1. Blog
  2. /
  3. Escadas de Sótão e Terraço
  4. /
  5. Que perguntas colocar a um cliente (ou a si mesmo) para escolher as Escadas Interiores ideais para cada projeto?

Que perguntas colocar a um cliente (ou a si mesmo) para escolher as Escadas Interiores ideais para cada projeto?

Prepara-se para instalar Escadas Interiores numa habitação de um cliente? Então, o primeiro passo é perceber qual o tipo de estrutura mais indicada, tendo em conta as necessidades. Assim, poderá ajudar na escolha.

Este cuidado ao escolher a escada para cada projeto em causa é essencial para que o seu trabalho enquanto profissional seja bem-sucedido, ajudando a garantir a satisfação do cliente com o seu desempenho. Mas como pode obter todos os dados necessários para esta escolha?

Neste artigo vamos partilhar algumas questões fundamentais para colocar ao cliente - ou a si próprio - de forma a facilitar o processo.

A importância de escolher Escadas Interiores adequadas a cada projeto

Usadas para sótãos, caves ou outro tipo de divisão, as Escadas Interiores são muito diversificadas. A principal diferença está na forma como se apresentam no espaço: podem ser recolhíveis, desdobrando-se ou encolhendo-se, ou fixas.

Além disso, podem ser fabricadas em diversos materiais, sendo a madeira e o aço galvanizado os mais comuns. Por fim, podem ainda variar nos seguintes aspetos:

  • Dimensão;
  • Número de degraus;
  • Ângulo de abertura;
  • Apoios de segurança;
  • Capacidade de carga;
  • Tipo de abertura (manual ou elétrica).

que-perguntas-colocar-a-um-cliente-ou-a-si-mesmo-para-escolher-as-escadas-interiores-ideais-para-cada-projeto-escada-recolhivel-em-pecas-odem

 

Todas as opções apresentam os seus prós e contras. Assim, mais do que eleger um produto de qualidade, é fundamental que a escolhase alinhe com as necessidades e preferências do cliente, bem como com as características da habitação. Isto vai fazer com que:

  • O seu trabalho durante a instalação seja facilitado;
  • O resultado seja profissional e dentro das expectativas;
  • A escada se mantenha a funcionar como o esperado;
  • A estrutura responda às necessidades em causa.

Escolha Escadas Interiores para o seu projeto

8 questões que ajudam a escolher as Escadas Interiores certas para o seu cliente

Para conseguir escolher as escadas ideais para o seu projeto, é importante encontrar formas eficientes de perceber quais são as necessidades e preferências do cliente. É também essencial reunir alguns dados por si, sobre as características do espaço de instalação.

Vamos revelar algumas perguntas que podem ajudar neste processo.

que-perguntas-colocar-a-um-cliente-ou-a-si-mesmo-para-escolher-as-escadas-interiores-ideais-para-cada-projeto-8-questoes-para-ajudar-a-escolher-as-escadas-interiores-certas-para-o-cliente-odem

Qual é a urgência de instalação?

Alguns modelos exigem um período de instalação mais longo, o que pode ser um problema em certos casos. Noutras, a colocação é mais rápida, sendo indicadas se o cliente precisar da estrutura o mais rápido possível.
Por exemplo, o tempo para instalar Escadas Interiores recolhíveis é inferior ao tempo de instalação de escadas fixas, porque a estrutura já vem montada e é apenas necessário fixá-la na abertura. Logo, são ideais para casos mais urgentes.

Qual o tamanho do espaço onde ficará a Escada?

Saber qual a dimensão da divisão onde a escada será instalada ajuda a definir o tipo de manuseamento: recolhível ou fixa. Uma escada recolhível ocupa menos espaço, pois pode ser encolhida ou dobrada. Então, é mais indicada para divisões pequenas. Já uma escada fixa ocupa mais área, sendo mais apropriada para zonas maiores.

O tamanho da divisão também servirá para calcular o ângulo máximo de abertura que a escada pode ter. Lembre-se que o ideal é que, mesmo depois de instalada, exista espaço para circular. Por fim, a altura do chão ao teto ajudará a determinar o número de degraus necessários.

Qual a dimensão da abertura em que ficará a Escada?

No caso de já existir uma abertura, pode ser importante escolher uma estrutura que se enquadre na mesma, para facilitar o trabalho. Para isso, é preciso pedir as medidas, ou medir por si mesmo, o comprimento e largura da abertura e a altura do piso onde será colocada.

que-perguntas-colocar-a-um-cliente-ou-a-si-mesmo-para-escolher-as-escadas-interiores-ideais-para-cada-projeto-escada-recolhivel-em-pecas-construcao-odem

Com que utilidade será usada a Escada?

Perceber a que tipo de locais a escada permitirá aceder é importante na definição do seu material e da sua capacidade de carga. Por exemplo, se for usada em divisões muito utilizadas, é importante escolher um material resistente capaz de suportar o uso constante. Se for utilizada para carregar caixas e arrumações, também deve ter uma capacidade de carga elevada.

Que ambiente se pretende criar?

O estilo pretendido pode ser útil para escolher o material da escada e o tipo de manuseamento. Por exemplo, se o cliente preferir um ambiente mais tradicional, pode aconselhar um modelo fixo em madeira. Já para um aspeto moderno, as escadas recolhíveis em aço galvanizado são mais indicadas.

Se o seu cliente privilegiar ainda a sofisticação e inovação, recomende também a abertura elétrica.

Por quem a Escada será usada?

O objetivo é que a estrutura seja utilizada por toda a família, incluindo crianças e idosos? Perceber isto vai ajudar a definir que tipo de apoios serão necessários na escada para garantir a segurança: corrimões (dos dois lados ou apenas de um), apoios na zona superior da escada ou degraus anti-derrapantes são alguns exemplos.

Qual a disponibilidade para cuidados de manutenção?

Os cuidados para manter Escadas Interiores de madeira em bom estado são mais exigentes, em comparação com as estruturas em aço, por exemplo. Isto deve-se à existência de pragas da madeira e à maior suscetibilidade ao desgaste.

No caso de o cliente mostrar disponibilidade para tais cuidados, pode aconselhar estes produtos. Já se o objetivo é usufruir da estrutura sem trabalho, o aço galvanizado é uma escolha mais apropriada.

Qual a capacidade estrutural da casa?

Esta questão é relevante para calcular o peso máximo que a escada pode ter, de forma a evitar comprometer a estrutura da habitação. Pode averiguar por si ou pedir mais informações a profissionais habilitados.

Procure a ajuda de especialistas para escolher e comprar as Escadas Interiores mais apropriadas para o seu projeto

Agora já sabe que questões deve colocar ao seu cliente para perceber as suas necessidades e, assim, chegar à melhor escolha de escadas. Para evitar qualquer erro, pode reunir todas as informações obtidas e partilhá-las com um profissional especialista nestes produtos.

Na ODEM, graças à experiência de anos e ao forte conhecimento do mercado, oferecemos aconselhamento especializado para escolher as Escadas Interiores adequadas ao seu cliente. Também disponibilizamos uma grande variedade destas estruturas, todas de elevada qualidade, conseguindo encontrar o que procura.

Confie no nosso apoio e experiência para recomendar ao seu cliente as escadas perfeitas para a sua habitação.

 
Escolha Escadas Interiores para o seu projeto