1. Blog
  2. /
  3. Escadas de Sótão e Terraço
  4. /
  5. Está à procura de uma Escada Retrátil para o sótão ou mezzanine? Descubra os seus benefícios

Está à procura de uma Escada Retrátil para o sótão ou mezzanine? Descubra os seus benefícios

Se a sua habitação tem mais de um andar, sabe que as escadas são elementos estruturais de extrema importância, em especial a nível funcional, mas também (e cada vez mais) estético.

Hoje podem ter configurações muito variadas. Isto é importante porque, se por um lado pode preferir uma estrutura fixa tradicional para aceder a divisões como o sótão, por outro pode valorizar a funcionalidade e inovação. É por isso que escolher um modelo de escada retrátil é uma solução moderna e, ao mesmo tempo, eficiente.

 

Neste artigo reunimos todas as informações sobre escadas retráteis para tomar a sua decisão:

  • O que distingue uma escada retrátil de outros modelos;
  • Quais os benefícios de optar por este tipo de escadas.

Veja os modelos de escadas retráteis disponíveis na loja online

O que distingue uma Escada Retrátil dos outros modelos?

O objetivo é o mesmo de todas as outras escadas – proporcionar uma via de acesso a zonas superiores, como sótãos ou mezzanines, de preferência de forma prática e segura e também permitindo aproveitar melhor estes espaços.

O principal elemento distintivo é o seu caráter recolhível. Pode abrir uma escada retrátil, desdobrando-a quando pretende usá-la, e fechada, retraindo-a. Um dos motivos mais usuais para escolher escadas de sótão deste modelo é otimizar a falta de espaço disponível.

As escadas retráteis conseguem adaptar-se a várias circunstâncias, dividindo-se em diferentes modelos, entre os quais os desdobráveis. Nestes casos, a escada abre e fecha através de dobradiças dispostas ao longo da sua estrutura.

a-procura-de-uma-escada-retratil-para-o-sotao-ou-mezzanine-escada-recolhivel-em-pecas-odemCarregue na imagem para ver mais

Além disso, são desenhadas para serem duráveis, resistentes, estáveis e manuseadas sem muito esforço, de forma rápida.
 

7 Benefícios que pode conquistar com as Escadas Retráteis

É verdade que as Escadas Retráteis são as rainhas da praticidade, facilitando a sua vida em casa.

Mas, na verdade, permitem muito mais do que circular entre andares diferentes. Veja outros benefícios que as tornam um investimento vantajoso.
 7-beneficios-que-pode-conquistar-com-as-escadas-retrateis-odem

Carregue na imagem para ver maior

1. Mais espaço útil na divisão

Imagine-se a instalar uma escada fixa. Iria precisar de uma área considerável, o que pode ser um inconveniente para quem procura aproveitar cada recanto da casa.

Dado que podem ser fechadas, as Escadas Retráteis permitem poupar espaço útil na divisão, que pode ser usado para outros fins. É por isso que são indicadas para zonas reduzidas. Além disso, como deixam de existir obstruções do espaço, pode circular mais livremente pela sua casa.

Com este modelo recolhível, é melhor começar a pensar no que fará com tanto espaço!
 

2. Melhor aproveitamento da zona extra

Algumas escadas, embora possam ser recolhidas, não podem ser dobradas em secções. Assim, acaba por ser necessário despender espaço para a sua arrumação quando fechadas.

Como as estruturas retráteis se dobram, tem mais área útil para utilizar o sótão como entender, seja como escritório, zona de estar, quarto extra ou de arrumações. Isto é importante porque, embora alguns possam ter áreas consideráveis, outros são mais acanhados. Nestes casos, cada centímetro conta!
 

3. Possibilidade de esconder ou exibir a Escada quando quiser

Ter uma escada que recolhe e fecha é sem dúvida um elemento distintivo, sofisticado e moderno, que valoriza a sua casa. Assim, é provável que cause sensação perante as visitas. Afinal, uma escada escondida no teto é o auge da inovação, certo?

Mas e se a este facto adicionar a possibilidade de esconder a estrutura quando entender, mudando o ambiente? Quando fechada, fica discreta e disfarçada. Então, com as Escadas Retráteis, é quase como mudar a decoração de forma imediata e sem esforço.
 odem-a-procura-de-uma-escada-retratil-para-o-sotao-ou-mezzanine-escada-recolhivel-em-pecas

Carregue na imagem para ver mais

4. Economia de custos

Esta é sempre uma perspetiva interessante para quem vai fazer projetos de construção – poupar recursos para investir, quem sabe, noutra parte da casa.

De modo geral, as Escadas Retráteis tendem a ser mais baratas que as fixas, exigindo um investimento menor.
 

5. Funcionalidade com pouco planeamento

Tal como com recursos financeiros, economizar tempo é precioso hoje em dia, pelo que conseguir o efeito desejado de forma rápida é um benefício importante.

Com as Escadas Retráteis, deve garantir as condições certas, em especial no que respeita às medidas da abertura e da estrutura. Contudo, todo o processo é agilizado pois podem ser instaladas quase em qualquer lado, ao contrário do que acontece com as escadas fixas, que requerem um planeamento mais complexo quanto ao local de instalação.
 

6. Ambiente estável, sem perdas de calor

Sabia que com escadas de sótão que se arrumam é mais fácil garantir melhores condições de isolamento?

Uma escada fixa, por exemplo, exige uma abertura permanente, isto é, uma saída de ar por onde se perde o calor. Como as retráteis se fecham, isso deixa de acontecer. Mesmo quando abertas a temperatura mantém-se, pois costumam incorporar sistemas de isolamento nos alçapões.

Esta pode ser uma forma de manter o ambiente sempre estável, podendo até ajudar a reduzir as contas de energia de aquecimento.
 

7. Privacidade sempre que desejar

Sendo tão práticas, abrindo e fechando quando entender, estas escadas permitem isolar-se se assim o quiser. Imaginemos – se deseja mais privacidade, fecha a abertura e a escada de forma rápida.

Isto pode ser importante se o seu sótão servir como quarto ou escritório, por exemplo.
 

Encontrar a Escada Retrátil ideal para si é possível com a ODEM

Dadas as suas vantagens, os modelos de escadas que se recolhem são hoje muito variados quanto a vários aspetos, como por exemplo:

  • material
  • tipo de abertura
  • efeito estético

Assim, escolher pode parecer-lhe um quebra cabeças. Para lhe facilitar a tarefa, a ODEM conta com profissionais especializados e experientes que fornecem aconselhamento personalizado, consoante as suas necessidades, preferências e também as características da sua casa.

Na ODEM, encontra uma gama variada de opções de Escadas Retráteis, entre as quais as desdobráveis, fabricadas com materiais resistentes e com sistemas que facilitam a sua abertura e fecho. Além de garantirem os benefícios que enunciámos, estes produtos têm ainda a possibilidade de serem feitos por medida.

Com uma Escada Retrátil, verá que o seu dia a dia na sua casa será mais prático do que imagina!

download-ebook-escadas-de-sotao-odem-1