aconselhamento personalizado para escolher as Escadas Interiores certas para cada necessidade e para as características específicas da habitação. Também disponibilizamos diversas escadas para todo o tipo de áreas, mesmo as mais pequenas, com garantia de elevada qualidade.

Peça-nos ajuda e aproveite ao máximo o espaço da sua casa!

 

Ver Escadas Interiores para casas pequenas