1. Blog
  2. /
  3. Escadas de Sótão e Terraço
  4. /
  5. Como escolher as Escadas Articuladas ideais para cada cliente e beneficiar o seu desempenho enquanto profissional?

Como escolher as Escadas Articuladas ideais para cada cliente e beneficiar o seu desempenho enquanto profissional?

O seu cliente precisa de instalar Escadas Articuladas em casa? Então, o seu papel enquanto profissional também passa por aconselhar acerca do produto mais indicado para as necessidades em questão. Assim, garante que a escada que irá instalar mais tarde é adequada, o que beneficia o seu desempenho e o resultado final do seu trabalho.

Mas como pode saber qual o modelo de escada certo? Há que ter em consideração diversos fatores e fazer algumas perguntas ao próprio cliente, até chegar à solução ideal.

Com este artigo vai ficar a conhecer que fatores são esses e como os definir, de forma a evitar erros na escolha.

A variedade das Escadas Articuladas

As Escadas Articuladas são estruturas que se caracterizam pela sua adaptabilidade e flexibilidade – admitem ser dobradas e assumir diversas posições, graças às várias articulações dispostas ao longo da sua estrutura. Além disso, podem ser abertas, quando precisam de ser usadas, e fechadas, quando deixam de ser necessárias.

Esta adaptabilidade e possibilidade de ajuste faz com que possam ser utilizadas em variados contextos e projetos, para alcançar determinados locais com segurança e praticidade. Podem ainda manter-se no mesmo sítio, incorporadas num alçapão fixo em determinada divisão.

A forma como as Escadas Articuladas funcionam também é variável – podem ser recolhidas por secções, dobrando-se, ou encolhidas sobre si mesmas. Seja qual for o tipo, tratam-se de opções pouco espaçosas, que permitem poupar área, mesmo quando abertas.

 

como-escolher-as-escadas-articuladas-ideais-para-cada-cliente-e-beneficiar-o-seu-desempenho-enquanto-profissional-odem

 

Este tipo de escadas pode ainda:

  • Abrir em variados ângulos;
  • Variar no número de degraus;
  • Ser confecionado em diferentes materiais;
  • Ter diversos pesos e medidas;
  • Aguentar várias cargas;
  • Apresentar diferentes sistemas de segurança.

8 fatores a considerar para escolher as Escadas Articuladas certas para o cliente

Dada a variedade destas escadas que existe, a escolha do modelo certo depende das necessidades do cliente e do tipo de uso que dará à escada.

Vamos ver quais os pontos mais importantes a considerar para chegar à solução mais adequada e como os definir.

 

infografico-como-escolher-as-escadas-articuladas-ideais-para-cada-cliente-e-beneficiar-o-seu-desempenho-enquanto-profissional-odem

Carregue na imagem para ampliar

1. Ângulo de abertura

Enquanto umas Escadas Articuladas apresentam disposições mais inclinadas quando abertas, sendo mais espaçosas, outras assumem posições quase verticais. Para definir este ângulo de abertura, é essencial perceber quais as dimensões do espaço do cliente onde será usada a escada. Quanto mais alargado e livre for, mais inclinada pode ser a escada.

2. Número de degraus

A que altura precisa de aceder com a escada? Se for elevada, escolha uma opção com mais degraus.

Caso o cliente pretenda algo mais adaptável, existem alguns produtos que podem ser boas recomendações, por admitirem a adição de degraus ou o ajuste da distância entre eles.

3. Material

Estas escadas costumam ser fabricadas em aço galvanizado, embora possam ter elementos em madeira ou alumínio, por exemplo. A escolha pode depender do estilo pretendido pelo cliente e da própria decoração da casa.

Regra geral, uma escada em alumínio ou aço galvanizado é mais sofisticada. Logo, pode ser ideal para espaços modernos. Já as de madeira são mais tradicionais, enquadrando-se melhor em ambientes que se querem rústicos.

4. Corrimão e outras estruturas de apoio

Algumas escadas podem incorporar corrimões e apoios no topo. O objetivo é que a subida e descida seja mais estável. Isto é importante porque os degraus podem ser muito estreitos e oferecer pouca estabilidade.

Se garantir a segurança for uma prioridade para o cliente, uma escada com corrimãos de ambos os lados onde se apoiar e apoios no topo onde se poderá agarrar ao subir pode ser uma boa solução.

 

2-como-escolher-as-escadas-articuladas-ideais-para-cada-cliente-e-beneficiar-o-seu-desempenho-enquanto-profissional-odem

5. Peso

O peso destas escadas pode variar em função do material de fabrico, das estruturas complementares (como corrimãos) e do número de degraus, por exemplo.

Para calcular o peso ideal que a escada deve ter, é fundamental considerar a capacidade da estrutura que a irá suportar, no caso de permanecer fixa. Se esta estiver em bom estado, pode recomendar uma escada mais pesada. Caso esteja comprometida, é importante optar por uma escada mais leve, a fim de evitar problemas estruturais e acidentes.

6. Capacidade de carga

Graças aos materiais resistentes, estas escadas costumam aguentar até centenas de quilos. No entanto, é essencial saber de forma aproximada a carga a que a estrutura estará sujeita.

Será usada para transportar caixas e outros objetos? Nesse caso, recomende uma escada com maior capacidade de suporte, a fim de assegurar que aguenta, sem comprometer o seu bom estado e a integridade do seu cliente.

7. Trinco

É possível instalar Escadas Articuladas com um sistema de trinco, para  permanecerem fixas a um alçapão. Quando estão fechadas, a segurança é maior e o risco de abertura é mínimo.

Este fator é mais importante no caso de existirem crianças em casa do cliente, que possam mexer na estrutura.

8. Isolamento

Quando as escadas permanecem sempre no mesmo sítio e são fixas a um alçapão podem contar com sistemas de isolamento. Deste modo, quando fechadas, deixam de existir perdas de calor.

Estas soluções podem ser ideais caso o cliente pretenda um ambiente estável, sem oscilações de temperatura.

Acerte nas Escadas Articuladas certas para o seu cliente, com ajuda especializada

Agora que já sabe que fatores deve considerar para escolher as escadas mais indicadas para o seu cliente, reúna o máximo de informação que puder sobre as suas necessidades e objetivos. Desta forma, quando chegar a altura de escolher o produto, tem uma visão mais clara do pretendido e conseguirá acertar e beneficiar o seu trabalho.

Ainda assim, é importante pedir ajuda profissional para orientar o processo de escolha e compra, a fim de evitar falhas. A equipa da ODEM tem um forte conhecimento das opções presentes no mercado. Por isso, consegue recomendar o modelo de Escadas Articuladas certo, com base nas informações que reuniu.

Também temos várias opções disponíveis, desde desdobráveis ou pantógrafo a fixas em alçapão. Todas são de elevada qualidade e são entregues montadas e prontas a instalar. Algumas podem até funcionar por abertura elétrica!

Conte com a ODEM para acelerar o seu trabalho e torná-lo mais eficiente. O seu cliente ficará mais satisfeito que nunca por ter uma Escada Articulada adaptada ao que pretende.

 

Comprar Escadas Articuladas para os seus projetos